Supernatural – 7×19: Of Grave Importance

Isso sim é uma Mansão Mal Assombrada.

Spoilers Abaixo:

Tenho que dizer que simplesmente adorei esse episódio de Supernatural. A Mansão Mal Assombrada recheada de fantasmas foi épica, e sem dúvidas esse foi um dos meus casos semanais preferidos da série toda. Pode parecer exagero, mas eu realmente adoro a forma como Supernatural, mesmo sem causar medo, encaixa um cenário e um clima de terror divertidíssimo no seu roteiro.

O roteiro acertou em cheio ao executar a maior parte do episódio dentro da Mansão (até me lembrou do segundo episódio da série, Wendigo, que também é quase todo em uma floresta). O cenário estava muito bem feito, assim como os fantasmas, sejam os figurantes ou os mais importantes. Achei simplesmente lindo quando Bobby entrou na casa e viu fantasmas em todos os lugares.

O caso foi excelente, de verdade. Interessante e divertidíssimo. Foi legal não ter nenhum drama clichê de porque os fantasmas estavam lá, e o fantasma que matava fantasmas também foi ótimo. Destaque também para o fantasma gordinho e a prostituta cortesã.

Eu só não gostei muito de Annie no episódio. Achei muito paia aparecer uma mulher que já tinha até transado com Sam, Dean e Bobby, e nunca tinha aparecido na série antes, porém valeu por essa mesma piada.

E dessa vez, o protagonista do episódio foi Bobby. Até invisível ele consegue roubar a cena. Fiquei satisfeito por terem deixado claro que Bobby podia acompanhá-los por causa do cantil. Já tinha cogitado essa possibilidade, mas queria ter certeza.

Dou destaque para a cena em que ele escreveu no espelho do banheiro para Dean, esse talvez tenha sido o momento que eu mais gostei do episódio. A interação de Bobby e Annie também foi legal, achei muito bacana ter um episódio na perspectiva de um fantasma.

Eu só não entendi como ou porque Dean e Sam, no final, simplesmente conseguiram ver Bobby, mas quem liga? Sendo furo ou não, o importante é que Bobby estará aí para nos assombrar até a sua provável ressurreição. Também pensei que Dean ou Sam iriam tentar tocar Bobby, pra ver se conseguiam, mas nem isso. Pouco importa como, do nada, eles o estão vendo.

PS: Só faltou o Impala e um rock no final.

PS 2: Sera Gamble saiu de Supernatural e o próximo showrunner será Jeremy Carver, um cara que só escreveu bom-ótimos episódios na série, como 4×03 – In The Beginning, 4×20 – The Rapture, 5×08 – Changing Channels e 5×18 – Point Of No Return, o 100º episódio. Felizes com a notícia?

  • caca

    Adorei o episodio, adoro SN mesmo qdo ta ruim…rsrsrs
    Acho que o q fez o Bob aparecer pra eles foi o fato dele ter pego um pouco da força do fantasma assassino!=D

  • Brenda

    Eu estou feliz com a saída da Sera Gamble e vi muitos fãs comentando o mesmo, aliás já vi muita gente comentando que ela tinha estragado a série ou coisa do tipo.
    Adorei esse episódio também e bem espertinha a tal da Annie pegando os 3, mais engraçado o Bobby falando que os meninos não conheciam ela como ele.
    Me deu dó do Bobby com aquilo que o Dean falou no final, apesar de que é verdade…

  • Bruna

    Perfeita review

  • http://moviemusictv.wordpress.com Ícaro

    Eu gostei do episódio, de todo o clima criado na mansão, de Bobby escrevendo no espelho. Foi clichê e cheio de furos, mas divertido.

  • João Paulo – Brasil

    Também curti bastante o episódio, gostei das interações, curti a review acertou em cheio nas palavras, sobre o fato do Sam e do Dean ver o Bobby pode ter sido porque o fantasma que matava as pessoas tinha um poder muito grande e talvez tenha transferido algumas habilidades para o nosso amigo, então acabo que ele aprendeu a se mostrar para os vivos.

    Sobre a Sara Gamble, ela fez um péssima sexta temporada, mas corrigiu muito os erros com essa sétima.

    @Brenda concordo contigo a cena do final foi um tapa na cara do Bobby, mas concordo com Dean, ele volta de novo eles já tinham passado pelo drama dele ter morrido, agora quando ele for de novo eles vão sofrer, não parece certo mesmo, como o Dean disse tudo tem que terminar um dia.

  • Carol

    Pois eu tb amei o episódio!Amo casas mal assombradas (pelo menos na tv..) e sou completamente apaixonada pelo Bobby!! Como é bom ter ele de volta mesmo q por pouco tempo..Aguardo ansiosamente a “ressurreição”..hahahha..Apesar dos pesares, parece que agora as coisas estão entrando nos eixos, antes tarde do que nunca..Eu não desisto de SPN nunca e nunca!!

  • Marcelo

    Também entendi que, na hora em que o fantasma assassino foi despachado, Bob , por estar conectado a ele, recebeu os seus poderes!

  • R. Hara

    Isso sim é uma série fodástica! Pode ter 200 temporadas que eu ainda continuo gostando. Perfeita review (2).

  • bad_xerif

    Eles acertaram nos últimos episódios.. nas verdade ninguém liga para os leviatãs.. só queremos ver bons episódios e ótimas histórias….

  • Talita

    Ele pegou a força do fantasma psicopata. E, coincidentemente, era isso que o fantasma fazia, por isso era tão forte. Na hora que ele tava “matando” o Bobby, e os Winchester queimaram ele, a força foi pro Bobby, podendo assim, aparecer e mover objetos com mas facilidade.

  • Júnior

    Os últimos episódios foram muito bom. Reconheço que a série teve queda de qualidade, principalmente na temporada passada. Mas sinceramente, eu assistiria mais 100 episódios mesmo que a série ficasse oscilando haha

    Excelente esse episódio, é a cena do Bobby entrando na casa e vendo os fantasmas foi show!!!

  • Renan

    Gostei pra caramba desse episodio de American Supernatural Story, passou rapido pra caramba. Tem gente que reclama de ta no fim da temporada e eles deixarem os leviatã de lado, mas esse é o plot mais chato de toda a série, resolver o caso do Bobby é bem melhor.

  • Júnior

    Tem gente que reclama de ta no fim da temporada e eles deixarem os leviatã de lado, mas esse é o plot mais chato de toda a série, resolver o caso do Bobby é bem melhor. 2

  • http://psionicos.com.br Raziel

    * Olhos Fechados *

    Bob voltando é isso que interessa
    Castiel e Bobo são o “sal” da série não pode faltar !!!

  • Antenor Aguiar

    Eles ja tiveram como parceiros um Anjo, uma Diaba, e agora, por que não, um Fantasma?

    Apesar de que, se pode ser visto, tocado e realizar interações, pra mim é quase o mesmo que tá vivo.

    talvez até melhor, pq ele tbm pode aprender a absorver outros fantasmas, ficar invisivel, desmaterializar e atravessar paredes. fera.

  • Carlos

    Cara, como é que vocês consideram esse episódio bom?
    Foi um dos piores fillers que já vi em sobrenatural.

  • eddie

    Episódio muito bom na minha opinião, gostei muito de ver o mundo na visão dos fantasmas e o episódio tendo como protagonista o Bobby mais uma vez e o Jim Beaver arrebentando como sempre. épica a cena do espelho, foi muito bom mesmo, todo o clima na mansão, os vários fantasmas deixou o clima sombrio e eu adoro episódio nesse estilo. Sam e Dean ficaram um pouco de lado e a reação deles quando viram o Bobby foi surpreendente, principalmente o Dean.
    Bom, vamos ver o que vem por ai nos últimos episódios da temporada!

  • reinaldo chen

    Isto não é natural…. e desde quando alguma coisa é natural em Supernatural ?
    Bob 2.0 … com poderes do fantasma mor vai ser algo bom… pois vai poder dar humor quando for usar os poderes que não conhece…assim como dar o drama que for preciso ser simplesmente Bob…

    Deste jeito SPN vai poder continuar por muito tempo… não precisa de trama complexa… mas episódios bem escritos bastam… diversão e pronto !

    A review foi assim… cheia de detalhes mas bateu no ponto certo… nos divertimos !

    Espero que a única coisa que não volte nunca dos mortos em Supernatural seja Sera Gamble….

  • Bruno Redfield

    Cara, como é que vocês consideram esse episódio bom?
    Foi um dos piores fillers que já vi em sobrenatural. ²

    Tó tentando assistir esse episódio pela 5ª vez algo que já está se tornando muito frequente em sobrenatural, acho que o melhor dessa review foi a noticia da saída da Sera Gamble que conseguiu destruir ( leia fud3#) com a série e sua mitologia, já vai tarde e atrasada, espero do fundo do coração que a série retome seu patamar das 5ª temporadas iniciais, fora que a série tá precisando de um grande arco, porque esses dois últimos foram péssimos a nível de fanfic, alías até umas fanfics chegam a ser melhor do que essas duas últimas temporadas.

    A série tá péssima, parece que até o orçamento dela foi reduzido e olhe que ele já não era enorme, até os atores tão meio perdidos, sem motivação. Sério , espero que a série saia dessa fossa, com a saída da Trollrunner Gamble.

  • Luís Gustavo de Souza Paula

    Eles conseguiram vê-lo, por que quando o Bobby robou a “essencia” do fantasma que matava fantasma, ele ficou muito mais forte. Pois os fantasmas só conseguem aparecer depois de muito tempo de “vivência”, mas como Bobby tinham roubado todo aquele poder, ele ficou muito Forte.

    Episódio perfeito, esses três últimos foram de arrasa.

  • http://seriadosfilmeseafins.blogspot.com Lílian de Araújo Soares

    Aff engraçado como mtos metem o pau na sexta temporada porque ele teve seus furos foi confusa e teve várias pontas soltas. Ruim ou não o plot, dos leviatãs, continuem e o encerrem, porque senão é nos fazer de idiotas. E nessa temporada, demoraram a mostrar Bobby como espírito perto dos rapazes, os desdobramentos das alucinações do Sam… e ainda tiram Cass e o Impala…
    Mas, referente ao episódio Of Grave Importance, amei. Gostei do clima sombrio, da perspectivas dos fantasmas, dos meninos vendo Bobby. Não acho que Dean exagerou ao dar a bronca no Bobby, afinal ele trocou de lugar com a morte e, entendeu que há a ordem natural das coisas e as graves consequências em desrespeitá-la. Ele só foi coerente com o que aprendeu e agora considera o certo, mas claro, que apesar de aparentemente parecer o contrário, ele amou ter revisto Bobby. E parabéns, ótima review.

  • Liza

    Nossa, Bob voltou? eu parei com Supernatural no começo da temporada passada mas sempre leio os reviews, achei um abuso ele morrer.

  • Robson Madeira

    Matheus, eu acredito que agora eles podem ver o Bobby, porque quando queimaram os ossos do “matador de fantasmas” a operação de absorver o “poder” dos outros fantasmas, que era o que o tornava mais forte, se inverteu. Lembra-se dele gritando algo como: “eu não vou ser absorvido” ou coisa parecida? Pois é. Parece que agora todo o poder de uma porrada de fantasmas mortos ao longo do tempo pelo “serial phantom killer” está nas mãos do Bobby…

  • Tiago Froes

    Eu pensei da mesma maneiro que o Robson quando assisti o episódio, mas quando assisti o 7×20 vi que não era bem a realidade.

    Bem, o que pode explicar a repentina visibilidade do Bobby, pode ser o fato de que ele já é fantasma a uns dois meses, e, conforme foi dito pelo “fantasma professor”, ele vai pegando a manha com o tempo.

  • orioles

     Poxa, este episodio foi o ultimo desta temporada ?

  • Orioles9001

      Poxa, este episodio foi o ultimo desta temporada ?

  • Orioles9001

      Poxa, este episodio foi o ultimo desta temporada ?