Spartacus: Blood and Sand – Primeiras Impressões

spartacus

Uma das maiores expectativas que tinha para esse ano de 2010 era a nova série do canal Starz: Spartacus: Blood and Sand. Com um ótimo elenco, massiva publicidade e nomes como Sam Raimi e Joshua Donen responsáveis pela produção, chego a afirmar que contava os dias para poder assistir ao piloto. Minha contagem foi interrompida quando tive a surpresa de descobrir que os dois primeiros episódios haviam “vazado”. Quase duas horas depois, venho humildemente nesse espaço para dizer se realmente valeu a pena esperar tanto da série. E a verdade é que…

Spoilers Leves:

Valeu. Séries de época são trabalhosas e detalhistas, pois qualquer detalhe, o menor que seja, pode fazer um projeto milionário transformar-se em lixo em questão de segundos. E percebemos a preocupação com os detalhes logo nos primeiros minutos do piloto. Não é difícil você acreditar que estamos mesmo na Roma Antiga, e muito menos sentir o clima que causa angústia no nosso herói. Vendo com um olhar mais aguçado, percebe-se a sutil escolha de tecidos, as armaduras, a maquiagem, absolutamente tudo foi tratado com o maior respeito que eu esperava. E aí já está um trunfo para a série.

Vale destacar também a excelente direção de arte da série. A fotografia é impecável e o recurso utilizado nas cenas de luta – igual ao do filme 300 -, onde vemos em câmera lenta a carnificina rolar solta, fez um efeito visual muito bonito. E o interessante é que o recurso é propositalmente usado à exaustão. Mas ao invés de enjoarmos, ou acharmos exagerado, queremos cada vez mais ver sangue e mais sangue voar em câmera lenta pela tela – Eu, pelo menos, queria -. Cenas como a da Arena de Gladiadores e a da mulher de Spartacus colhendo frutos, serviram para comprovar o quão fantástica é a fotografia da série.

O que eu disse nesses dois primeiros parágrafos deixa claro o quanto a série é boa em aspectos técnicos. Mas nem só de efeitos especiais vive uma série, e se fosse só por isso, ficaria com 300 que tem recursos idênticos. Para nos prender semanas após semanas acompanhando uma série na TV (ou no nosso caso, computador), um bom roteiro e um elenco afinado é o que precisamos, e aí é que mora o único defeito aparente de Spartacus.

A trama do escravo que virou um famoso gladiador e liderou uma imensa Revolução no Império Romano já é bem conhecida, e já vimos o nome de Spartacus em inúmeros livros e filmes. Por isso mesmo, a série precisaria mostrar que não é só mais do mesmo, que eles são capazes de mostrar um lado de Spartacus que nunca foi visto antes, nem na literatura, nem no cinema e muito menos na TV. Se considerarmos então o excelente filme do Stanley Kubrick, onde Spartacus foi interpretado por Kirk Douglas, a missão da série era ainda mais difícil.

Infelizmente, não vi muita identidade na série. O que a difere de outras adaptações dessa mesma história? O que a difere de outras séries épicas, como Rome? O que a difere, tecnicamente, de 300? A resposta para todas essas perguntas é: NADA. Por sorte, isso está longe de ser um problema. Primeiramente porque o resultado final foi bom. Souberam pegar o melhor de cada um desses que citei, o que não deixou com que parecesse uma cópia barata de um ou outro, mas sim uma trama que aprendeu com suas antecessoras o que é bom e o que não é. E em segundo lugar, convenhamos que ninguém espera que uma série mostre que é um poço de originalidade em dois episódios.Portanto, este é um defeito aceitável, uma vez que estamos no começo da série, que conseguirá encontrar sua identidade no decorrer dos episódios.

Quero terminar destacando algo que para mim fez toda a diferença: o ritmo da série. Sou o tipo de pessoa que se entendia rápido. Tramas épicas (séries e filmes) são pesadas e vagarosas, parecendo durar muito mais do que realmente duram. Mas isso não aconteceu em Spartacus. O ritmo estava perfeito. Tanto no piloto, onde toda a história do “nascimento” de Spartacus nos é contada, quanto no segundo episódio, onde os treinamentos e o sofrimento de Spartacus poderiam durar demasiadamente, mas isso não aconteceu, pois souberam administrar bem o episódio.

Findo meu texto recomendando que assistam Spartacus: Blood and Sand. Com certeza desperdício de tempo não será. E é bom que assistam novamente quando a série estrear oficialmente, dia 22. Se eu fiquei “babando” com os efeitos num pré-air de péssima qualidade, imaginem assistindo ao episódio em HD?

  • Ralph

    Eu não sou crítico, sou apenas aquele que gosta de ver bom filme, mesmo com seus defeitos “técnicos”. Portanto, achei Spartacus uma boa série que evoluiu bem nos 13 episódios. Embora o sangue exagerado possa desagradar algumas pessoas, achei que não atrapalhou o desenrolar das cenas. Gostei da atriz que faz a Ilithya, mulher do Legatus. Também gostei da Xena/Lucretia, do ator de Crixus e do que fez o Doctore (já é um veterano). Achei o ator de Spartacus meio perdido no papel, logo no início, mas ele foi se acertando.
    Assim, tirando os defeitos que os colegas já mencionaram, no todo, dou um crédito a série. Se procuraram dar autencidade a vida nos tempos de Roma, achei interessante como se vivia por lá.
    Agora, pergunta minha: de onde tiraram aquele ator que fez o Sombra da Morte? O cara dava medo mesmo.

  • Gerson Balione

    Amigos, comecei a assistir a série agora, estou no quarto episódio e estou gostando muito, realmente há um exagero no sangue, mas estou gostando, Me dá a sensação de estar vendo HQ em movimento, muito bom, eu recomendo.

  • http://paneladoseriado.blogspot.com/ Dimoraes

    Eu vi os 13 episódios, no começo os efeitos especiais estavam exagerados, tentaram fazer algo parecido com o filme 300, mas para minha surpresa a história foi se transformando de tal maneira que um episódio puxava o outro, não tinha como parar para ver depois, eu tinha que saber o que ia acontecer nos próximos episódios.
    Da mesma forma que eu recomendo a série ROMA, eu recomendo também SPARTACUS.

  • Neco

    Depois de ter visto todos os episódios da 1ª temporada, classifico como uma “boa surpresa” o desenrrolar da série. Os capítulos, que no início pareciam muito voltados às batalhas de arena, trouxeram, a partir do 6º epísódio, uma boa trama. Lógico que não temos atuações extraordinárias e tb temos alguns exageros dispensáveis, mas para um bom divertimento, que é o que procuro nessas séries, é um altamente recomendável. Expectativa para a próxima temporada!!!!

  • Alexandre

    Excelente a série, com boas tramas, mulheres muito atraentes e sensuais, muito boa a surpresa, com um roteiro e um ritmo maravilhoso. Sensacional, devorei os 13 episódios em 2 dias, sensacional!!!!!!

  • http://www.politicamente.org Filipe Rodrigues

    Boas

    Sinceramente quando criticam os efeitos especiais como o sangue etc, considero ridiculo, porque se todos gostaram do filme “300″ pelos efeitos\camara lenta\sangue e movimentos de ataque dos guerreiros, porque motivo não gostam de ver esses efeitos reproduzidos nesta série?

    Quer dizer que agora o “300″ foi tão bom que não pode ser copiado, e os fans deste género de efeitos devem recordar com saudade os efeitos para sempre? Venham mais séries com esta violencia e efeitos, deixem de ser moralistas!

    Quanto aos cenários virtuais e as cores etc, sim de facto em alguns casos parece demasiado falso, no entanto isso ao inicio é algo que o espectador estranha e critica, no entanto se a primeira season for observada como um todo, conseguem perceber que o colouring e os cenarios fake, em parte quase a dar para a fantasia, só trazem mais “romantismo” e arte a serie.. afinal se todos tambem gostaram do Lord of the Rings pelas paisagens imensas, com cor fora do comum, ireais mas que absorviam a nossa atenção pela sua imensidão, porque não gostariamos de ver o mesmo repetido?

    Considero que fugir ao absolutamente REAL, pode ser bom ou mau, dependendo do que faz, e sinceramente acho que os cenários e colouring virtuais trazem á serie uma grandeza, poesia e arte, que se não assim fosse, perderia.

    Elenco? todos sabemos que as séries nunca conseguem grandes actores, no entanto o actor para spartacus está bem escolhido, especialmente porque a ideia aqui não é construir um heroi invencivel, adorado por todos, enfim aquela maravilha de pessoa, que julgo que já todos deveriamos estar cansados de ver, porque este culto do heroi já cansa, porque não um heroi mais real, com falhas, odios, defeitos?

    O resto dos actores estão razoavelmente bem, afinal é uma serie, tendo em conta as falas que cada um tinha, não vi má representação em ninguem.. cada actor\actriz tinha a sua importancia.

    Falam do Rome, eu tambem gostei dessa serie, no entanto a sua capacidade de esticar o guião, e repetir vezes sem conta aquelas tramas e intrigas sem importancia nenhuma, muitas das vezes altamente mesquinhas e sem valor, criadas essencialmente por mulheres, fez me questionar até que ponto aquilo não era uma novela das 22h… Rome não teve 1 PINGO de acção, Rome para avançar na historia criava tramas pouco elaboradas, e os seus 2 herois, no inicio desenvolveram bastante mas na segunda season estagnaram, perderam muito interesse.

    Se formos a olhar para a primeira season de spartacus, ha mais tramas, mais conflitos, mais emoções e acima de tudo acontecimentos que não esperavamos (algo que será sempre ouro em qualquer filme ou série).. acima de tudo as coisas eram feitas e ditas, com dimensão ou importancia, se olharmos para as tramas do Dono do Spartacus, estão muito boas mesmo, um homem odioso com sede de poder\nome, que fez muita trama muito bem pensada, muito calculista, e com um proposito ambicioso.

    Eu gostei dos efeitos, do guião, dos actores, da forma anti-heroi que todas as personagens foram criadas, gostei bastante da acção, gostei das tramas pela sua elevada elaboração, gostei da forma barbara que caracteriza no fundo, todo o universo desta série, gostei do lado artistico e romantico.

    Antes de criticarem a série vejam-na até ao final, é muito importante, porque até devo admitir que no 1º e 2º episódio não estava muito convencido da qualidade da série, no entanto a série como todas as outras constroi-se, e com tal, aprendemos a gostar bastante.

    Por fim, esta série devia fazer muitas seasons, com esta qualidade, eu não perdia um episódio.

  • Link

    Série perfeita tanto visualmente quanto intelectualmente. Há muito tempo não me empolgava tanto com algum programa televisivo! Não tenho palavras pra descrevê-la.

    Críticos do início, morram com seu próprio veneno!
    Se são tão bons assim, vão lá e façam melhor, pq apontar defeito eh a coisa mais easy do mundo… =D

  • Michele

    Olha, adorei o seriado sem tirar nem por. achei que ficou uma coisa masi puxado pra filme não sei, acho que faltou só um detalhe musicas em algumas cenas mais dramaticas só pra quebrar o gelo. mas fora isso tem uma sinopse bem interessante.

  • Rafael

    A opinião do blog sobre a série foi bem elaborada e eu concordo com tudo que foi dito. Já os comentários acima, lamentáveis! Rome foi sensacional, assim como Spartacus está sendo. São metodologias diferentes, não dá pra comparar, sem contar que a história é outra. No Rome por exemplo, sentimos falta de lutas entre gladiadores (apesar de ter algumas bem fraquinhas) porque o tema girava em torno de outros assuntos.

    E pra finalizar: Por mais que eu tente me segurar pra não abaixar o nível, quem tiver medinho de ver sanguinho escorrendo na tela, vá assistir Desperate Housewifes, 2 Men and a 1/2… essas coisas lights e não venham comentar a análise de Spartacus. Tá complicado ter paciência com essa meninada, desculpe a moderação.

    Parabéns pelo blog.

  • sandro luiz

    pra mim é bom e o suficiente!!!quem não gostou que não veja …..
    bom,muito bom …é e isso..ok!!

  • Gustavo Chagas

    Gostei muito da série, concordo com miuta coisa dita sobre os efeitos especiais, mas enxerguei a serie como algo diferente e proprio, acredito que todos os exegeros foram propositais e gostei bastante……

  • Bruno Cesar

    Estou assistindo a série e estou gostando… Principalmente dos efeitos, cenas de luta e o ritmo de andamento da série. Estou assitindo dois episódios por dia. Já estou no 7° episódio.

    Parabéns para o ator que faz o papel de treinador dos gladiadores (excelente interpretação, o cara manda muito bem, e no inicio não perdoa, manda o chicote em todo mundo… rs)

    abc

    Bruno Cesar

  • c. r. silva

    quem nao gosta nao assita

  • MATHEUS NUNES

    CARA, ESTA SERIE TEM QUE VER MAIS QUE O PILOTO, NÃO GOSTEI DOS 2 PRIMEIROS EPISODIOS, CONFESSO QUE VI MAIS POR CAUSA DA PROPAGANDA E DO TANTO DE MULHER PELADA.

    MAS CHEGANDO NA QUINTA TEMPORADA, A SÉRIE CRIA UMA PUTA IDENTIDADE, E VOCE SE IDENTIFICA COM OS PERSONAGENS TAMBEM. MUITO BOM

    NOTA 9, NÃO É 10 PORQUE A ARENA DEUS ME LIVRE NÉ!!!

  • Amanda Pantoja

    Estou assistindo e adoooorandoo!!!claro que discordo de todos os comentarios contra, e como C.R silva falou:QUEM NÃO GOSTA NÃO ASSITA!!!!!! não vejo a hora de vir a 2° temporada!!!!

  • Flavia

    Gente, o Matheus tem razão: a série fica melhor após o quarto ou quinto episódio. Se não gostaram dos 2 primeiros, aguentem mais um pouco que vocês vão ver o quanto é surpreendente. Não desistam de assistir!

  • GUSTAVO

    sensacional muito bom,assim que sair o blue ray estou comprando !!

  • Tati

    pessoal, alguém sabe se ja esta vendendo dvds com a série completa?

    abs

  • rafael

    historicamente ta totalmente correta por enquanto….

  • adam

    a série eh demais
    tudo nela eh demais
    essa galera q critica acha q sabe alguma coisa
    como tudo na vida…não é perfeita
    tem cenas q os efeitos ficaram estranhos, mas isso nem de longe tira o brilho da série
    mostra do que as pessoas são capazes de fazer para conseguir o que quer…
    vender o corpo, matar, se humilhar
    mostra tb o valor q eh dado a vida das pessoas
    vidas tiradas por mero prazer
    os efeitos copiados de 300…são show de bola
    se eu pudesse tudo teria esses efeitos
    auhsuahsuahsuahush
    a única coisa q eu não gostei foram os xingamentos excessivos
    tirando isso…
    a melhor série

  • Mariana

    Depois de ver os dois primeiros episódios, quase desisti de ver os demais. Ainda bem que não fiz isso, pois a série é ótima. Passou de um inicio sem graça e repletos de cliches a um final empolgante.

  • É uma das melhores séries que já vi. Só desagrada os almofadinhas. A série reuni a sensualidade, e a agressividade inata de todo homem. A série é uma obra de arte. Não é pra mostrar a realidade nua e cruam, é bem mais que isso.

  • Chicão

    Realista, brutal, sensual, intrigante, persuasivo e incansável. A melhor de todas as séries sem dúvida nenhuma. Que venha a segunda temporada

  • Cleber Augusto

    Serie simplesmente fantástica!

  • http://twitter.com/GuiAmutti Guilherme Amutti

    Uma das melhores séries que eu já vi .

  • Bruno Rodrigo

    Nossa, deu agonia ver o povo tacando pau na série por assistir a o quê?! Dois episódios!!!
    Se viram a produção, behind the scenes, todo aquele blablabla teriam ao menos entendi o pq de ser fake.
    Eles quiseram assim, foi opção deles usarem cenários virtuais.
    Caraca meu, dizer que é da área de cinema e não entender que o objetivo é fazer o filme/série ser assistido por muitos e fazer sucesso é meio que sem noção.
    É por isso que não leio mais críticas dos “entendidos” de cinema. Estou aqui por pura revolta mesmo!
    Uma temporada que tem 13 episódios e me aparecem uns loucos que viram 2 episódios, provavelmente nem em HD, e ficam aqui soltando asneiras do tipo, ah é um 300 mal feito, um rome isso. O.o
    Vou soltar um clichê já que vocês “críticos” adoram esse termo:
    Se são tão bons, façam melhor!
    Se são seres tão superiores, pra que ainda perderam tempo aqui digitando suas críticas?
    Não busco aqui ataques pessoais até mesmo pq não conheço ninguém daqui.
    Mas foi um seriado que gostei bastante e não vejo a hora de começar a segunda temporada.
    Espero que tenha mais efeitos copiados de 300.
    Tomara que jorre mais sangue exagerado!
    E que venham cenários virtuais e personagens previsíveis.
    Queria eu ser um produtor desses que não entende de cinema, mas que deve o que?! Nadar na grana.
    HAhahahahah

    Pra muitos… digo: Ainda bem que inveja não mata, senão esse tópico estaria sem os primeiros comentários.

    Abraços aos que gostaram! =D

  • Luan Leno

    Série fantástica, povo é cricri, quer dar uma de especialista em efeitos especiais e não curtem a série em si, não entram no clima que o roteiro propõe, está entre as melhores série que eu já assisti.
    abraços

  • Paulinho

    Bom, terminei de assistir a série até me empolguei, mas concordo em partes com alguns dos comentários, começo achei que aquele sangue seria um serie estilo HQ, aquele sangue exagerado e as pausas nos personagens, mas por fim algumas feridas e cortes ficaram muito irreal. O Intestino saindo mesmo em dois episódios, ficou grotesco.

    Apesar de não ser PHD em cinema muito menos em história antiga, gostei em geral da série, pelo enredo, história, infelizmente esses detalhes que comentei estragaram um pouco.

  • JackMan

    Estou assistindo a série por ser fã de histórias épicas. Concordo com o autor do tópico quando diz que a série aprendeu com os acertos de seus predecessores (filmes e séries), porém, sou obrigado a concordar com os excessos.
    O excesso de sangue e apelação sexual de algumas cenas é grotexo, fora a pressa nas cenas que uma série semanal exige, fazendo com que alguns efeitos fiquem meio toscos e por alguns integrantes do elenco serem “fraquinhos” na arte de interpretar.
    Destaco a atuação de John Hannah – “Badiatus” – mostrando o que é talento e profissionalismo e sua esposa “Luctéria”, interpretada por Lucy Lawless (que fez o papel de XENA) mostrando que dá pra ser gostosa mesmo depois dos quarenta… hehehe.
    Provavelmente termino a série esta semana e espero o iníci oda segunda… se é que já não começou.

  • Bruce

    Acabei de terminar de ver, muito bom, Um seriado feito pra homens, com ótimas lutas, sangue, mulheres, historia de liberdade en honra, poderia competir com “Sons of Anarchy” em matéria de seriados pra macho.

  • Thomas

    Cara, que série ruim!
    É uma decepção para quem assistiu Rome, essa sim uma série excelente.

    Os efeitos são ridículos, e as atuações são piores que as de novelas mexicanas.
    É uma série para pré-adolescentes….

  • Pablo T. Quezada

    Muito boa a série. São duas séries que assisti em 2010: Fringe e Spartacus. Pena que o protagonista teve o problema do câncer. Mas a minha crítica vai aos críticos acima. O bando de gente com vontade de reclamar. Poxa, se querem um documentário das coisas reais vão assistir o NetGEO ou Discovery Channel. Bando de gene chata. O cara brilhou na sua resenha. O lance dos efeitos é estilo, é proposital. Quem não absorveu com certeza não é público da série. É simples: não assista. Vá assistir outra série então e pare de criticar o que não consegue entender. Tudo que sai do convencional, para os indivíduos cheios de normas e regras é ruim ou mal feito. Com certeza isso acontece quando um estilo mais forte é colocado na mesa. Vemos isso toda hora. Um exemplo disso foi quando lançaram o Toyota Corola. Todo mundo torceu o nariz para o carro. Mas meses depois tava batendo recorde de vendas. Vai entender os gregos e troianos. Eu achei a melhor série de 2010. Parabéns e tomara que o ator consiga vencer essa batalha contra o câncer.

  • Rusbene Bruno

    Putz! Fico muiito louco de ver pessoas comentarem que esse seriado é ruim! Putz! TNC veii! Pra mim seriado sensacional! Muiito Bomm! Recomendo!
    Pra mim melhor serie de todos os tempos!

  • http://www.myspace.com/danstunt Danilo

    Sem plavras melhor serie que existe to esperando a segunda temporada

  • Lucas Flávio

    Fico muito decepcionado de ver pessoas falando tão mal da série. Realmente não entendi. Já vi e ainda vejo milhões de séries, e nenhuma nunca me prendeu tanto para ver o próximo episódio.

    Afirmo com toda certeza: Spartacus: Blood and Sand foi uma das melhores séries que já vi. Season Finale foi SENSACIONAL, assim como todos os 13 episódios.

  • Rodrigo

    Também me chateia ler tantas critica ao seriado. Acredito que a maioria destas pessoas adoram assistir ao BBBosta….
    Eu e minha esposa adoramos a série. Assistimos toda a temperada. Os efeitos são ótimos, a mistura de cenas de sexo e luta nos deixaram a flor da pele. Pois é minha mulher está grávida, e pela contagem, foram nas noitadas depois de Spartacus: Blood and Sand .
    Então agora temos uma palavra chave quando queremos “namorar”, ela é…..Spartacus

  • Alex

    Estou me lixando para os comentarios desses pseudos conhecedores de cinema.
    Na minha humilde opiniao a serie “Spartacus” e uma das melhores que ja assisti, fiquei preso a mesma do começo ao fim.
    E que venha a segunda temporada!

  • CAESAR

    Pessoal, vi um, apenas um episódio, e vi o quanto é “fake” a série!!
    Verei os outros espisódios com certeza, porém sempre com “pé atrás”.
    Exagerado nos banhos de sangue, na fotografia pálida e artificial, nos diálogos, na apresentação das mulheres nas arquibancadas na arena (algumas deixavam à mostra até os seios), enfim, os caras fizeram de tudo para impressionar, só que para alguém que curte filmes épicos bem feitos, a série (pelo menos neste 1º episódio) é “.fake”
    Se você gosta de video game, comédia, sangue, sadismo em excesso (no sujeito deve adorar JOGOS MORTAIS e suas franquias) ou não tem compromisso com um filme/série bem feita, realista, esmerada, tudo bem.
    Dizer que é a melhor série que já viu, que é uma excelente série, e coisa do gênero, PELO AMOR DE DEUS!! Fale isso de ROMA, esta sim, foi fidedigníssima, até as roupas eram de materiais originais. O enredo, as batalhas, enfim, perfeita para historiadores, cinéfilos, críticos.

  • Pedro

    Pessoal, eu ja vi a série toda e tambem vi o preludio Spartacus:Gods of the Arena.
    Espero muito pela segunda temporada, e com minha grande curiosidade, andei a pesquisar na Internet e todas as principais personagens são verdadeiras. Esta primeria série é um objectivo de chegar a segunda e principal série, que trata da Terceira Guerra Servil, uma revolução dos escravos contra os romanos, o exercito dos escravos é comandado por Spartacus, Oenamius e Crixus.
    Ai fica a história para deixar ja um saborzinho a quem tem curiosidade pela cultura.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_Guerra_Servil

  • Gabriel

    Boom gente, como vi os comentários…Muitos daí, só assistiram o primeiro episódio e pararam…Pra assistir tem que assistir tudo…!
    Não? Mas continuando, se for fazer uma série, que façam bem feito!
    Alguém aqui já jogou vídeo game né? FATO
    ZELDA pra SUPER NINTENDO…Tem um gráfico escroto…! Mas a história é linda e perfeita né?!

    Se alguém para pra ver isso…!
    Eu achei a série sensasional! Tem seus erros? Sim, tem muitos…300 e Gladiador. Mesmo tema entre 300 e Gladiador?
    Se fosse perfeito, apontariam outros erros; Não é?
    Eu gostei; Espero pela segunda temporada que é em JANEIRO de 2012…

    Não tem como comparar com Kill Bill e muito menos com 300 e Gladiador. Por que, entre 300 e Gladiador, até podem..Abordam o mesmo tema né?

    E são dois filmes, série tem muita coisa pra mudar pra e para acontecer, teve a morte do protagonista!
    Geente..Para de criticar e assiste…Muitos daí viram o promero episódio!

    Quem gostou, ( Não li todos os comentários… ) Estaremos em Janeiro juntos!!!

    SPARTACUS!!