Você acredita em milagres?
Chegamos ao fim desse 9º ano de Supernatural. A sensação de ouvir “Carry On My Wayard Son” dessa vez, foi bem estranha. Digo isso porque essa temporada estava ótima do episódio 1 ao episódio 11: trama principal muito boa e bem desenvolvida, e fillers bem divertidos de se assistir. Já a partir do episódio 12, a qualidade foi caindo cada vez mais. Os fillers foram todos chatos e a trama principal que estava tão boa foi ficando cada vez mais repetitiva, sem rumo, má desenvolvida e sem sentido. Por isso foi tão estranho ver o The Road So Far dessa temporada, que intercalou momentos tão bons com momentos tão ruins. Não acho que essa tenha se tornado a pior temporada de todas, mas também não consigo dizer que foi boa e que o saldo final é positivo.
Ao chegar no final dessa temporada, o que me vêm à cabeça é que, de uma vez por todas, Supernatural realmente precisa acabar. A temporada havia começado extremamente bem, com uma trama boa e promissora, porém ao longo dos 23 episódios, não conseguiram segurar a qualidade e manter a criatividade, estragando praticamente tudo que haviam começado a fazer bem. A situação dessa temporada deixa tudo muito claro: a criatividade acabou. Não há mais o que inventar em Supernatural, não há mais o que fazer com Dean e Sam. Não há mais histórias e os fillers estão sendo cada vez mais reciclados. E afinal, são nove anos.
Me entendam bem: eu amo Supernatural. Essa foi a série responsável por me trazer a esse mundo de “seriadores”, e até a primeira parte dessa temporada eu ainda era daqueles que diziam que assistiria mais 10 temporadas de Supernatural, se os fillers continuassem bacanas e a trama interessante. Mas esse não é mais o caso, e até o fã mais apaixonado do mundo pela série tem que concordar que está na hora de finalizá-la. Se depender da CW e a audiência continuar estável, ainda teremos mais uns longos anos de Supernatural, então a única esperança que nos resta, é a de que Jensen Ackles e Jared Padalecki decidam não renovar mais os seus contratos, e assim cancelem a série. Afinal, os contratos de ambos acabam ao final do 10º ano, e sem eles, não há mais série. O jeito é cruzar os dedos e torcer pra isso.
Quanto à Finale em si, eu nem sei dizer se gostei ou não. Depois do fraquíssimo episódio anterior, eu não tinha expectativa nenhuma, e acho que isso foi até bom. O roteiro não foi dos melhores, mas também não foi dos piores. Tudo foi mediano e de qualidades questionáveis.
Primeiro eu tenho que dar destaque à absoluta inteligência (só que não) de Sam e Castiel. Eles trancam Dean após ele atacar Gadreel, mas o trancam em um lugar no qual ele consegue obter facilmente todos os ingredientes necessários para invocar o Crowley? Péssimo, simplesmente péssimo. Ver Crowley sendo massageado foi outra cena sem noção, completamente desnecessária e deslocada do clima do episódio.
Porém nada conseguiu ser pior e mais irritante que Metatron. O plot dele sair por aí como “Marv, o novo Jesus” foi absolutamente ridículo (a cena do vídeo do atropelamento, que começou tudo isso, a pior de todas), e não vejo qual é a importância que isso teve com os acontecimentos da Finale. Apenas um plot fraco, idiota e sem noção, que jogaram aí do nada e não nos levou à lugar nenhum. Os discursos de Metatron também foram extremamente sonolentos e sem graça, como sempre.
Só consegui me importar na luta entre ele e Dean, e ainda não consigo digerir o fato que Metatron saiu vivo dessa. Espero, realmente, que assim como Lucifer e Miguel no Inferno, ele fique preso para sempre nas jaulas do Céu, porque ninguém merece que ele volte para a próxima temporada. Aliás, a trama de Castiel na temporada se resume a isso: prender Metatron e salvar Dean. Só. Mais nada. Deram tantas voltas na trama de Cass como um novo líder, e a trama se limita a isso. Uma pena para o personagem, que termina esse nono ano sem crescimento algum.
Para completar a cota de mortes, tivemos Gadreel. Esse foi outro personagem que começou bem e perdeu todo o seu brilho. A morte para ajudar Cass fez jus à história do personagem, porém não teve emoção alguma. Também nem dei muita importância para a morte de Dean, por um motivo que todos sabem: quantas vezes já vimos os irmãos Winchester morrendo? A morte foi bem feita, sim, mas eu me foquei mais em ficar pensando em como é que ele iria voltar. Contudo, o breve momento em que Dean olha para Sam e diz: “estou orgulhoso de nós”, foi de fato, bem bonito.
Como esperado, Sam, o mesmo Sam que disse para Dean que não o considerava mais como um irmão e que não se importava mais, tenta invocar Crowley para fazer algum pacto ou trazer o irmão de volta de alguma forma. Um dia Sam Winchester fará sentido. Um dia. Mas de qualquer forma, essa atitude era totalmente esperada.
Quanto ao cliffhanger no final, fiquei absolutamente surpreso. O gancho funciona muito bem na sua função de chocar o público e nos deixar pensando como é que isso vai se resolver, afinal, Dean Winchester virou um demônio, virou uma das coisas que ele mais odeia. Mas sinceramente, será que isso vai ser bom? Será que vão conseguir desenvolver bem essa trama? Será que tudo vai se resolver na Premiere, como já aconteceu outras vezes? Não dá pra ter a menor ideia. E acho que realmente o melhor é não criar grandes expectativas.
Obrigado a todos que acompanharam as reviews por aqui. Até a 10ª (e espero que última!) temporada.














