Game of Thrones – 2×04: Garden of Bones

A empatia pelos fragilizados.

Spoilers Abaixo:

É comum, pelo menos para a maioria do público, se envolver com aqueles personagens que passam pelas maiores dificuldades. Surge um tipo de empatia, uma compaixão que se converte em uma torcida para que todos os obstáculos sejam superados e haja então a famosa volta por cima. Está aí descrito um dos enredos mais seguidos pela cartilha do entretenimento, o bom e velho clichê. Todos já têm a certeza de que o frágil vai dar a volta por cima. E é tão bom não ter essa certeza aqui, já que temos vários de nossos protagonistas em situações delicadas e nem todos devem dar a volta por cima.

Pode-se dizer que a personagem mais frágil na guerra pela coroa dos Sete Reinos é Danaerys Targaryen. Ela perdeu seu poderoso marido/guerreiro, além de ser abandonada por boa parte do seu grupo e, apesar do nascimento de seus dragões, se encontra fragilizada numa caminhada por uma terra árida e cruel. Jornada que teve seu fim agora, com a chegada do seu grupo à cidade de Qarth. Lá, apesar de uma relutância inicial, a cidade abriu seus portões para a Mãe dos Dragões, graças ao interesse despertado em um dos governantes do lugar. Parece que Dany vai começar sua volta por cima. Bem, pelo menos um banho ela deve tomar.

Outro fragilizado é Stannis Baratheon. O auto-proclamado rei não tem carisma, tem poucos seguidores e não tem o apoio de nenhuma das grandes casas dos Sete Reinos. Isolado em Dragonstone, Stannis sequer parecia ser uma ameaça a qualquer um dos outros reis. Mas eis que Melissandre acaba se tornando sua grande cartada. A cena final do episódio confirma que a sacerdotisa possui sim algo de sobrenatural, algo que anteriormente era apenas insinuado. Ao dar a luz a um ser de sombras, a mulher de vermelho pode ter dado uma dianteira a Stannis nesta corrida ao trono de ferro. E quem deve sofrer com esse novo elemento sobrenatural é o carismático Renly. O jovem Baratheon, que é o que possui a vantagem nesta disputa, deve levar um golpe certeiro do irmão e seu deus da luz.

Mas nem só os frágeis passaram pela tela, o poder de alguns foi bem definido. Primeiro tivemos a sessão de sadomasoquismo hardcore que o filho do incesto Joffrey fez com as duas pobres prostitutas que seu tio mandou para “acalmá-lo”. Junto com a tortura a Sansa, o jovem rei aumenta a lista de motivos para que ele seja odiado por todos. Inclusive por nós, claro! Já Tyrion mostra seu poder de outra forma. O jogo que fez com seu primo para tê-lo como informante dos afazeres da rainha foi sensacional. E a Cersei não deixa escapar ninguém da família, hein? Cuidado Tyrion, pode sobrar pra você.

Já Arya chega cada vez mais perto de ter sua identidade descoberta. Tywin Lannister fez sua entrada na segunda temporada e vai ser um belo antagonista para a lobinha. Fora que a cidade de Harrenhal foi mais um belo cenário ao qual fomos apresentados. O aspecto sombrio e o fato de ter sido atacada por dragões só aumentam seu misticismo. Com certeza, a ruína de algo que foi grande no passado e uma história que deve se repetir no futuro.

E esta balança de fragilizados e poderosos é extremamente volátil. As posições podem mudar ao menor estímulo e tenho certeza que os acontecimentos deste quarto episódio, assim como os que seguirão no próximo, serão o estopim de várias mudanças. A situação em Westeros cresce em tensão e essa bolha vai estourar em grande estilo.

Em Tempo de Matilha: Adorei a sequencia inicial do episódio onde Robb Stark manda seu lobo e seus homens derrubarem mais um acampamento Lannister. Entretanto, aquele flerte com a “enfermeira” foi um tanto caricato e dispensável.

Em Tempo de Tortura: E o rato comendo o estômago do pessoal de Harrenhal? Agonia mil. E vocês sabiam que essa técnica era usada no Brasil durante a ditadura? Mas só que o balde com o rato era colocado num lugar onde o sol não bate, se é que me captaram…

Em Tempo de Muralha: Alguém sentiu falta de Jon Snow?

  • http://www.umsitebembacana.com.br Filipe

    Agora começa a segunda temporada de verdade!

    Que cena essa da Melissandre parindo um demônio de Supernatural/Dementador, hein?

    E a cena do rato no balde me lembrou Velozes e Furiosos RAOIRAIROARIOARI

    PS: Tyrion, você é foda.
    PS2: O ator que faz o Joff é ótimo, viu. Nunca odiei tanto um personagem, acho que isso é mérito dele.

  • http://www.twitter.com/ariipna Arii

    Eu senti falta do Jon Snow ;-;
    Medo da cena do final do episódio, é mais sinistra que no livro, e olha que lendo eu gelei haha
    ARYA <3

  • https://www.facebook.com/cacaiotero cacai

    Ótimo episodio!! Com certeza o bebe sombra foi a cena mais WTF de toda a serie!
    Acho k eles estao adaptando bem a historia dos livro, sao 50 min que passam voando ! Tem muita coisa sensacional pra acontecer ainda… Essa temporada promete muito!!!

    Aproveitando…Gente vamos ajudar né? É mto chato chegar aki e ler SPOILER – ahhh no 5 livro isso acontece e blablabla ! Eu ja li os livros tb e sei que a historia é otima mas aki nao é lugar pra discutir isso!
    Vicie seus amigos e conversem fora daki! muito melhor…

  • Adriana

    “Alguém sentiu falta do Jon Snow?”
    Eu, sempre, afinal clichê, seu nome é Jon Snow.

    Episódio todo foda, a cena final foi ainda melhor que no livro (o que eu julgava impossível).

    Harrenhal é espetacular, inclusive na abertura.

    A cena do Robb com aquela menina não foi desnecessária, muito pelo contrário, mesmo ela sendo
    diferente dos livros, vai ser fundamental pra o que é talvez o melhor evento de toda a série.

    Cortaram a cena do pêssego, nunca vou perdoa-los, nuuuuuuunca.

  • Magog

    Sensacional episódio!
    HBO como sempre recriando os lugares com perfeição, indo de acordo com a minha imaginação quando li os livros.
    Harrenhal ótima, assim como Pyke.

    Embora eu não goste muito da Cat, achei digno quando ela disse ao Stannis e ao Renly que se fossem filhos dela bateria suas cabeças, os trancaria no quarto até que se lembrassem que são irmãos. rs Perderam a moral.

    Gostei também do diálogo entre os soldados, quando estavam falando de Renly e Loras.
    – É melhor com a espada. – um deles disse.
    -Quão bom pode ser? Tem espetado Renly Baratheon há anos, e Renly continua vivo!
    Me rendeu boas gargalhadas.

    Arya e Tyrion continuam sendo os meus preferidos dessa temporada. Fazendo com que suas cenas, de tão boas que são, passem muito rápido.

    E Jon Snow e Fantasma me fizeram falta nesse episódio, falta que será compensada no próximo, assim aguardo ansiosamente. Não vejo a hora para que os acontecimentos mais esperados aconteçam!

  • Marco A

    Episódio bom demais. Passa super rápido. Cena final impressionante!!!

    Sei lá não acho a Danaerys Targaryen a mais frágil, muito pelo contrário, ela tem os dragões, esqueceu? E é muito corajosa, sem falar que tem um ótimo conselheiro.

    Ps.: ainda apanhando dos nomes dos personagens e lugares!!!

  • Gustavo Vieira

    E façam a festa pessoas que não leram os livros, pois esse episódio foi até agora nessa temporada – e talvez na série INTEIRA – o que mais teve cenas “inventadas”. Muita coisa do episódio é novidade pra quem leu o livro.

    1. Por favor, meus companheiros que leram, vamos tomar cuidado agora. Sério mesmo, sabemos que esse nascimento de Voldemort é praticamente o que grita pra todos os lados que a guerra começou, mas vamos pensar no que aconteceu e não no que “deveria” ter acontecido. É, eu tinha certeza que a cena da tenda seria no final desse episódio, mas já vi que vai ficar pro começo do próximo. Então deixemos pra falar disso NO PRÓXIMO, certo? Melhor que eu até me preparo psicologicamente e faço um estoque de lencinhos.
    2. Espero que não tenha gente se revoltando dizendo que o episódio foi terrível porque se afastou do livro. Eu achei esse o melhor de todos até o momento, porque ele deu uma nova luz a tudo o que já conhecíamos antes e juntou algumas pontas, além disso, foi uma cena mais incrível de se ver que a outra.

    Eu gostei de “Talisa”, principalmente porque ela já chega dando um choque de realidade em Robb. Richard Madden é super carismático e até faz com que a gente torça pra um personagem que nos livros é bem desinteressante, mas foi bom que eles lembraram que ele é só um rapaz idiota que nem sabe direito de guerra ainda. Bota ele no canto, fia, ele merece mesmo. Achei ótima a conversa entre eles. E respeito com a moça, hein? Essa daí é neta de Charles Chaplin! xD

    Então, achei Harrenhal super pavoroso. O castelo ficou extremamente perfeito, bem fiel ao livro. Aquele tinha sido o maior de todos os castelos no passado, com torres altíssimas e uma fortaleza poderosa, mas aí vieram os dragões e virou esse lugar assombrado que é agora. Achei incrível como ficou, as torres derretidas mas ainda assim bem altas. Aquilo já foi um grande lugar um dia, mas agora é o que sobrou. Lindo demais, como imaginei, até parece castelo de rainha má da Disney.

    E foi tão legal o modo como introduziram no episódio passado a oração de Arya, com a promessa de vingança e os nomes indo surgindo pouco a pouco. E Tywin já chega botando moral, felizmente não machucaram o Gendry. E eu amo demais esse Torta Quente, seja a expressão no rosto dele, alguma coisa idiota que ele fala ou mesmo com as calças molhadas, ele me faz rir nas horas tensas rs!

    Dany gritando, Dany ameaçando pessoas, blá blá blá, eu vou queimar tudo blá blá a mesma ladainha de sempre. Quero ver mesmo é ela em Qarth, já que os produtores disseram que vão incrementar a trama dela. No livro não tem NADA pra vermos agora, são longos capítulos apenas descrevendo a riqueza e beleza qartena, mas isso não funciona numa série. O que ela leva capítulos contando é o que a gente nota em um segundo só olhando pra um cenário belíssimo, então vão mesmo precisar trazer novidades, e estou ansioso pra vê-las. E gostei de como aquele “anfitrião” dos Treze esnobou a Khaleesi. Ela sempre grita e ameaça todo mundo, mas ela precisa mesmo é de um tapa na cara pra se tocar que a coitada, no momento, não tem absolutamente NADA. Tem três lagartixas voadoras e uma “horda” com gente cansada, velhos, crianças e uns gatos pingados pra chamar de guerreiros, e pronto. Ela que vá baixando a bola agora e comece a ir atrás de poder, porque ela é aquela personagem que TODO MUNDO sabe que em algum momento será importante, será poderosa, vai montar nos dragõezitos, dominar o universo etc. e tal, mas agora ela é a que tá mais lascada.

    Agora indo pro outro lascado, gostei muito das cenas no núcleo de Pedra do Dragão. Aquele trio tá muito impecável! Toda a conversa entre Davos e Stannis já deixa claro que não tem isso de herói e vilão aí, cada um luta e age, e ninguém vai ser sempre bonzinho ou mau. O honrado Stannis deve ter aprendido com Ned a lição, e não vai ser otário de querer ficar walking on sunshine e jogar limpo. Às vezes alguns caminhos sombrios têm que ser tomados.

    E aí está o Renly dos livros! Todo debochado, tirando onda com o irmão que ninguém nem se importa, tão cheio de confiança que acha que a guerra já está ganha antes mesmo que ele decida lutar. Mas o legal foi que a série mostrou antes um Renly incerto disso, mas que é adorado por todos e é pintado por muitos (principalmente a esposa e o amante) com o mais capaz a reinar. Só não gostei que não vi nenhuma “reza” e nem o pêssego! Isso não se faz, HBO! Só porque os efeitos em Harrenhal, Qarth e no baby Venom significam gastos, será que não dava pra correr na feira e comprar um maldito pêssego pro Renly morder e tirar ainda mais onda com a pobreza de Stannis? Eu queria ter visto a cena do pêssego! :'(

    Mindinho e Margaery mostrando quem é que tá ali pra jogar e quem tá ali só de enfeite. Acho que a última vez que tivemos um “embate” tão sutil foi naquela cena de Varys e Petyr na sala do trono, lá na primeira temporada. Lembrei disso enquanto eles trocavam farpas na maior cortesia do mundo, com direito até a Margaery toda trabalhada na safadeza oculta de dizer “eu sempre confundia a minha tenda, por isso entrava nas outras e encontrava ACIDENTALMENTE – claro, pois sou virgem! – soldados nus”. Mas essa é uma frase pra se gravar: meu esposo é o rei, e o rei é o meu esposo. Ah, Margaery, você já sabe quem o que quer, né?

    E o encontro de Cat com Baelish. Achei interessante, e digam o que quiser, protestem que Mindinho tá sendo alterado e tão mudando a personalidade dele e o mesmo mimimi de sempre, mas na minha opinião, só exageraram um pouco com o personagem. Ele é sutil, mas não vamos esquecer que a única fraqueza real dele é esse amor doentio que ele nutre por Catelyn. Qualquer coisa referente a ela e ele arma a barraca, ou um barraco, como no primeiro episódio. O povo que lê o livro reclama de uns detalhes desses, mas esquece o quanto isso o torna imprudente e o quanto a sutileza e o cuidado que ele demonstra no jogo vão pra casa da mãe Joana quando Lady Stark entra na história.

    Mas é muita cara de pau mesmo. “Eu sei que eu matei teu marido e tu tá aí toda desesperada, mas olha pelo lado bom, agora a gente pode se pegar”. OI? Eu ri com essa cena, porque esse Mindinho não consegue é esconder o mindinho dele perto de uma boa ruiva. Mas a semente já foi plantada, Cat tem que continuar forte e lutar, pois ela é a mãe, ela tem que continuar firme pelos filhos, por aqueles que ficaram em Winterfell, pelas meninas que estão no Sul e pelo filho que foi pra guerra, e só o que restou a ela foram os ossos do marido e uma oferta do Duende.

    E teve pouco de Tyrion no episódio, mas valeu bastante. Ele continua jogando e se fortificando pra poder enfrentar Cersei. Já se livrou de dois traidores, e agora conquistou o primo pro lado dele. Lancel foi tão fraco e patético, é incrível como ele é uma cópia barata de Jaime, tanto é que Tyrion o quebrou facilmente. Mas eu até gosto do personagem, ele sempre me diverte ao ser trollado por Robert na primeira temporada e agora pelo primo. No fundo ele é até inocente, todo iludido que agora é cavaleiro, que agora é poderoso, que agora é quase um Jaime… Mas no fim ele não aguenta o Jogo dos Tronos, tadinho, Tyrion fez ele de gato e sapato rs.

    E aí vamos ao filhote do capeta, e nem é do filho de Melisandre que estou falando. A tortura de Joffrey a Sansa foi bem fiel ao livro, mesmo sem poder ir tão longe já que Sophie Turner é menor de idade. Mas o melhor mesmo foi a atriz nessa cena tão cruel e logo em seguida se mantendo forte e digna, saindo de cabeça erguida e ainda dizendo que Joffrey é o amor da vida dela, mesmo com aquela cara cheia de ressentimento. Como disse o próprio Tyrion, ela ainda pode sobreviver.

    E outro que também arrasou muito foi o Jack Gleeson. Ele encarna o inferno inteiro atuando como esse nojentinho do Joffrey, que consegue ser tão odioso (ou até mais) quanto no livro. Aquela cena das prostitutas foi brutal, e já mostrou bem como o menino é perturbado. Em Game of Thrones não tem herói e nem vilão, cada um defende os próprios interesses, mas se a gente for atrás de alguém realmente realmente ruim, esse é Joffrey. Pelo o que é descrito nos livros, dá pra ver que ele é mesmo um psicopata, ele gosta de ver o sofrimento alheio. Ele não tortura Sansa pra puni-la pelos crimes do irmão, mas porque é divertido. Juntando isso a uma cabeça burra de criança que foi mimada a vida inteira e agora virou rei, ele acha que pode tudo, e enquanto Tyrion tá pensando em lutar com Cersei, ainda tem o sobrinho desafiando a autoridade dele. Lembrando que na cabeça de Joffrey, ele é o rei e o rei faz o que quiser, então ninguém vai tentar dar ordens. Se nem a mãe o segura, por que é que um anão vai fazer isso? Só espero que depois dessa a Ros ainda saia feliz e com um sorriso no rosto, porque Petyr não quer mais lágrimas, né?

    E pra finalizar, a sombra. Que cena fantástica! Essa daí é pra dar na cara de quem dizia que a Carice não era bonita o suficiente, que era velha demais ou que não estava sendo uma boa Melisandre. O parto que eu esperei um ano pra ver conseguiu superar a minha imaginação, fiquei de queixo caído o tempo todo, não acreditando que tinha ficado TÃO perfeita a cena. Era Davos de um lado espantado com a gestação demoníaca, a Mulher Vermelha cheia de poder enquanto a coisa saía e o poder do Senhor da Luz sendo mostrado. Tive que rever a cena várias vezes e todas as vezes eu ainda me arrepiei. Expectativas muito altas são um perigo pra quem leu os livros, mas acho que essa cena realmente se superou por completo, não dá pra achar defeito nisso. Se alguém não ficou satisfeito com esse final, ou com o episódio de um modo geral, por favor, reze pro Senhor da Luz, vá parir uma sombra e mande-a matar os produtores, talvez isso lhe faça mais feliz.

    Jon Snow who? Senti mais falta de Theon. D’:

    E que venha o quinto episódio: O FANTASMA DE HARRENHAL! *O*

  • Leo

    Tyrion ensinando a diferença entre educar e ameaçar foi épico! Tyrion FTW!

    Mas pra mim a surpresa da temporada tem sido a Margaery! Todas as cenas dela são foda e a conversa com o LF foi perfeita!

    Aliás, LF tem sido a minha maior decepção… sou só eu que acho que na série ele parece muito menos esperto e seguro de sí?

  • Leo

    “Jon Snow who? Senti mais falta de Theon.” [2]

  • Igor Irani

    @Gustavo Vieira fez uma review a parte aqui nos comentários

  • LuBeltrão

    A fumaça de Lost fazendo ponta em Game of Thrones! kkkkkkkkkkkkkkk

  • Nerd Entendido

    Fiquei com dó da Arya quando começou a sua “prece” noturna, mas alguém ai também riu quando ela adicionou A Montanha a lista? o/

    @Gustavo Vieira
    como sempre fazendo seu sub-review.rs

    @Marco A
    eu achei a Dany bem frágil. Ela e seu povo estavan quase caindo ali na frente do portão, e se os 13 tivessem decidido tomar os dragões dela (q eu tava achando q iria acontecer) ela não iria conseguir impedir.

    @Adriana
    Por isso que não gosto de fã do livro comentando aqui. A gente que só ve a série nem pode comentar que achou uma personagem chata ou desnecessária, que vem um spoiliar.. “não, mas ela vai ser interessante. não, mas ela vai fazer mais coisa”.

  • @shinoda_lucas

    Pela primeira vez na têve vimos uma pessoa parir um DEMENTADOR!

  • Diego Hudson

    Episodio fantastico, perfeito…o final me deixou de boca aberta :O

    @Adriana – desnecessario seu comentario, pois estamos falando desse episodio em si, não do livro.

    @Gustavo Vieira – muito bom seu review ^^

  • http://esperandooesperado.blogspot.com Mica

    @Nerd Entendido
    Eu nem lembro da garota no livro! (lembrando que todas as cenas do Robb não existem no livro e todas as menções da guerra só são conhecidas bem depois) Mesmo assim, não gostei da cena. Não fui com a cara da tal enfermeira e achei a cena fraca e cliché. É tolice dizer para um rei, para o senhor de um exército as coisas que ela disse. Robb está lutando porque tem que lutar, se ele não lutar, ele será esmagado, simples assim. O Norte quer que ele lute, ele apenas fez a vontade do seu povo. Ela fica ali, cheia de razões, mas não tem a menor ideia do que é estar na pele dele, precisando liderar um povo inteiro aos 15 anos anos de idade (bom, na tv mais velho, mas mesmo assim, ainda jovem e inexperiente). Sim, Robb não pensou no que acontecerá no futuro para o Trono de Ferro, deixe o povo que quer o Trono se degladiar. Robb não quer ser rei de Westeros, ele quer vingar o pai e ser o Senhor de Winterfell, quer ser o senhor do Norte e voltar para casa em paz. Se o rei aceitasse sua condição, ele sequer guerrearia, mas Joffrey (os Lannister em geral) não aceitam perder nenhuma parte do osso, e somente por isso eles lutam.
    Ela que vá conhecer os verdadeiros motivos desta guerra antes de sair por aí tentando dar lição de moral.

    De resto, gostei muito do episódio, mesmo sendo uns 60% de cenas extra-livro. E isso não é ruim, é até novidade. Explicaram algumas coisas, mencionaram outras, inventaram algumas, mas no final tudo ficou bem encaixadinho com o sentido da trama. E o final…OMG, ótima a cena da Melisandre. Ficou ainda mais tensa que no livro, e eu não achava isso possível.

  • Talita

    Só eu que estou esperando que a Sansa pode ser muito top foda futuramente??
    Até o Tyrion percebeu que ela vai surpreender, so esperando, ela é a Stark que mais sofre.

    Adorei a cena que Tyrion explica a diferença de educar o sobrinho para ameaçar, kkkkkkkkkkkk, como eu amo esse Imp.

  • Rodrigo Bacelar

    @Adriana
    Mais um comentário no estilo “mas no livro essa personagem ainda será importante”.
    Até quando? Ai, ai…

  • Erick Sanderson

    Ep ótimo mesmo! A mitologia da série só cresce a cada semana.

    Só eu que NÃO senti falta das aventuras além da muralha????

    Sei que essa história tem tudo pra ficar interessante daqui um tempo, mas do modo que sendo apresentada me faz ter vontade de dormir.

  • Cakki

    Eu, pra variar, adorei o episódio! =)

    Tyrion e Arya, como sempre, roubando as cenas! E não poderia ser diferente, visto que são os personagens que mais se desenvolvem no “Fúria dos Reis”.

    Tyrion consegue, de novo, passar a perna na Cersei; e é sempre divertido ver como ele faz isso. E o Peter Dinklage sempre arrasando!

    E a pequena Arya chegando naquele lugar horrível que é Harrenhal….. Nossa! O cenário da cidade ficou muito bom, toda a sua destruição e decadência foram super bem retratados. E quero ver como as coisas vão se desenvolver com Tywin Lannister por lá!

    Joffrey sendo o mais sádico dos sádicos foi de arrepiar os pelos da nuca!!! Cruzes!!!!! Como esse guri tá fazendo bem o papel!! Eu consigo odiar mais o Joffrey da tv do que o do livro!!

    E pobre Sansa… Sei que muitos não gostam da personagem, mas coitadinha…. Ela é só uma menina sonhadora, que tem ficar quieta e engolir desaforos pra ficar viva em Porto Real… Tenho mta pena dela.

    Outras cenas boas foram as de Mindinho, Catelyn e os irmãos Baratheon! Mindinho articulando o que pode (e o que não pode) com todo mundo; Catelyn chorando com os ossos do Ned Stark (chorei junto); e a conversa entre Stannis e Renly e todo aquele “amor” dos irmãos (tbm senti falta do pêssego).

    E pobre Davos tendo q assistir a doida-mor Melisandre parindo a sombra sinistra!! A cena na tv ficou mto boa!! Lendo o livro já tinha achado tudo mtoooo sinistro, mas vendo foi pior ainda!!

    Ah, só pra não passar em branco: Qarth ficou linda; e ver o Vento Cinzento em batalha é mtoo de bom!! =)

  • Rubens

    Que eu saiba essa historia do balde com o rato era usado na II Guerra Mundial, pelos nazistas… Nunca li em lugar algum que isso fosse usado aqui no Brasil. Aqui era mais pau-de-arara de choques. Ate porque a quantidade de prisioneiros politicos e terroristas mortos e torturados foi muito pequena no BRasil, comparada com outras ditaduras, inclusive de países latino-americanos — ainda mais se comparado às populacoes desses paises…

  • Cakki

    @Gustavo Vieira

    Teus comentários/reviews sempre me impressionam, Gustavo!

    Tu tem umas ideias mto parecidas com as minhas em relação à adaptação do livro pra tv; bem como das cenas adicionais.

    É o que eu sempre digo pra uns amigos meus q tbm leem os livros: não podemos nos esquecer que acompanhamos a história nos livros pelo ponto de vista de somente alguns personagens…

    Logo, algumas histórias que ficam subentendidas tem que ser mais explícitas na tv (vide Robb, Mindinho e Margaery).

  • Cakki

    Meio off-topic, mas acho que vcs vão gostar:

    Semana passada chegou minha encomenda do blu ray da 1ª temporada de GoT!! Gente, quem puder, compre!! Vale mto a pena!

    Tem uns extras contando a história de antes de tudo começar narrada pelos personagens (e é pelos personagens mesmos), com ilustrações baseadas nos livros! Mto bom! Tem toda aquelas explicações sobre as crianças da floresta; o Rei Louco Aerys Targaryan; a rebelião do Robert Baratheon; etc.

    Eu comecei a ler os livros exatamente por causa dessa parte mais histórica/mitológica, então acho que talvez quem não leu/não quer ler os livros vá gostar bastante.

  • Gustavo Vieira

    @Adriana, eu, mesmo que não tivesse lido os livros, não me importaria que alguém dissesse se personagem X é importante mais pra frente, mas o povo não gosta, já ficou claro que pra muitos acham isso spoiler e se incomodam, então por que você insiste em dizer? :/

  • Carmen

    Senti falta do Snow,gosto dele.

    Até que fim as coisa melhoraram pra Danaerys,ela e a Arya são as melhores!

    Adoro ver a Sansa sofrendo!

    O que foi aquela cena final?O capeta junior nasceu!

  • Evandro

    Ai, eu adoro as reviews do Gustavo Vieira, gente.
    É tão bom ler a opinião de quem ja sabe da historia…

    Uma coisa que eu to adorando na série é que eles estão tirando todos os elementos “fantásticos” que me incomodaram bastante quando eu li o livro. Por exemplo, na cena final a Melisandre brilhava. Isso mesmo.
    Eu fiquei muito puto lendo aquilo.

    E falando no parto, ficou MUITO bom. conseguiu ser mais sinistro que no livro. Alias, adorei que anteciparam essa cena, porque a primeira aparição da sombra é muito confusa. Eu li umas 3 vezes e não entendi direito o que acontece. Só depois que ela nasce é que fica claro.

    Também senti falta do pêssego, poxa. Mas principalmente do Tyrion avisando para Cersei que o Stannis tinha chegado de Pedra do Dragão. É muito engraçado porque ela se desespera e o Tyrion começa a rir, e só então fala que ele desembarcou em Ponta Tempestade, e não em Porto Real.

    Só eu que acho o símbolo dos Baratheon horrivel? Parece aqueles alces da Disney, não tem nada de imponente naquilo. E só eu que imaginava que o coração do Senhor da Luz fosse um coração de verdade?
    Pelo menos seria mais “forte” do que <3

  • Luiza

    Eu senti falta do John Snow, comprei os livros mas ainda to no primeiro.
    Odeio o Jofffrey queria que ele morresse logo,mas dá pra perceber que naum vai rolar agora,tb. acho que a Sansa ainda vai dar o troco bem dado.Como as séries boas passam voando….

  • Renan

    Melhor episódio da temporada. Já abre com um relance do Vento Cinzento, depois temos o reizinho mothafocker fazendo mothafockagem, sério, o Jofrey é o personagem chato mais legal dessa série, ele fudendo em sentido figurado as putas que o anão mandou foi muito bom. Depois apareceu Harrenhal ( e o quinto episodio chama Ghost of Harrenhal) e por fim Melissandre e a fumaça do Lost, pra mim essa parte foi melhor na serie do que no livro. E ainda tivemos um gostinho do que Dany é capaz. E os personagens malas foram deixados de lado, Sansa teve apenas uma cena, Bran e Theon nem apareceu, e o Sam tmb, mas infelizmente pra ele não aparecer não teve o Jon.

    PS1: Pena que não tivemos o tapa que o Tyrion manda na cara de Jofrey.

    PS2: A Dany é tão foda (ou é filha do Chuck Norris) que consegue guardar dragões em cestas de palha. Só ela mesmo.

  • http://esperandooesperado.blogspot.com Mica

    Eu sempre imaginei os símbolos meio mequetrefes mesmo…

    No livro Melisandre está no escuro, é preciso ter alguma luz para ver a sombra. Na série tem iluminação artificial para a filmagem 😀

  • Célia Regina

    Ano passado Peter ganhou o Emmy e o Globo de Ouro, bem merecidos os prêmios. “In my opinion”, a jovem atriz que interpreta Arya, merece ser indicada. Show!

  • Cristiano

    Vai ser a última vez que leio comentários aqui. Isto aqui é um site de review de séries, não de livros. Quem quiser comentar livros, que vá em um fórum dedicado a isto, e fiquem lá fazendo comparações entre o livro e a série.
    E fico estupefato de ver que a moderação não faz nada a respeito. Shame on you!

    Obs: Já imaginaram se fosse no Brasil a cena do Joffrey com as prostitutas? Um “de menor” vendo duas mulheres peladinhas, e ainda se deleitando em agredi-las?

  • Rodrigo Bacelar

    Não vi muitos problemas nos comentários dessa vez.
    Existem comparações entre o livro e o episódio, mas a maioria das pessoas se limitou a isso, sem soltar spoilers.

    Acho inevitável fazer essa comparação entre o que imaginávamos e como foi mostrado na série.

    Atualmente estou terminando o segundo livro e tenho bem fresco na memória os acontecimentos dessa temporada, então é bem legal ver o que eu imaginava quando lia sendo transportado para a telinha.

  • Castiel

    Esse pode não ter sido o episódio ápice da série, mas sem dúvida foi o mais tenso, com todas aquelas torturas, sadomasoquismo, criaturas from hell sendo paridas e cia.

    Só achei dispensável a presença do Mindinho no acampamento do Renly. Varys, que é pra ser o foco do Conselho e o que mais ganha destaque nessa etapa da saga, nem deu as caras.

    E achei totalmente fútil a cena da ”enfermeira”. Primeiro que, por mais que seja clichê, a personagem, para ”balançar o coração do Robb”, deveria ser um doce de pessoa e/ou um furacão de mulher. Não é nem um, nem outro. E outra que… que papinho é esse de ”ele não fez nada pra vc, só tava no exército Lannister” ? Minha filha, isso é uma GUERRA. Se Robb pudesse matar Joffrey e Twin logo de cara, ele com certeza o faria. Se o cara escolheu servir ao exército Lannister e, por tabela, PROTEGER Joffrey/Twin, então ele tem mais é que ser ferido mesmo. Por isso não gostei da cena. Mostrou um momento de fraqueza totalmente desnecessário e que não cabe no contexto da guerra travada ali. Nunca que Robb vai exitar por atacar um exército Lannister só pq ele é formado ”por gente que não fez nada ao pai dele”.

    A outra crítica foi com relação à Qarth, mas aqui é mais na direção do que no roteiro. Achei totalmente falso, quase um papelão pintado óbvio, as roupas dos Treze – na cena que um dos Treze das as costas pra Dany então, fica quase óbvio que a vestimenta/colete dele é ”fake”. Outro erro foi a cidade em si, por trás das muralhas. Me senti, e talvez seja só impressão minha devido às muralhas, olhando para um quadro muito bonito, ao invés de uma cidade.

    Tirando isso, o cap. acertou em todos os outros termos, mesmo no sexo gratuito. Achei ”estranho” não falarem o pq da Melisandre ter parido a cria, ou o pq do Davos ter seguido aquele caminho de contrabandista, mas acredito que vão explicar isso no começo do 2×05(eu espero). Falando nisso, achei que Stannis meio que ”surgiu do nada” ali no roteiro, tendo o exército aparecendo ao lado de Renly quase ”feito mágica”. Deveriam ter comentado, em algum cap. anterior, os planos do Stannis, mas tudo bem.

  • Castiel

    Quanto à review….

    Eu não acho que Stannis seja fragilizado não.

    No livro, ele é um filho-da-puta desde o Prológo, em que humilha sem pudor o antigo conselheiro meistre Crassen(aquele que morreu de veneno no 2×01).

    Na série, como ele mesmo diz, ”vale tudo na guerra”, ao final desse cap. Mesmo que isso tenha sido uma TREMENDA descaracterização do personagem dos livros. Afinal, Stannis é um puta homem honroso, e, tirando o fato de querer matar o irmão por ele não se ajoelhar perante à ele, ele não tem essa ideia de que ”pra ganhar a guerra, posso apelar pra qualquer coisa”. Tal coisa se mostra até, digamos, um erro de concordância de roteiro. Em um momento, na conversa com o Renly, ele parece acreditar piamente que Melisandre o dará um herdeiro de ”carne e osso”; no outro, ele até parece saber que Melisandre vai parir aquele demônio, e não dá muita bola pra isso. Tipo, OI? Ele não sabe das macumbas da Mel, e transa com ela pq acredita que ela vai engravidar de um herdeiro humano dele, e não que ela esteja usando o ”sêmen” dele pra procriar monstrengos.

    Outra nota na review é sobre Lancel e Twin. Na verdade, Twin já foi introduzido na primeira temporada, e o relacionamento carnal do Lancel com a Cersei já foi mostrado, tbm, na primeira temporada(tem uma cena que ela se levanta de uma cama, em que ele está nu).

  • San

    Que cena foi aquela da Melisandre, meu Deus?? ficou tão boa quanto a do livro!! estou adorando essa mulher, Carice Van Houten está arrasando!!
    segue até uma dica para quem não assistiu ainda a “A Espiã” filme que ela fez uns 4 anos atrás, assistam que vale muito a pena.

    Achei o melhor episódio dessa temporada até agora, que tenso a cena de Harenhaal, onde Arya, Gendry e Torta Quente ficam vendo aquele pessoal sendo torturado e morto, terrível! o pobre Gendry quase dança também. e Joffrey?? Ah, moleque maldito, que adoro odiar ele,rsrsrs…

    E agora quero ver alguém falar que essa segunda temporada ainda está parada e chata? :/

    @Gustavo Vieira, tá na hora de vc pedir trampo no blog, estou lendo toda semana 2 reviews agora aqui,rsrsrs..

  • qwerty

    Ótimo episódio.

    Eu gostaria que mostrassem, ou falassem, mais o andamento da guerra. Ao meu ver, os Starks estão se dando melhor no campo de batalha, mas, como não tem interesse pelo trono, o Renly é quem tem a melhor posição de contestamento ao Joffrey atualmente. Aparentemente, ele não deve enfrentar o Norte, então isso quer dizer que os Lannisters vão tomar fogo em dois frontes. Já o Stannis só não está pior do que a Danny, mas agora com o Mini-Balrog isso pode mudar, ele pode assumir o posto do Renly (não faço ideia do que vai acontecer, não li os livros, mas é de se imaginar que ele tente atacar o irmão).

    E ainda tem os Greyjoy na jogada. Se realmente invadirem o Norte, Robb terá sérios problemas.

    Enfim, é uma batalha muito equilibrada e poderiam mostrar melhor o seu andamento semanalmente (poderia usar a abertura pra isso, por quê não? enquanto percorrem Westeros, poderiam mostrar bandeiras fincadas no mapa pra indicar quem está controlando o que).

    Além disso, um ponto importantíssimo: CEDO OU TARDE vão ter que mostrar uma batalha épica por inteiro! Eu sei que é muito caro, mas não tem como evitar, uma hora ou outra vão ter que mostrar uma batalha grandiosa. Espero que isso aconteça nessa temporada.. já que é chamado de A Clash of Kings, nada mais justo.

  • João Paulo – Brasil

    Então a Melisandre é criadora de monstros de fumaça #lostfeelings kkkkkkkk. Então teremos review dupla no blog, esse povo empolga demais nos comentários, tá certo eu já empolguei também, mas não igual ao @Gustavo Vieira kkkk

    Episódio fodástico de GoT, temporada massa demais.

  • @khalge

    Ótimos episódio e review.

    Morri de dó da Sansa, da Cat vendo os ossos (aquele ”get out” foi de partir corações), da Arya, da Dany e das prostitutas. E meu ódio pelo Rei Joffrey só aumenta (mas eu amo odiá-lo).
    Game of Thrones é uma série que mexe profundamente com as emoções. Não tem como haver indiferença.

    As cenas de personagens que não têm ponto de vista nos livros são interessantes e enriquecem a série.

    O clima tá cada vez mais tenso. E só vai ficar pior!

  • Israel

    Robb com a enfermeira, a não ser que eu esteja enganado será o motivo da cena mais fodástica que teve até agora em toda a história, esqueçam os zumbis, dragões nascendo, Ned morrendo e tudo mais.
    E quanto a Jon Snow, por enquanto vcs podem não sentir falta dele, mas logo eu acredito que vcs vão estar amaldiçoando cada cena que se passar abaixo da Muralha e não tiver apresença dele, porque ao menos na minha opinião a história dele é a mais importante.

  • Junior dias

    Jon Snow who? Senti mais falta de Theon. [+1]

    So uma coisa tem me incomodando nessa temporada que são as cenas ‘fillers’ do Mindinho.. Ele sempre é sarcástico, seguro de si e de sorriso fácil no livro, já na série tão descaracterizando ele, nem parece o mesmo Mindinho da primeira temporada… mas msm assim acho que entendo (assim as pessoas o subestimam) só isso. que tenho para reclamar.

    A Cena da Melissandre foi otima, tão boa ou até melhor que a do livro.

    kkkkkkkkkkkk é engraçado que ngm nem citou o Bran e ele não ter aparecido nos comentários do episodio,kkkkk. Eu entendo, no livro os capitulos dele são os mais chatos, sempre tinha vontade de pular.. Pelo visto a serie apesar de ter melhorado um pouco ele, não melhorou o suficiente.

  • Yamila Audrey

    MELDEEEEELS! Joffreyzinho todo malvadinho, brincando de ser rei, sendo sadomasoquista. Ain, que cena aguniante! Pelo menos ele continua virgem e não veremos bastardos desprezíveis vagando por King’s Landing. Sabe-se lá que tipo de bebê nasceria. Quem sabe até um DEMENTADOR (Sério wtf foi aquilo? Tenho que ler logo todos os livros gente!) ? E falando niso, cara, que cena foda, como de costume deu vontade de gritar com a televisão por que não tem condições, parece ter durado só 20 minutos!
    Mas pertubador mesmo foram as cenas lá com Arya e Gendry. Tava quase me matando, fiquei angustiadíssima.
    NOW, WAIT.
    Daenerys linda vai tomar baaaanho!!!!!!! Whoooooa!

  • Evandro

    Eu adorava os capítulos do Bran, mas não suportava os da Arya depois que foi capturada..

    Axo besteira reclamar das comparaçoes com o livro, até porque pra quem leu, isso é impossivel.
    Pelo menos não tem (quase) ninguém dando spoilers aqui. E na maioria são comentários sobre coisas que nem aconteceram na série, mas servem de curiosidade/complementação pra quem só acompanha pela TV.

  • Carlos

    @Renan (comentario nº 27), não sei se aquilo era cestas de palha, passou rapido pra ver, mas se for realmente é muito cabacice dos roteristas colocar dragoões em cestas de algo que fogo pode destruir, não faz sentido se for isso. Outra coisa, não acho o Theon chato a ponto de compara-lo com Bran, Sansa e o gordinho mala.

  • Rogéria

    O episódio já abriu com o diálogo fantástico dos dois soldados sobre o Loras “espetar” o Renly há anos e o moço ainda não ter morrido. Impagável! kkkkkk

    Mas logo em seguida a coisa ficou série com o Vento Cinzento aparecendo e acabando com a festa dos aliados do Lannister. Robb mais uma vez demonstrando que é um bom estrategista em campo de batalha.

    A cena do Mindinho com a Cat foi muito nonsense da parte dele. Eu totalmente compartilhei o ultraje dela quando ele teve a coragem de aparecer e ainda vir com aquela conversinha de “agora que seu marido se foi, podemos tentar algo”. Fala sério, né? Mindinho é tão inteligente, tão articulado, como ele pode ter pensado em algo estúpido assim? Muito bola fora, não combinou muito com o personagem. Mas pelo menos ele devolveu os ossos do Lobo Pai para a Loba Mãe poder sepultar o marido. E o que foi a roupa das Irmãs Silenciosas? Babei ali! *-*

    Joffrey humilhando a Sansa foi perfeito. Adoro odiar o bastardinho encapetado! Mas quem roubou a cena mais um vez foi meu amado Imp Tyrion, maravilhosamente didático ao explicar ao Sor Meryn a diferença entre educar e ameaçar. Eu adorei aquele diálogo no livro e na série ficou ainda mais perfeito. Aposto que todo mundo entendeu a lição! rsrs

    A forma como o Joffrey tratou os presentes enviados pelo tio só corrobora a minha desconfiança de que ele seja impotente. Vejam, nesse tempo todo ele já poderia ter estuprado a Sansa inúmeras vezes, mas só sente prazer em torturá-la fisicamente. É impossível que um rapaz na idade dele não tenha o mínimo de interesse em sexo.

    Renly não apareceu comendo o pêssego mas apareceu segurando uma maça na conversa com o Mindinho (sim, eu reparei, como não?? rs). Foi um lembrete do quanto nosso Jovem Veado é pecaminoso. *-*

    Margaery se perdendo nas barracas alheias foi desnecessário. Ainda tenho dificuldades com toda essa erotização da personagem. Estou adorando o trabalho da atriz e já gostava demais da personagem, mas essa sexualização toda ainda me incomoda, pois eu não via a Margaery assim.

    Dany e suas ameaças vazias em Qarth me deixaram com vergonha alheia. Ela é minha favorita na Guerra dos Tronos, mas poderia ter passado sem aquilo. Tá, entendo que ela não poderia implorar por abrigo e mostrar os dragões seria arriscado, mas gritar aquelas coisas me soou uma péssima escolha. Ainda bem que o Xaro estava lá para salvar o dia.

    E a melhor cena do episódio veio com a nossa Mel. Muitoooo mais emocionante que no livro. Tipo, eu gostei da cena no livro e estava doida para ver como fariam na tela. E não me decepcionei, ficou muito bom. A cara de espanto do Davos não teve preço, e a Mel nunca me pareceu tão linda quanto durante o parto. Não precisou nem brilhar, a pele branca e translúcida dela já foi o suficiente. Cena phoddísima, e estou louca para ver a continuação dela!

    E finalmente a melhor cena

  • Rogéria

    Ah esqueci de mencionar uma coisa: tb não gostei da insinuação da Melissandre de que o Davos poderia desejá-la. Eu nunca senti essa vibe dele por ela.

  • Mari

    Noossa, a cena da Melissandre foi ÓÓÓÓTEMA! Mais tensa do que no livro, se é que isso é possível.

    Eles cortaram a cena do pêssego de Renly, COMO ASSIM???

    Nem senti falta de Jon, estou chocada =O Também não vi esses 50 minutos… Como essa série passa voando! *.*

    Tyrion, seu foda +1

  • http://wenderlly.tumblr.com Wenderlly

    É Jon Snow. 😀

  • Rogéria

    Só agora fui ler os comentários e não vi nenhum spoiler… E olha que tem muita coisa que poderia ter saído nos comentários desse episódio que seriam spoilers fudidos!.

    Acho que algumas pessoas exageram demais. Mandar o pessoal parar de comentar é uma baita mancada, principalmente dado o nível dos comentários de Game of Thrones, que são os melhores do SerieManíacos.

    Já falei e repito, não quer ler spoiler de nenhum tipo, não lê os comentários, fica só na review. Simples assim.

  • Junior dias

    @Rogéria no livro o Joffrey tem uns 12/13 anos se não me engano.. A serie faz eles um pouco mais velhos porque né, nao tem como tmb …

  • Junior dias

    @Rogéria penso exatamente a mesma coisa em relação a Margaery. A atriz (para quem ja assistiu The Tudors) é otima no quesito dissimulação.. E acho que tão pecando um pouco na serie colocando meio que expressamente na serie o que agente apenas presumia no livros (sempre ficava aquela duvida se ela era uma jogadora ou não, se era virgem ou não e por ae vae..)

  • https://twitter.com/#!/jepe87 @jepe87

    A cena do rato me fez lembrar de Braddock II

  • Leo

    Nossa eu super gostei da sexualização da Margaery! Acho que tem tudo a ver com o personagem… Sempre senti que era ela bem mais esperta do que a gente imaginava… A verdade é que a gente sabe muito pouco sobre ela!

    Esqueci de comentar uma parada: A cena do LF entregando os ossos do Ned pra Cat foi meio non-sense, vcs não acharam? Como ele sabia que ela estaria alí? E se não fosse pra entregar os ossos para ela, por que outro motivo ele teria levado os ossos com ele pro acampamento?
    Sei lá… achei que ficou meio mal explicado!

    E sim, Dany fazendo ameaças vazias foi mega vergonha alheia! Sempre achei ela uma mimadinha insuportável… acho que a série tem feito jus à personagem!

  • Lu

    Lucas, ainda se enrolando com os nomes! É Jon Snow!

    Episódio sensacional! Trouxe um monte de surpresas e ver cenários que antes só imaginava… é espetacular. Estava muito ansiosa pra ver Harrenhall e Qarth. Uma parece um castelo mal assombrado (nem precisava do comitê de boas vindas do Montanha) e a outra parece um oásis no meio do deserto.

    Acho que o que torna a Dany “frágil” é que ela está numa situação ainda pior que a do Stannis, estrategicamente falando. Ela vai ter que sair praticamente do zero, está em outro continente e, pior, está numa situação muito parecida com a do irmão: a de radinha pedinte.

    Acho que é uma das coisas que eu mais gosto nos livros e que a série mostra muito bem: não apenas como o poder é frágil, mas como aqueles que o possui sofrem pressões. Como é solitário. Robb, Renly, Stannis, Dany… muita coisa é esperada deles e isso o isola dos demais. Joffrey é muito imbecil se acha que o Trono de Ferro é dele. O Rei Aerys tbm achava… até a rebelião do Robert Baratheon. Aliás, Joffrey, naquela ceninha sadomasô básica, mostrou que é tão louco e descontrolado quanto o pai da Dany.

    Rapaz, que medo daquela coisa que a Melisandre pariu!

    Não senti falta do Jon, e nem mesmo do Theon. O episódio simplesmente voou.

    @Rogéria: Acho que Melisandre estava simplesmente trollando o Davos e ele caiu na pilha.

  • Rogéria

    @Leo: ficou mais legal na série mas descaracterizou a ambiguidade que a Margaery tem nos livros, entende?

    ~~~~~SPOILERS DOS LIVROS~~~~~
    .
    .
    .
    .
    .

    @Leo, essa falta de detalhes que você mencionou é o que sinto falta. Nunca sabíamos quem era a Margaery realmente. Ela era a viúva virgem do Renly? Ela realmente se importa com o Tommen e com a Sansa? Ela realmente dormiu com metade da guarda? Ela tem um caso com o Loras? Ela é fiel a quem, afinal?

    Claro que queremos essas respostas, mas boa parte da atração que tem-se por ela é devido a esse mistério envolvendo as coisas mais básicas, como a virgindade dela. Nos livros ela é sempre colocada como virgem, como intocada. Depois aparecem alguns boatos escandalosos – a maioria provocados pela Cersei -, e a confirmação de que ela não é mais virgem. Mas é tudo falado por outros, nunca dá para ter certeza de nada.

    Mas quando a série a coloca como uma devassa que sai entrando em barracas alheias e fazendo sabe-se lá o que com soldados desconhecidos, descaracteriza a personagem. E se no 6º livro ela tiver voz narrativa e descobrirmos que ela ainda é virgem, ou que ficou apenas com uma pessoa na vida? Como vão corrigir isso na série?

  • Rodrigo Bacelar

    DISCUTINDO OS SPOILERS ACIMA!!!!!!!!!
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    @Rogéria
    Duvido que o Martin não seja consultado sobre cada alteração feita na série com relação à obra literária, portanto, não vejo motivo para temermos o que você especulou no último parágrafo.

  • Rogéria

    Só para esclarecer, eu não sou daqueles fãs xiitas que querem tudo igual ao livro, pelo contrário. Eu adorei as cenas novas como a do Joffrey com as prostitutas, da Cersei com o Mindinho, da Cat com o Mindinho e até a cena do Robb com aquela enfermeira raivosa. Essas cenas ajudam quem não leu o livro a entender melhor a personalidade e as motivações dos personagens.

    Só me incomoda quando mudam o personagem, colocam-no fazendo coisas que ele nunca faria (como a Cersei estapeando o Joffrey) ou esse caso da sexualidade excessiva da Margaery. Acho desnecessário, pois os personagens já são bastante fortes sem precisar mudá-los.

  • Ase Arase

    Tenho medo de ler os comentários aqui por causa de spoilers, mas ainda vou arranjar tempo para ler os livros.

    Estou achando essa tempora muito boa. A cena da cidade no deserto ficou muito massa! Estou na torcida por Dany!

    Eu já achava meio apelão ter dragões em uma guerra de humanos, mas agora com aquele espírito das sombras fica difícil saber quem vai ser o mais apelão.

    Gosto muito de Arya aquela menina é porreta!

  • Junior Dias

    @Rogéria exatamente!
    Uma personagem que podia ser extremamente misteriosa, ja foi meio que “desvendada” na serie. Eu gostava de ter as divagações se ela era inocente ou não, se ela tava por trás de algo ou não.. Mas ainda entendo a serie. Acho que eles tão fazendo ela assim, para nos mostrar acontecimentos futuros em que ela joga (atè mesmo no livro)

  • Rogéria

    ~~~~~SPOILERS DOS LIVROS~~~~~
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    @Rodrigo Bacelar: espero que o consultem mesmo. Mas insisto que tiraram boa parte da ambiguidade da Margaery. Pensa no quanto seria melhor se ficasse pairando todas aquelas dúvidas que se tinha sobre ela! Se tivéssemos uma Margaery ora inocente, gentil com todos, ora jogadora, que ao mesmo tempo que presenteia o Tommy com um gatinho ainda consegue dar uma espetada em público na Cersei sobre a paternidade do Joffrey. Mas ok, vamos em frente e ver aonde a HBO nos levará!

    @Junior Dias: eu ainda divago. A questão da virgindade ainda é uma incógnita para mim. E os boatos de que o Loras era o amante dela? Imagina o bafão! Aliás, como o Martin gosta de incesto, né? Credo!

  • Junior Dias

    SPOILER TMB, QUEM NAO QUISER LER PULE O POST

    @Rogéria
    SIM, kkkkkkkkkkkkk. Por isso que ficava melhor se ela tivesse um “ar” inocente com um jeito dissimulado (a ana bolena de the tudors no começo é muito assim, por isso achei a atriz perfeita).. que nem no livro.. dae ficaria até mais dificil de acreditar caso os boatos sejam verdadeiros. Sem contar que a paranoia da Cersei com ela na serie vai ser bem mais justificável né..
    de qualquer jeito ainda adoro ela.. ;D

  • Giovanna

    Alguém pode me explicar o que aconteceu naquela cena do pêssego que aparentemente tem no livro? Fiquei curiosa haha

  • Leo

    Eu até concordo com o argumento que queimaram a ambiguidade… mas acho que isso é um efeito da transposição das paginas para a tela… Os livros tem várias questões ambíguas devido ao lance dos POVs, e sem isso tudo muda. Deixa de ter um (ou vários) narrador não-confiável, pra ter um onisciente (nós).

    E o Martin acompanha a serie de perto. Ele participou dos castings, e escreveu vários episódios. Ele inclusive já contou para os produtores o que ele pensa (de uma forma geral) pra ser o final, no caso de algo acontecer com ele antes que ele possa terminar de escrever os livros… Tenho certeza que os produtores não tomariam nenhum rumo não-aprovado por ele.

    Ele também já declarou que não haverá mais adição de nenhum POV novo. Ou seja, do 5o livro em diante a história vai ser levada pelos mesmos personagens. Portanto (infelizmente) não teremos capítulos da Margaery…

  • Rogéria

    @Leo: nem me fale, eu morro de medo do Martin morrer e não terminar a série. Pensa que tragédia dobrada! >_<

    Eu tb adoraria um POV da Margaery, mas do jeito que está tá bom. A adição do POV da Mel já me deixou muito felizzzz. rs

  • Rogéria

    Pessoal, vou colar aqui a famosa cena do pêssego que faltou na série!
    Essa cena faz parte do encontro que vimos do Renly com o irmão Stannis, tendo a Catelyn como intermediária. Quem não leu ainda pode ler sem medo, pois não tem nenhum spoiler e é só um complemento à cena que passou no segundo episódio.

    O Renly do livro é tãooo delicioso!!! <3
    Como não amá-lo? ^^

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    (…) Stannis fungou:

    – Se puser o pé num ninho de cobras, será que interessa qual delas morde primeiro?

    – Toda essa conversa sobre cobras e incesto é divertida, mas nada muda. Pode bem ter a melhor pretensão, Stannis, mas ainda tenho o maior exército – a mão de Renly deslizou para dentro do seu manto. Stannis viu, e pegou de imediato no cabo da espada, mas, antes que conseguisse mostrar o aço, o irmão apresentou-lhe… um pêssego. – Quer um, irmão? – ele sorriu. – De Jardim de Cima. Nunca provou nada tão doce, garanto – deu uma mordida, fazendo escorrer sumo pelo canto da boca.

    – Não vim até aqui para comer fruta – Stannis estava furioso.

    – Senhores! – Catelyn se interpôs novamente. – Devíamos estar debatendo os termos de uma aliança, não trocando insultos.

    – Um homem nunca devia recusar saborear um pêssego – Renly disse, jogando o caroço fora. – Pode não voltar a ter essa possibilidade. A vida é curta, Stannis. Lembre-se do que os Stark dizem. O Inverno está chegando – limpou a boca com as costas da mão.

    – Também não vim até aqui para ser ameaçado,

    – E não foi – Renly rebateu. – Quando eu fizer ameaças, saberá. Na verdade, nunca gostei de você, Stannis, mas é do meu sangue, e não tenho nenhum desejo de matá-lo. Portanto, se é o castelo de Ponta Tempestade que deseja, fique com ele… como um presente de irmão. Tal como Robert me deu um dia, dou-o a você.

    – Não é seu para que me dê. É meu por direito.

    Suspirando, Renly virou-se na sela:

    – Que vou fazer com este meu irmão, Brienne? Recusa o pêssego, recusa o castelo, até evitou meu casamento…

    – Ambos sabemos que seu casamento foi uma farsa. Há um ano conspirava para transformar a moça numa das rameiras de Robert.

    – Há um ano conspirava para fazer da moça a rainha de Robert – Renly o corrigiu. – Mas, que importa? O javali ficou com Robert e eu fiquei com Margaery, Ficará feliz por saber que chegou às minhas mãos donzela.

    – Na sua cama é provável que morra donzela.

    – Oh, espero obter dela um filho antes do fim do ano. Diga-me, quantos filhos você tem,Stannis? Ah, sim… nenhum – Renly sorriu de forma inocente. – Quanto à sua filha, eu compreendo. Se minha esposa se parecesse com a sua, também mandaria meu bobo satisfazê-la. (…)

  • Rodrigo Bacelar

    Essa passagem do pêssego é ótima.

  • Rogéria

    Empolguei. =D

    Finalização da cena do encontro entre os irmãos, e que não passou na série (sem spoilers, pessoal, fiquem tranquilos):

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    (…)
    Catelyn e Lorde Renly voltaram juntos ao acampamento, onde milhares de seus homens e o punhado de homens dela esperavam pelo retorno de ambos.

    – Aquilo foi divertido, embora não muito útil – ele comentou. – Gostaria de saber onde posso encontrar uma espada como aquela. Bem, sem dúvida Loras a dará a mim após a batalha. Desgosta-me que tenha de acabar assim.

    – Tem um modo alegre de mostrar desgosto – disse Catelyn, cuja aflição não era fingida.

    – Tenho? – Renly encolheu os ombros. – Que seja. Stannis nunca foi o mais querido dos irmãos, confesso. Acha que aquela sua história é verdadeira? Se Joffrey for descendente do Regicida…

    – … Seu irmão é o legítimo herdeiro.

    – Enquanto viver – Renly admitiu. – Embora esta seja uma lei tola, não concorda? Por que o filho mais velho, e não o mais adequado? A coroa condiz comigo, como nunca condisse com Robert e não condiz com Stannis. Tenho o que é necessário para ser um grande rei, forte, mas generoso, inteligente, justo, diligente, leal para com os meus amigos, e terrível para os inimigos,mas capaz de perdoar, paciente…

    – … Humilde? – Catelyn sugeriu.

    Renly soltou uma gargalhada:

    – Tem de permitir a um rei alguns defeitos, senhora. (…)

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    Com certeza ele é o mais divertido dos pretendentes ao trono, o único com senso de humor.
    O que o Loras fala é verdade, é impossível não gostar do Renly.

  • Leo

    Rogéria você conhece esse fórum:
    http://asoiaf.westeros.org/

    É sensacional! Discuti todos os capítulos dos livros lá… Elaborei várias teorias e tomei conhecimento de muitas outras!
    Se vc fala inglês eu super recomendo!
    Os membros criadores são citados nos agradecimentos do 5o livro pelo Martin!

  • Rogéria

    @Leo: conheço demais!!! Foi lá que conheci a teoria do Rhaegar, que defendo com unhas e dentes!!! rsrsrsrs

    Vc conhece? E mais importante, acredita nela? *-*

  • Leo

    CLARO! 😀
    Tenho o orgulho de dizer que cheguei à conclusão sozinho… Daí quando virei membro pude refinar e ter certeza!

  • http://covries.wordpress.com Uri

    Eu senti falta do Jon Snow.

  • Fernando dos Santos

    Eu acho que no final do episodio a sacerdotisa pariu um dementador hehehe

  • chico

    Fiquem calmos, meu comentário não tem spoiler só uma comparação com o livro.

    @Leo
    Concordo com você sobre o Mindinho. No livro ele parece planejar tudo que diz e faz, sempre está um passo a frente, nunca se coloca em perigo, sempre protegido e fazendo seu jogo. No livo ele é um jogador que joga com as pessoas.

  • Renan

    @ Leo e Rogéria

    Qual é a teoria do Rhaegar?

    SPOILER – SPOILER – ESTEJE AVISADO -SPOILER

    Eu não frequento nenhum forum, então ñ sei se essa minha teoria já foi discutida em algum. Eu acho que o Varys é um warg. O jeito que ele sabe das coisas, pode ser muito bem que os tais passarinhos sejam passarinhos mesmos. E tmb acho que os targaryen sejam wargs ou tenha alguma conexão com os dragões.

    Agora falando da série, achei chato a HBO omitir a jogada de Cersei em falar que a filha do Satanis é do bobo.

  • Rogéria

    ~~~~SPOILERS DE POSSIBILIDADES NOS LIVROS~~~~
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    @Leo: eu comecei a desconfiar que o Jon era filho da Lyanna com o Rhaegar quando o Ned começou a delirar com o “Prometa-me, Ned”. Mas ainda achava que ela tinha sido estuprada, tinha tido um bebê e depois tinha sido assassinada. Achei isso por toda a 1ª temporada, e detestava o Rhaegar por isso.

    Depois fui ler os livros e virou e mexia aparecia alguma coisa boa do Rhaegar, como o gosto por livros e músicas tristes, a cena da rosa azul no torneio, ou comentários aleatórios que ele nunca iria a um prostíbulo e que era o mais honrado que todos os Targaryen juntos etc. Nessa altura eu já achava que algo estava muito errado e foi quando conheci o Fórum e vi o pessoal comentando que a Lyanna deveria ter fugido com ele por conta própria, para não se casar com o Robert. Foi a peça que faltava, né? rsrs

    Hj defendo a teoria de Lyanna X Rhaegar para todos e sou apaixonadíssima por ele. Aquele conto que os Reeds contaram para o Bran quase me fez chorar de emoção. Quero muito ver o dia em que vão desvendar o que realmente aconteceu com os dois, e já imagino que quem vai desvendar tudo será o Sor Barristan, que na época integrava a guarda pessoal do Rhaegar. <3

  • Rogéria

    ~~~~SPOILERS DE POSSIBILIDADES NOS LIVROS~~~~
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Sem contar que faz todo o sentido do mundo o Jon ser filho do Rhaegar e da Lyanna, né?

    “Crônicas de Gelo e Fogo” sobre o Filho do Gelo (Norte = Lyanna) e do Fogo (Dragão = Rhaegar).

  • Leo

    @ Renan

    S

    P

    O

    I

    L

    E

    R

    A Rogéria já te contou a teoria do Rhaegar, mas respondendo à sua pergunta: Nunca pensei nisso, mas até acho possível que o Varys seja warg… Afinal, pra uma criança que passou pelo que ele passou chegar onde ele chegou, tem que ter havido alguma circunstância bem especial!
    Tem uma teoria que eu acho bem interessante sobre as crianças do epílogo de DWD serem na verdade children of the forest… Pela descrição das crianças, é super possível… E seria um twist interessante! Aliás, há quem acredite que a Missandei também é uma child of the forest.
    Já quanto aos Targs eu tenho minhas dúvidas… Pelo menos a Dany não deve ser… do contrário já teríamos tido alguma dica disso nas 5000 páginas lidas!

  • thomas

    Em Tempo de Matilha: Adorei a sequencia inicial do episódio onde Robb Stark manda seu lobo e seus homens derrubarem mais um acampamento Lannister. Entretanto, aquele flerte com a “enfermeira” foi um tanto caricato e dispensável.

    perfeito esse comentario,aqele flerte foi muito sem noçao,a mulher flando com o rei como se ele fosse ngm,nd a ver

  • Rogéria

    ~~~~SPOILERS DE POSSIBILIDADES NOS LIVROS~~~~
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .

    @Renan: a HBO omitiu essa jogada porque não se falou da filha do Stannis. Então não vai ter como isso surgir do nada.

    Sobre o Varys ser um warg é uma boa teoria, acho bastante possível embora improvável, pois já tem wargs demais nessa história. Quanto aos Targs eu já acho que não sejam, não. Não sei até onde leu mas no 5º livro dá para ver que a interação que a Dany tem com os dragões é muito diferente da interação que o Bran tem que com o seu lobo ou com o Holdor.

  • Adriana

    Peço desculpas de joelhos pelo gigantesco spoiler que deve ter estragando a série pra vocês, foi a ultima vez prometo.

  • Evertton

    Em Tempo de Muralha: Alguém sentiu falta de Jon Snow?

    Simmmmmm *-*

  • Leandra Letícia

    Acho que a Daenerys não tem uma pretensão ao trono, porém, da mesma forma ela é uma personagem forte e eu ainda espero que ela tenha maior duração na temporada.
    Eu, sinceramente, prefiro o Renly ao Stannis.
    O ator que faz o Joffrey é ótimo, cumpre seu papel, consegue ser odiado ao máximo pelo público. Muitas pessoas acharam a cena das prostitutas desnecessária, mas eu achei incrível, pois mostrou que o Rei Joffrey é mais detestável do que as pessoas pensaram.
    Tyrion, meu personagem preferido, pois é sempre inteligente em seus atos. Me sinto feliz em cada momento que ele aparece com suas tramoias inteligentes e descompromissadas.
    Robb flertando com a mulher do acampamento foi realmente muito desnecessário, mas talvez ela seja importante (ou não) no futuro.
    A parte dos ratos foi um pouco medonha, mas foi bom vocês destacarem que ocorreu na ditadura, pois eu não sabia e fiquei sabendo disso com a resenha.
    Eu senti falta do Snow, ele não é tão dispensável assim. KKK
    O final do episódio foi muito bom. Acho legal que a série esteja pegando para o lado do sobrenatural.

  • Gustavo Vieira

    @Rogéria
    Seriously? Só porque eu tive que passar a tarde toda no médico você resolve aparecer? Pena que Theon nem deu as caras pra você xingar minha defesa descarada ao moço!

    Realmente a cena do pêssego foi única, como é que a série OUSOU não ter o pêssego? E não, uma maçã (com um tom que por sinal parecia o da bendita fruta que queríamos ver, só de trollagem de D&D, aposto, Martin tá sendo uma má influência a eles) não vai nunca compensar a falta do pêssego! u.u

    E não sei porque todos se incomodam tanto com esse Mindinho que a série vem mostrando. Ele continua o jogador sutil, a série não DESTRUIU o personagem como muitos até dizem, só exagerou na fraqueza dele, e aí eu acho que eles vêm exagerando um pouquinho além da conta, mas é até compreensível pra deixar bem mais claro pros telespectadores. Não se esqueçam que ele é apaixonado por Catelyn, é praticamente uma obcessão de Petyr ter o amor de Cat. Do mesmo jeito que a série já deixou escancarado que Margaery é uma safada, ela também quer manter na mente de quem só assiste que Mindinho é um homem inteligente que sabe muito bem se virar no Jogo dos Tronos, MAS tem uma única grande fraqueza, que é o amor pela Lady Stark, chehando até a ser imprudente uma vez ou outra por conta disso. Mas o jogo sempre continua.

    ~SPOILER~ SPOILER ~ SPOILER ~ SPOILER ~

    .
    .
    .
    .
    .
    .

    E não digam que essa fraqueza/obcessão não o leva a fazer besteira, porque se fosse assim, ele nem sequer teria dado aquele beijo na cena do castelo de neve. Mas ele deu, de um modo tão imprudente que qualquer um poderia ver. Me expliquem como aquele beijo foi diferente da alfinetada a Cersei (que como eu disse, considero uma ação bem EXAGERADA da parte dele, mas considerando que ela tocou na ferida do personagem, não é algo TÃO terrível quanto os fãs fazem parecer) e até se oferecer pra Cat antes mesmo dos ossos do marido esfriarem.

    @Rogéria, @Leo e @Renam
    Nossa, vocês estão adiantados demais, deixa eu me recolher à minha insignificância de leitor do Festim rs. Eu só não pergunto de onde diabos surgiu essa teoria aí sobre o eunuco porque eu já tenho spoilers demais do DwD, não preciso aumentar a lista, mas estou bem espantado com essa possibilidade. Vou até correr daqui antes que a tentação seja maior e eu realmente acabe perguntando algo que não vou querer que me respondam! Rs.

  • Dolores

    Fantástico este episódio. Acho que as adaptações feita pela HBO estão conseguindo trazer à tona o que os livros só insinuam, sem desvirtuar a história como um todo.

    De todos os personagens, o meu favorito é o anão. Fico surpresa ao ver que o melhor candidato ao trono é justamente aquele que nem pensa em ser rei. Tyrion conseguiu em pouco tempo compreender e jogar com as ambições e mentiras da corte. É quase certo que Peter Dinklage ganhe novamente o Emmy e o Globo de Ouro.

    E o que foi aquela cena com nosso “amado” Joffrey? Seria um forte candidato a escândalo da semana e capa na Revista Veja.

    E, por fim, Mindinho assumindo o papel de PMDB da época. Não importa a lealdade, mas manter o cargo. Não duvidaria nada se ele apoiasse todos os reis ao mesmo tempo.

    E a cena mais legal do episódio: Melisandre dando à luz um ser das trevas. Essa é uma das melhores personagens da série, pois têm um ar misterioso e vc nunca sabe quais seus reais propósitos, tanto que pode ser amada ou detestada.

    Mas devo confessar que, para mim, ela divide com Joffrey o posto de mais odiado desde sua primeira aparição nos livros. No meu mundo perfeito, ela seria vilã em uma temporada de Supernatural só pra vê-la tentar jogar um irmão contra o outro e levar uma surra dos Winchester no final.

    Por fim, menção honrosa ao momento satírico de Renly Baratheon: “Born from salt and smoke? Are you a ham?” Ri muito nessa hora, parece que baixou o anão no nosso carismático rei.

  • deborah

    Vcs viram a cara da Sansa saindo do salão depois do sacode do Jofrey? Tadinha já se blindou de hipocrisia para sobreviver… Que porre aquele Renly (cara chato!) Team Tyrion sempre!!!

  • http://twitter.com/pdiasneto @pdiasneto

    Legal o review, como sempre!

  • Liza

    Por mim todos os Lannisters poderiam cair mortos hj, menos o Tyrion, que é realmente foda!

    Só falta ele pular na frente da tela e falar: Não contavam com minha astúcia!

  • luca

    Só eu acho ruim esses montes de cortes entre cada personagem? Acharia bem melhor se apresentassem menos cenas de cada um, porem mais longas… teve uma cena da Daenerys que durou uns 20 segundos e ja pulou pra Westeros… mas enfim, tirando isso, estou gostando de como a adaptação do livro está sendo feita.

    Outra razao por gostar desse episódio: Shae e Asha não apareceram… graçaaaas!

    SPOILERS SPOILERS SPOILERS SPOILERS

    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

  • DEBORAH

    Realmente a Shae e a Asha não tem carisma nenhum…

  • jadis

    Melissandre me IRRITA profundamente. muito mesmo. com aquela cara de sonsa-manipulativa… sempre achei que o tal deus da luz era só um dos artifícios que ela usava para enganar troxa.. MAS PQP. a mulher pariu a cria de lucifer ali..  O_o corram todos para as colinas!!!
    Daenerys minha queridinha TEM que dar a volta por cima!! GO GIRL!! o/
    Joffrey merece uma morte lenta, dorolorosa e HUMILHANTE.
    Cersei é DIVA, pode continuar f*dendo as pessoas..  xD  ~literalmente~
    Tyrion, meu outro queridinho!! É muito BAMF!!! véi. phoda demais. Team Tyrion!! *fangirling*
    jon snow WHO?!

  • http://www.facebook.com/rrizette Rogéria Rizette Linares

    Que bom, mudaram o layout do site a agora vai ficar mais fácil acompanhar os comentários!
    Mas cadê os comentários antigos? Foram perdidos?? :(

  • Cakki

    Tbm quero os comentários antigos!

    Os comentários de GoT são sempre ótimos de acompanhar!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100001327771573 Mateus Lima

    woow, ep foda e review otima tambem *-*

  • http://www.facebook.com/people/Lybio-Jeffersom/100000774429764 Lybio Jeffersom

    Episódio muito bom! Game Of Thrones mostrando até agora bons episódios nessa temporada, e pelo que vejo, vai continuar assim.

  • Luna

     Os comentários antigos deste post serão recuperados? Pergunto pq adoro
    os comments sobre Game of Thrones que são feitos aqui e queria ler
    todos. Só estão visíveis os 4 mais recentes. .

    E eu senti falta do Jon Snow. Meus personagens preferidos são e sempre serão os Starks, legítimos ou não. Sofro com eles.

  • Igor Ribeiro

    Episódio massa! Fiquei de cara com a cria da Melissandre! OMG! Fora que a barriguinha cresceu rápido éin!

  • http://twitter.com/marianasl_ Mariana Lima

    Amei o episódio! Mas confesso que não deu pra evitar lembrar do Montro de Fumaça de Lost na cena final.

  • Bad_xerif

    A série é muito boa uma das melhores da atualidaed

  • Rafael Martins

    Fiquei de queixo caído com esse episódio, a cena final foi espetacular!!!

  • Na-ty-melo

    Foi um ótimo episódio!

    A abertura mudou, e quando vi Harrenhal e Quarth já fiquei animada com o q viria ao decorrer do episódio. Diga-se de passagem que ficaram maravilhosas esses lugares e não decepcionaram. 

    O início com aquela sacaneada do amigo com o “pum” foi troll, e ri mt. Apesar da cena de batalha ter sido cortada gosto mt da decisão dos roteiristas em darem mais destaque para Robb.
    Dany apareceu, e até q enfim vai tomar banho! O/

    A cena extra de Catelyn e Mindinho achei bem interessante, ver a manipulação q ele exerce sobre as pessoas (destaque a cena anterior com Renly e depois a conversa com a Margaery q de boba não tem nada…).

    Entre as outras cenas com Arya, Tyrion, Sansa e Joffrey (mais cretino do q nunca) estão impecáveis.

    Agora, mesmo sabendo da sombra q a Mel ia “parir”, aquela cena ficou tão medonha quanto pude imaginar (talvez até mais), aquilo foi tão bizarro q o choque foi inevitável. rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Ah antes q me esqueça Parabéns pe Review!

  • http://twitter.com/Mathencourt Matheus Bittencourt

    Que final foi esse?? WTF??? 

    Essa temporada é do Tyrion. O cara é foda 

  • Carol

    Tem como não amar o Tyron? O ator tem que ganhar mais um premio, só que desta vez como personagem principal. Todas suas cenas são 10/10.

    Achei que a cena da enfermeira com o Rob começou boa mais foi cliché por demais. Bem ela não existe nos livros e provavelmente servira para trabalhar melhor o Rob.
    Parece que odos personagens que são importantes porém não tem capítulos voltados a eles  nos livros tem mulheres adicionadas para melhor desenvolvimento…
    Não senti tanta falta do Jon, apesar dele ser um dos meus favoritos, isso porque os roteiristas preferiram fazer as cenas da patrulha mais mornas nesses primeiros capítulos… Ainda bem que vem vindo ação.

  • Adriana

    Spoiler, na verdade não, mas quero evitar mimimi

    Aquela personagem deve ter a mesma função da Jeyne, devem ter mudado pra deixar um pouco mais interessante, por que nos livros…

  • @edujakel

    Legal o espisódio mas nada de tao espetacular.
    Essa tortura com o rato na barriga já foi usada num filme, q eu nao consigo lembrar qual. Era um balde de metal e o cara fala q esses ratos costumam comer até fios de cobre nos navios, etc. Se alguem lembrar o nome do filme, plse.

    Satanás é vc?? by Bruxa do 71

  • @edujakel

     ficou estranho, mas acho q dá pra acostumar com a nova sessao de comentários. E creio q nao foi possível manter os outros comentários. Nao dá pra se ter tudo…rs

  • Renato

    Episódio fantástico!
    Medo da cena final… e eu até que senti falta do Jon Snow.
    Anão = Gênio

    Arya incluindo o nome do Montanha na sua “lista” antes de dormir foi sensacional.. haha

  • Renato

    O Filme foi Velozes e Furiosos 2!

  • http://www.facebook.com/rrizette Rogéria Rizette Linares

    Putz, essa mudança no layout esfriou bastante os comentários da turma de GoT, né?

  • http://www.facebook.com/rrizette Rogéria Rizette Linares

    Eu lembro dessa cena dos ratos em Nikita, com a Peta Wilson.

    O episódio foi muito bom, só não foi melhor que o anterior. Agora o próximo promete demais!

  • http://www.facebook.com/rrizette Rogéria Rizette Linares

    Acho que todos nós estávamos torcendo para a Dany tomar banho logo. Que aflição! Pensa no trabalho que vai dar desembaraçar aqueles cabelos dela? rsrsrsrsrs

    O parto da Mel foi até melhor que o retratado no livro, e isso já é um grande elogio à série, pois a cena no livro é bem tensa!

  • http://www.facebook.com/rrizette Rogéria Rizette Linares

    Pois é, eu tb queria ver. Teve um monte que eu não li, deixei para o dia seguinte e foi-se… :(

  • http://www.facebook.com/rrizette Rogéria Rizette Linares

    Pois é. Não dá para se ter tudo. 
    Mas no próximo episódio já volta tudo ao normal!

  • http://www.facebook.com/rrizette Rogéria Rizette Linares

    Hehehehe
    Pois não, é tudo MUITO real com a Melisandre.
    A minha grande curiosidade é saber quem afinal é o Deus da Luz, e de que lado ele está.

  • http://www.facebook.com/rrizette Rogéria Rizette Linares

    “porque nos livros”… ela é muito sem sal! rs

  • LuizBraz

    Lamentável, esta mudança perdeu toda a dinâmica dos comentários e o pior não mostra todos e nem dá opção para vê-los. Vcs fizeram a coisa ficar bonitinha mas ordinária

  • GustavoB Guerra

    Ep Muito bom, aquela cena final foi muito f…
    Game Of Thrones ta ficando cada vez melhor, mostrei para o meu pai e agora o velho ta viciado =D 

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100002989755594 Debora Quedas Gadelho

    Concordo plenamente!

  • rmts17

    Concordo plenamente! +1 

    Pensei ser o único que estava vendo as coisas assim. Não é por não gostar de facebook, é por ter ficado frio mesmo. Jogou um balde de água fria na cabeça do povo que sempre comenta.

  • priss

    Adorei esse ep., na verdade todos, com uma cena final como aquela como esperar até o próximo ep??? 
     

  • FM

    concordo

  • Luke R

    Pô o que foi aquele cena do super sem noção Joffrey, quando achei que ele ia tirar a cinta para cair na gandaia, o veado pede para bater na outra. Que carinha que merece apanhar, hehe. E a melisandre naquele parto sinistro, show de bola, hahaha!

  • Danilo Perez

    Nâo senti falta nenhuma de Jon Snow, aliás, podiam esquecer dele nessa temporada, a história dele, até agora, nessa temporada, não tem me agradado, precisa de um plus urgente

  • DEBORAH

    Verdade! Maior patricinha!

  • @edujakel

     Caramba, eu achava q tinha sido num puta filmaço essa cena…rs…rs

  • LqRner

    Que série!!!! GOT é impressionante a cada momento. Quando vc acha que já viu de tudo ela dá uma volta de 180 graus e muda tudo.

  • Joao Lukas1997

    eu amo a Cersei,minha vadia,eu gosto daquela cara de desgraçada  q ela tem….aquela cara de devassa….Ui eu piro kkkkkkkkkkkkkk