The Walking Dead | Robert Kirkman fala sobre o chocante ultimo episódio do ano

Na noite de ontem, dia 27 de novembro, o canal AMC exibiu o último episódio do ano da 2ª temporada de The Walking Dead. A série entra em hiato e só retorna no dia 12 de fevereiro de 2012.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o produtor executivo da série e criador dos quadrinhos, Robert Kirkman falou bastante sobre o chocante episódio e sobre o que esperar da série no futuro. Leia na sequência a tradução dessa entrevista.

Spoilers Abaixo:

A Sophia estava no celeiro esse tempo todo! Por que Hershel nunca mencionou isso?

Eu não acredito que Hershel estava catalogando os zumbis. Era doloroso para ele porque sua esposa e filho também estavam no celeiro. Não é como se ele ficasse dando atenção especial para todos os zumbis que estavam lá. Ele sabia que o grupo estava procurando por uma garota chamada Sophia, mas ninguém sabia quais zumbis estavam no celeiro e com que freqüência eles eram colocados lá. Otis era a pessoa encarregada de juntar os zumbis e colocá-los no celeiro. Por tanto, até onde Hershel sabia, Otis que deve ter colocado a Sophia lá.

Foi fácil matar na série um dos personagens originais dos quadrinhos?

Quando uma boa ideia surge, você tem que ir com ela. Sophia é um personagem que ainda está vivo nos quadrinhos e que contribuiu bastante para a narrativa até agora. Fazer com que Carol sobreviva a filha de forma oposta aos quadrinhos será interessante e ao mesmo tempo levará para diferentes histórias.

Mais ou menos como foi feito na 1ª temporada em não matar o Shane.

Exatamente. Teremos coisas acontecendo na série da mesma forma como foi mostrado nos quadrinhos e ao mesmo tempo teremos coisas completamente diferentes. Temos muitas coisas diferentes nessa temporada: Otis sobreviveu muito mais e não foi morto por Shane; Sophia; o fato de Shane ainda estar vivo… Existem muitas coisas diferentes entre os quadrinhos e a série. O relacionamento entre Glenn e Maggie é praticamente idêntico ao dos quadrinhos, Hershel guardando zumbis no celeiro, o fato de que o grupo chegou na fazenda… Existem elementos na série que são praticamente extraídos dos quadrinhos.

A omissão de Hershel para Rick muda a vontade dele em querer ficar na fazenda? A esse ponto eles podem ficar na fazenda?

Isso será uma grande parte da outra metade da temporada. Shane estava muito alterado no final desse episódio e Hershel definitivamente será visto como a pessoa que fez a coisa errada. O grupo vai querer descobrir o que Hershel sabia sobre Sophia e quão envolvido ele está no fato de ela se transformar em um zumbi. A tensão será grande entre o grupo e os moradores da fazenda na segunda metade da temporada. Nossa abertura para o próximo episódio será bem explosiva.

A segunda metade da temporada vai ser retomada exatamente depois do tiroteio no celeiro ou teremos um salto temporal?

Não vamos fazer nenhum salto temporal significativo. Talvez tenha passado um dia, uma hora ou talvez retornemos no minuto seguinte da última cena. Não quero entregar muito, mas posso dizer que não teremos grandes saltos temporais nessa temporada.

Como a morte de Sophia irá afetar o desenvolvimento de Carl?

Uma das principais histórias dos quadrinhos envolve o lado mais negro de Carl; ele foi forçado a virar adulto e precisou tomar decisões terríveis. O desenvolvimento do personagem será acelerado pela ausência de Sophia. A segunda metade da temporada será mais escura. Agora que respondemos a pergunta sobre Sophia, eles não precisam mais ficar se martelando por isso e podem dedicar tempo para outras coisas.

Rick contou para Shane sobre a gravidez de Lori, mas não contou que ele sabe sobre o caso dos dois. Por quanto tempo Rick vai fingir que não sabe?

Eu quero que The Walking Dead crie uma reputação de uma série que não fica se pretendo a isso tipo de coisa por muito tempo. Temos muitas histórias para contar na série e não vamos ficar enrolando muito. Fiquei muito empolgado quando resolvemos o fato de Rick descobrir o relacionamento entre Shane e Lori. Esse é o tipo da coisa que vai ressurgir de forma muito interessante no final da temporada.

Como vai ficar a questão da paternidade entre Rick e Shane?

Será um problema que vai ser estendido até certo ponto. Esse é um exemplo de problema que os sobreviventes precisam esquecer e esquecer coisas que eles supervalorizavam antes do fim do mundo. Em certo ponto você precisa levantar suas mãos e se conformar que esse é o mundo que vivemos agora e algumas perguntas nunca mais serão respondidas.

Quanto do confronto entre Shane e Dale e fato de ele abrir o celeiro são mensagens para Lori de que ela está com o cara errado?

Isso é algo que definitivamente será explorado. Todos estão vendo um lado diferente de Shane. Shane é uma pessoa muito volátil e todos estão começando a perceber isso. Algumas pessoas, como Dale, enxergarão Shane como um problema baseado em seu comportamento. Outras pessoas, como Andrea, enxergarão que pessoas como Shane são necessárias nesse novo mundo. Esse comportamento de Shane só vai aproximar Andrea dele. Tudo depende de como as pessoas enxergam a situação. A visão de Lori sobre tudo isso será revelada no futuro.

Como Rick vai lidar com a explosão de Shane?

Isso é algo que será mostrado assim que a série retornar em fevereiro. O que Rick vai fazer e como será a resposta dele por Shane ter passado dos limites será mostrado no próximo episódio. Shane foi muito desrespeitoso com Hershel e com as regras que ele estipula em sua propriedade, e isso era algo que Rick estava tentando manter para que o grupo fique na fazenda. Essa situação coloca Shane e Rick em conflito durante a segunda metade da temporada.

Como a morte de Sophia vai mudar a forma como Rick toma decisões? Ele vai continuar sendo a voz da razão e compaixão do grupo?

A grande pergunta da temporada é: “Rick é um bom lider? Ele quer ser líder? Ele está qualificado para isso?”. O papel de líder foi algo que caiu sobre ele; ele não buscou por isso. Todos vão até ele por respostas e eles mesmos são exemplo de que ele não possui todas as respostas e comete erros. A situação da Sophia e o fato de que ela acabou morta, será um grande peso sobre ele. É algo que ele está disposto de tomar responsabilidade.

Daryl e Carol parece que se encontraram. Essa amizade vai se desenvolver em algo mais?

Não existem muitas pessoas por perto. Eventualmente todos vão se encontrar. Eu definitivamente vejo algo aflorando entre os dois. Pode tanto ser uma forte amizade como algo romântico. Veremos. Mas definitivamente tem coisa ali.

E a dinâmica entre Andrea e Dale? Ele vai confrontá-la novamente com suas preocupações?

Existem muitas camadas para serem exploradas nesse relacionamento durante os próximos episódios. Existe o sentimento paterno por ela, mas a superproteção dele está afastando Andrea. Ela entende as coisas que ele passou, mas se eles vão se reconciliar ainda fica para ser visto.

Alguma novidade se ou quando eles vão encontrar o Governador e Michonne?

Posso apenas dizer que eles vão se ver eventualmente. Veremos também novos personagens aparecendo nos próximos episódios de 2012.

O que Jenner falou no ouvido de Rick dentro da CDC na temporada passada? Quanto tempo mais você vai guardar esse segredo?

Será revelado o quanto antes.

Essa é uma tradução livre da entrevista feita pelo The Hollywood Reporter.

  • http://seriesotp.tumblr.com/ Sofia

    Shane te amo. Não liga para o que o povo fala, pois sem vc este seriado passaria de The Walking Dead para The Sleeping Dead

    Não entendo tanta gente criticando o personagem, se este episódio foi assim mais “eletrizante” é porque o Shane elevou o nivel de adrenalina na coisa toda. Qto mais psycho a la O Iluminado, mais eu gosto. Se ele pegar uma machadinha e começar a caçar os colegas nas barracas no meio da noite eu gamo de vez.

    Imaginem o marasmo sem ele? Dale arregalando os olhos, Andrea sem orgasmo sendo chata, Lori fazendo xixi e vomitando pelas moitas afora e sendo mais enjoada que nunca, Carl fazendo birra, enfim…

    E que bom que está diferente dos quadrinhos. Quem quer ver a historia dos quadrinhos, terá sempre as HQ’s a disposição. A adaptação é para surpreender tbm.

    Adorei o final, nunca entendi as pessoas querendo que a Sophia tivesse morta, acho que porque tenho filho entendo que esta busca tem que ser trabalhada e que nao pode ser esquecida. Era uma das poucas que torcia para encontrarem a garotinha, por isso me chocou mto o final, mas positivamente.

    Gostei de The Walking Dead ter abraçado um lado mais dark.

  • http://seriesotp.tumblr.com/ Sofia

    Quem tá endeusando o Darabont, basta lembrar da merda de season finale que ele nos deu ano passado e comparar com essa do Kirkman.

    Ponto final.

  • Jessi

    Eu ri com o comentário número 44 do Marcos, fazendeiros do apocalipse kkkkkkkkkkkkkk boa.

  • nicole

    É engraçado ver as pessoas tomando partido de personagens diferentes, revelando assim a própria personalidade, pois apenas nos identificamos com nossos espelhos. É dificílimo julgar a atitude de cada personagem numa situação extrema como a da serie, mas sinceramente, por mais que situações limites embruteçam a emoção e a inteligencia, não é simples desgarrar de velhos hábitos, crenças e da própria essência da personalidade, isso em parte justifica as atitudes de muitos ali. Apesar de ser ficção, não deixo de me envolver e me emocionar com o que acontece na trama, os conflitos psicológicos são muitos reais e estão também no nosso mundo, sem zumbis… imagina com!

  • CINEMANIACO

    comentario 49. Se o Shane morrer a serie morre com ele.
    Ele vai ser o personagem principal tirando o trono do rick. vc vai ver. o personagem crescendo e caindo no gosto popular, os produtores nunca vao matar ele.

  • Clayton André

    Anticlímax a morte da menina depois de metade da segunda temporada sendo arrastada na sua procura. Eu ficaria feliz se Shane fosse logo para o beleléu, porque ele é simplesmente um porre. Incomoda como a produção para a tv anda transformando o bandidão em heroi na trama.

  • Carlos

    Foi 10. A serie segue um passo seguro,
    nao tem que agradar a todos.
    TWK retrata o apocalipse zumbi, mas
    sem merdas do tipo muleques fazendo
    filme de facul, zumbi tentando falar e etc.
    Robert Kirkman resgatou o zombie original,
    que George Romero esqueceu faz tempo.
    Por mim segue ok.

  • Faél

    Maluuuucoo !!! shaushausahs ” Eu achando que tinha acabado os ZUMBI`S
    no ‘ CELEIRO ‘ e vem aquele SOM DE SUSPENSE ‘ que tinha o ultimo ZUMBÌ:
    E quem aparece ??? a ” SOFHIA ” veey . . . To PÀSMO até agóraa .. o.O.

    Muito bem ELABORADO ‘ THE WALKIND DEAD ‘ MUITO ZIIIKA ‘

  • Alan Vietri

    É preciso entender as personagens, o Rick e o Shane estão de lados opostos, representam um mundo o mundo de hoje, o apocaliptico, e o antigo,.
    O Rick é o cara que ainda acredita nos valores antigos de sociedade, acha que o mundo pode voltar a ser como antes que a vida pode voltar a ser boa e feliz.
    O Shane não, é a antitese disso tudo, é o cara que acredita no fim do mundo, acha que não à volta, e se quiserem sobreviver devem perder muito da humanidade existente em cada um deles, ele só quer sobreviver, da sua forma torta acredita estar certo.
    o Rick é capaz de, mesmo sem acreditar, encarar um zumbi sem estourar a sua cabeça, e leva-lo preso até um celeiro, por que um amigo tem a esperança de haver cura.
    O Shane é capaz de dar um tiro na perna de um parceiro e deixa-lo para os zumbis, agora , se ele não tivesse feito isso, teriam morrido os dois, mais a criança que ficaria sem atendimento, ou seja, seriam tres mortos.
    É o confronto do antigo com o novo mundo, onde o fraco não terá vez, a fala do Shane proximo do final do episodio, quando ele dá diversos tiros na zumbi e ela continua vindo é a verdade, estão mortos não precisa ter pena…

  • http://www.crepúsculomania luiza

    queria que sophia tivesse viva que merda mais gostei do Shane por ter dito a verdade sobre sophia

  • Fred

    Ora o Shane é o mais normal dos seres humanos, ele revela egoismo, preocupação, medo e extinto de sobrevivencia e sofre com seus erros, o cara é demais. O Rick é um cara mais racional, menos extintivo e mais aberto ao dialogo, a série terminou de forma soberbamente maravilhosa, nota 10.

  • Bruno Leonardo Cavalcanti

    Foi muito boa a conclusão dessa midseason.Confesso que a série estava se arrastando até esse último e conclusivo episódio. Muito legal diferenciar a história da série da versão dos quadrinhos senão realmente não teria a menor graça pra quem leu ou lê os quadrinhos assistir a série. O interessante é que seja mantida a temática de um mundo cruel e de sofrimento que acontece nas revistas porque se isso ocorrer a série tem tudo para se tornar extremamente polêmica nos levando a ter uma noção de como pode se tornar o ser humano ao viver sem regras e leis criadas pela sociedade. Até que ponto a raça humana pode chegar em tão pouco tempo sem essas “barreiras”. Seria chocante mostrar na íntegra na série de TV o que foi mostrado nas revistas a partir do momento que eles chegam até a prisão. Pelo que pude ler o roteirista afirma que terão coisas diferentes na série, mas a temática sempre se voltará para seguir a idéia central dos gibis. Por fim torço para que seja logo inserida no seriado a Michonne e que o roteirista não se renda aos fãs ao deixar que o público se apegue aos personagens e por este motivo acabe prolongando a “vida” deles na série.

  • Merle

    Bem, li todos e só no 59 é que o rapaz lembrou do tiro que o psicótico Shane deu no Otis. Concordo com o comentário, ele fez o que tinha que fazer, até porque o Otis tava cheio de remorso, apesar de ter sido uma fatalidade o tiro pegar no moleque… O Dale já sacou que a história do Shane é furada e acho que o Hershel não fica sem saber a verdade. E aí acho que bota todo mundo pra correr… Talvez o único com alguma chance em ficar na roça é o Glenn, mas sei não… o rapazinho tem escrúpulos demais… ele é legal mas meio bundão também né… hauhauhauhuahuahhau e outra: se o povo zarpar, claro que ele vai junto da manada, mesmo deixando aquela gata braba que é a Maggie pra trás!

  • http://www.centraldegames.com.br Coldplay

    Achei essa parada de parar a série “por um tempo” meio chato.
    Espero que não seja um tiro no pé.
    Abraços.

  • saci de patinete

    achei q o episodio terminou mó legal e tbm to ancioso pra saber oq aconteceu com o irmao do darly o merle

  • http://www.blogdocrovis.wordpress.com Crovis Limone

    Na boa eu gosto muito mais da HQ! O seriado da TV vai ter que comer muito arroz e feijão para ficar no mesmo nível que os quadrinhos.

  • Henrique

    Sério, nunca vi uma entrevista ser tão vaga… ele naum responde sequer uma pergunta diretamente
    isso só prova q a série vai se diferenciar muito do rumo do quadrinho

    a série é d+ e creio q todo mundo q gosta ta loco pra chegar os outros episódeos

  • Léo

    manuu!!! tenhu quase certeza q eles vão encontrar a prisão e junto com ela a Michonne (tudo isso na segunda temporada) e pelo ki eu sei a terceira temporada terá 16 episodios ou seja O Governador vem aii õ/. E se eles consiguierem transmiti o impacto ki O Governador passa no HQ a série virará uma referencia mundial e O Governador se tornará um dos maiores vilões da Televisão

    PS: quero ki se foda a censura, a Lori tem ki toma tiro de 12 junto com seu Bebê e deveria ter aqueles gêmeos do HQ, pois eles tem uma história mto fóda no QH, só espero ki devido a censura a série não deixe de mostrar grandes cenas e história como a Michonne fez com O Governador….pau no cú da censura ;p

  • max

    esse episodio foi uma escalada na audiecia que estava querendo cai!!!

  • gabi

    gente comentem resumindo sobre os novos epsodios moro no fim do mundo e minha net aki é mto ruim. so vou ver os outros epsodios depoi de agosto quando for p rib preto e meu irmoa me mostra….!!!!

  • danilo iero

    Jenner falou no ouvido de Rick dentro da CDC que
    *seja la oque for essa doença,todos ja estamos contaminados..ele conta isso no utimo ep da segunda temporada

  • http://icarly joao vitor

    que dia vai começar a 3 temporada do seriado