E que a vontade dos deuses prevaleça.
E numa temporada que tem se tornado a mais sangrenta de todas, nos despedimos de um personagem que, apesar de ter passado pouco tempo conosco, já era um de nossos favoritos dentro do enredo. Oberyn Martell, o príncipe de Dorne, a víbora vermelha, perdeu a vida de forma violentíssima em frente ao Montanha e sem ao menos conseguir sua tão sonhada vingança. Engraçado que temporada após temporada, “Game of Thrones” mostra que, por mais querido que o personagem seja, ele sempre estará em perigo e mesmo assim, depois de tantas decepções, ainda criamos esperanças de que o sadismo de George R.R. Martin já tenha chegado ao seu limite. Bem, espero que dessa vez aprendamos que o velhinho não tem limites.
Que bela luta essa que tomou os últimos minutos da trama. A coreografia da víbora traiçoeira agilmente se mexendo ao redor da pesada e intransponível montanha foi de encher os olhos. Oberyn mostrou que estava confiante de sua vitória e Pedro Pascal nos deu um último gosto deste príncipe de personalidade tão envolvente. O ator chileno calou a boca de todos que duvidavam, e esses não eram poucos, de que era a pessoa ideal para o papel do príncipe. A víbora e seu intérprete nos encantaram como uma serpente e vai entrar para o rol de personagens amados desta história que não possuem mais cabeça. Entretanto, a pessoa a mais lamentar sua morte foi o anão, lógico, já que sua vida estava diretamente ligada a dele. Tyrion Lannister foi condenado à morte por decapitação e a série mostra que está perto de confirmar ter os colhões necessários para matar o pequeno leão.
E no Vale, Sansa acabou confirmando sua posição de jogadora dentro de Westeros, assim como indicavam os sinais surgidos no episódio passado. Se não fosse pela fantástica luta em Porto Real, com certeza a imagem do episódio seria novamente dela. Sua transformação de boba criança iludida por contos de fadas para a jovem mulher que sabe usar do poder da dissimulação e das palavras para convencer as pessoas do que quer foi concluída aqui. E a cena em que desce a escada do Ninho da Águia com os cabelos tingidos de negro aos olhos de um estupefato, e diria até orgulhoso, Mindinho fechou com chave de ouro todo esse arco. Agora os dois tem o poder sobre uma das casas nobres mais importantes dos Sete Reinos e, apesar de seus próximos passos ainda serem incógnitas, tenho a certeza de que envolverá a subida dos dois ainda mais alto na escada do caos que o Lorde Baelish tem espalhado pelo Reino. Ah, e a cena do depoimento da garota aos lordes do Vale foi a coroação do meu orgulho pela jovem Stark. Obrigado, Sansa, por não me decepcionar.
Agora, os malditos Boltons, depois de praticamente exterminarem os Starks da face da terra, se dirigem a Winterfell como que para tomá-la como a morada dos novos protetores do Norte. Com Ramsey agora legitimado, essa família parece que não vai encontrar empecilhos para a conquista do poder total na região. Foi interessante perceber também que Theon Greyjoy realmente trilhou um caminho sem volta na sua mudança de personalidade. Sua lealdade ao sádico herdeiro de Roose é total, tornando o seu Fedor numa das figuras mais trágicas da história. Acredito que o velho e orgulhoso príncipe Greyjoy não voltará nunca mais e agora tudo o que sobrou foi o patético Fedor.
Já em Mereen, a antiga traição de Sor Jorah enfim veio à tona, graças à carta incriminatória enviada de Porto Real. Não esquecemos que, até hoje, a experiência de perder o seu filho foi uma das mais sofridas pela khaleesi e, ao saber que Sor Jorah tornou o seu herdeiro num alvo dos seus inimigos, foram como se velhas feridas tivessem sido abertas e a misericórdia se tornou impossível para Sor Mormont. Danaerys perde assim um de seus mais valiosos conselheiros e esse papel caberá exclusivamente a Sor Barristan daqui pra frente. Pena que Emilia Clarke não conseguiu demonstrar a emoção necessária para esta tão carregada cena. Ponto negativo pra ela, mas ponto positivo pra Iain Glen que conseguiu encarnar tudo aquilo que a sua parceira de cena não conseguiu.
No norte, houve uma prévia do ataque ao Castelo Negro que acontecerá no próximo episódio. A última cidade entre a fortaleza e os selvagens caiu e agora a morada dos patrulheiros da noite terá que segurar um ataque em duas frontes: das forças de Mance Rayder além da Muralha e do grupo de Ygritte vindo do sul. Semana que vem teremos os sessenta minutos inteiramente dedicados a esse confronto a exemplo do que aconteceu na Batalha de Baía Negra na segunda temporada. O diretor daquele episódio, Neil Marshall voltou para trazer mais esse pequeno épico para as telas e poderemos ver a última resistência dos patrulheiros enfim sendo posta à prova. Se preparem, pois não creio que nos decepcionaremos com o que virá por aí.
Essa, então, foi a primeira parte do que promete ser um trio eletrizante de episódios finais desta quarta temporada. Um embate inesquecível entre duas forças imensas e com um resultado devastador, além da esperada virada de um personagem com imenso potencial e que só agora aprendeu a usá-lo. “The Mountain and The Viper” toma seu lugar como um episódio marcante do seriado e abre espaço para a semana que vem, onde tentaremos recuperar o fôlego em meio a uma sangrenta batalha na neve.
Em Tempo de Melhor Frase do Episódio: “You raped her, you murdered her, you killed her children. SAY HER NAME!” – As últimas palavras de Oberyn Martell, tão cheias de ódio e emoção jamais serão esquecidas.
Em Tempo de Retorno: Winterfell é vista ao longe e temos então a certeza de que a fortaleza dos Stark voltará ater um papel importante na trama.
Em Tempo de Novidade: Fosso Cailin apareceu nos créditos iniciais! Creio que será sua única aparição, mas se tornou mais um belo exemplar dentro da coleção de localidades já representadas no programa.
Em Tempo de Nudez do Episódio: Toda a história de Missandei e Verme Cinzento foi apenas um pretexto pra cota de peitinhos no episódio. Concluindo, menos uma atriz do elenco que ainda não tinha tirado a roupa.
Em Tempo de Ironia Cruel: E a notícia recebida pelo Cão de Caça e por Arya da morte da última parente nobre da jovem Stark? A risada dela foi impagável e, com certeza, um dos momentos mais cruelmente divertidos da série. Parece que nada dá certo pra essa dupla. Ah, e perceberam que a ferida no pescoço do cavaleiro não para de incomodar? Pois é, acho que isso não terminará bem…
Em Tempo de Morte do Episódio: Apesar de concorrer com um belo acervo de esfolamentos, a morte do episódio é um título que Oberyn não poderia perder. A dor de perder os dentes com um soco devastador, seguido de dedos nos olhos e enfim ter sua cabeça esmagada como um melão podre não tinha como ser superada por nenhum outro falecimento. E a cara de Ellaria Sand diz tudo.














