Quase.
A palavra “quase” é bem pertinente para descrever essa Season Finale e a temporada de Orphan Black como um todo. Foram, ambas, “quase boas” ou “quase ruins”. Ficaremos com outra palavrinha, “mediana”, para fechar o segundo ano da série que se não foi negativo, não chega a ser positivo. Sim, houve momentos cômicos excelentes, mas afinal, Orphan Black é comédia ou é ficção cientifica? Pessoalmente, gosto de uma dose de humor nas minhas séries, até nas mais sisudas, mas fiquei com a sensação de que tentaram disfarçar falta de conteúdo com piadas, porque a parte cientifica, a ação e o mistério, decepcionaram um pouco.
Fiquei esperando essa Season Finale para poder dizer se a falta de rumo havia vitimado Orphan Black, afinal, o último episódio poderia amarrar as tramas e deixar tudo fazendo sentido, mas o veredicto foi o que eu menos desejava. O que vimos nessa Finale é fraco e bastante previsível. O “quase” se aplica também aqui para uma aposta que eu havia feito. Há algumas semanas, coloquei um P.S numa das reviews, dizendo que havia grandes chances de Paul também ser um clone. Foi por pouco. Acertei o plot, errei o personagem, afinal, se não era para ser Paul, que fosse Cal ou Felix. Qualquer um deles seria mais interessante do que o avulso Mark.
Era uma aposta bem óbvia. Se há clones femininos, onde estão os masculinos? Com o exército, claro. Produzidos em série para serem usados como “armas biológicas”. Essa história não foi claramente delineada na temporada, mas como os roteiristas se perderam com as sestras, parecia certo que focassem em novos clones. Resta saber se isso vai dar certo e se vão conseguir segurar uma trama tão ampla. A perda de qualidade e criatividade foi ficando mais e mais evidente toda vez que a série tentou expandiu seu universo.
É fácil notar os problemas se analisarmos caso a caso. Art não serviu para nada. DE NOVO. Paul teve uma cena de sexo, sumiu, virou fantasma e tomou chá com Mrs. S. Felix não teve nenhum desenvolvimento real, passou dez episódios amparando o plot alheio, sem nunca ter uma história para chamar de sua. Cosima tossiu, ameaçou morrer e fica viva para tossir mais um pouco na Season 3, quando vão conseguir uma cura para ela, já que não existe coragem para matá-la. Teria sido um diferencial dessa Finale, com certeza. Alison sofreu com o subaproveitamento no início, mas brilhou ao lado de Donnie quando teve a chance. Na finale, no entanto, não teve nenhuma função. O resto da temporada foi apenas a eterna perseguição à menina Kira. A troco de quê, ninguém realmente sabe.
As clones de destaque são Sarah e Helena, mas só Helena é realmente interessante. Sarah é a mãe com maior capacidade de perder a própria filha e também sortuda porque sempre consegue escapar magicamente das piores situações. Helena, por sua vez, criou uma empatia ainda maior com os fãs com seus altos e baixos emocionais, além das pirotecnias alimentares.
O que foi extremamente mal aproveitado foi o lance dos Proletheans. Tive a impressão de seria maior e mais importante, mas a trama desapareceu por vários episódios e não teve lá muita utilidade além de engravidar um monte de gente com os óvulos de Helena. Mesmo nisso, não aparece haver um objetivo e é aí que mora o problema. Podemos falar separadamente de tudo que aconteceu, mas podemos juntar todas as informações de um modo que tudo faça sentido e mostre que a trama central tem qualidade? Parece que não. Os objetivos das tramas paralelas ainda não convergiram e esse pode ser um problema para muita gente que – pelo que vi por aí – já está abandonando Orphan Black, devido a uma série de decepções com o desenvolvimento geral.
É muito fácil, em se tratando de ficção cientifica soltar a máxima da conspiração de grandes corporações que atuam ilegalmente para obter lucro. É um baita clichê, mas pode funcionar se nos derem um bom motivo para a criação de clones e sua exploração comercial. Afinal, resta saber como estão ganhando dinheiro com isso, mas acredito que o momento de revelar não seja agora, o que significa que, daqui um ano, será o momento e é bom que a equipe de Orphan Black use esse tempo para pensar em algo realmente convincente. Isso é urgente, já que Marian, mãe postiça da mini clone perneta, revela que tentaram continuar produzindo as cópias, mas o projeto não foi bem sucedido.
Dessa Season Finale, levo a alegria de ver Rachel levando um lápis no meio do olho. Não tenho esperança de que ela morra e não retorne, mas tudo bem. Levo também a satisfação de ver muito pouco de Delphine e de apreciar a festa das clones de camarote. Agora, vamos esperar até a próxima temporada, quando tentarão fazer um filho dos clones só pra ver que bicho vai dar.














