Criminal Minds – 6×24: Supply & Demand [Season Finale]

A season finale de Criminal Minds seguiu mantendo a falta de rumo da temporada e pode ser definida com as mesmas palavras: não foi ruim, mas também não foi boa.

Spoilers Abaixo:

Nem Reid, nem JJ e muito menos Prentis. O caso sobre tráfico/sequestro/venda de universitários foi o pano de fundo dessa finale que trouxe de leve, bem de leve a preocupação com a possível saída de mais membros do time e o aviso de Hotch que eles poderiam aceitar. Deixando claro que o BAU está em tempos difíceis e que ele próprio poderia sair. Tudo isso é a realidade da série que passando por renovação de contratos aquela altura poderia perder ou Hotch ou Morgan.  Sinceramente eu achei essa finale sonsa.

De quebra ainda trouxeram aquela agente lá. Com a incerteza da volta da Prentis já deixaram uma porta aberta para uma nova personagem. Felizmente Paget Brewster está de volta ao elenco da série e não será preciso trazer mais agente nenhuma. Ah não sei se perceberam, mas a agente tinha uma relação prévia com Hotch, será que pretendem explorar um possível relacionamento no futuro próximo? Assim, não com aquela agente, mas com outra pessoa. Só fico assim porque Seaver vai ter que sair e no final das contas estava sendo bom ter uma novata no time. Novatos são diferentes e todo ponto de vista diferente numa série que já está indo para seu sétimo ano é válido. No final das contas uma das garotas sequestradas era na verdade a líder de tudo. Bem pensado. Aquele começo com o acidente e eles descobrindo os corpos prometeu mais do que o episódio mostrou. E a volta de JJ sinceramente decepcionou! Simplesmente sentar numa cadeira nos últimos segundos do episódio e dizer “eu vou voltar” não foi nem um pouco emocionante e passou longe dos meus desejos. Quem sabe explicam aquela cena final com a revelação que Prentis está viva, ou de alguma maneira aquele “eu vou voltar” se ligue a esse plot já na premiere.

Deplorável foi pensar no que as pessoas são capazes por dinheiro e ainda mais pensar que existem pessoas capazes de ir assistir esse tipo de coisa, pagar para bater, abusar, torturar, ver brigas entre rapazes e moças. Terrível. Caso de embrulhar o estômago se você começar a pensar no quadro como um todo. Homens ricos, bem vistos na sociedade, mas que não valem o chão que pisa. Prender pessoas como gado, pior que gado. Admira-me muito uma mulher ser a líder do bando. Psicopata, sociopata é pouco para descrever pessoas assim. Chegar do zero, seguindo traços deixados pelo carro acidentado foi legal. Pegar de um ponto na estrada, analisar fatores como gasolina, comida, trajeto e ir até o mais provável é legal, mas, sempre um, poderiam ter demorado mais, analisado mais. Reid como sempre é 50% ou mais de todo o processo.

Criminal Minds fez uma temporada para aprender. Erros, cortes no elenco, problemas de bastidores que comprometeram a série num ano onde ela assumiu a liderança das quartas e aumentou sua audiência dentro do público alvo. Fico imaginando se a temporada tivesse sido perfeita. Espero que CBS e companhia tenham aprendido a lição de não se mexer em time que está ganhando. No final tudo voltou como era antes. Nem spin-off, nem cortes. O público foi feito de palhaço. Tirando os nove fora a temporada foi assim, assim. Nem perfeita, nem boa e nem um lixo. Outra coisa que pode ou não refletir na série é a mudança de produtores. Já vi séries que mudaram e nem foi percebido. Confesso que não sou a melhor pessoa para apontar pequenas mudanças e dizer “ali ó mudou!”. Só se for uma big mudança. Depende muito da série. Acredito que não vai mudar. Depois de uma temporada como essa não podem correr esse risco.

Agora todas as minhas expectativas estão voltadas para o retorno de Prentis. Para a maior parte do time ela está morta. As reações que a volta dela vai causar são previsíveis e ao mesmo tempo totalmente imprevisíveis. Morgan, Reid que sempre a considerou uma amiga e a única que o entendia, Garcia toda emocional, até mesmo Rossi. JJ e Hotch por saber disso devem ser massacrados. Ao mesmo tempo em que ficará felizes vão ficar putos. Só torço para que eles não estraguem esse plot. Trazer uma personagem da morte, sendo essa perseguida por um assassino maluco a situação tem que ser no mínimo de deixar o queixo caído indo até os pulos na cadeira de susto. Seria mais perfeito ainda se envolvesse Reid de alguma maneira. Está na hora dos roteiristas nos botarem para sofrer. Sofrimento é igual a excelentes episódios. É uma oportunidade de trazer de novo episódio como Lo fi, Mayhem, 09, Revelations, e muitos outros.

Tudo certo. Elenco completo. Agora é esperar e ver o que nos aguarda em setembro. Até lá. Prometo ser mais comprometida com as reviews ou então passa-las para outra pessoa. De sábado até hoje revi as quatro primeiras temporadas da série e pretendo terminar até na sexta feira de rever a 5ª e a 6ª. Muito obrigado a todos que acompanharam aqui seja comentando ou não. Obrigado pelas críticas e pela paciência com meus atrasos.  Espero estar tão entusiasmada quanto nas reviews de Castle na próxima temporada de Criminal Minds. Até lá! @Yasminck

  • Regina

    Não gostei dessa temporada justamente porque os bastidores da série ocuparam o espaço da história. Todos se perguntavam muito mais sobre AJ e Paget (e, no final, sobre Shemar e Thomas Gibson) do que sobre a história em si. Achei de uma falta de respeito absurda com o telespectador colocar e tirar a Seaver assim, num estalar de dedos. Sei que sou minoria, mas eu realmente gostava dela.

    Enfim, águas passadas não movem moinhos, certo??

    Não gostei desse episódio, aliás, gostei de pouquíssimos nesse último ano da série. Achei o arco da Prentiss o melhor (de longe) da temporada, apesar de tê-lo assistido com dor no coração, pensando tratar-se de uma despedida. Quero acreditar que a volta dela será fenomenal, pra se equiparar com a ‘saída’.

    Sei lá, foi tão chato esse bafafá nos bastidores que eu brochei um pouco com a série. Agora é esperar pela próxima temporada, e, com sorte, talvez a gente descubra o motivo das dores de cabeça do Reid, ou porque/como o Hotch e o Jack estão lidando com a morte da Haley. O tema da sexta temporada era segredo, né?? Ficaram faltando alguns pra serem desvendados.

    Bom, agora é torcer pela próxima temporada. Criminal Minds já rendeu tantos episódios e arcos legais que não dá pra perder completamente a esperança… Ainda.

  • reinaldo chen

    O episódio foi bom … para um mid season …filler … mas não para um season finale … os problemas de bastidores… ok … a vida é uma bagunça… mas CM sempre teve ótimos season finales que deixavam no ar a questão …o que houve… JJ linda …mas e aí ? Vai voltar como ? Depois da temporada em outros ares vai voltar como para a sua rotina de apresentação de casos… seu olhar não é mais o daquela menina inocente de interior… voltou com um brilho … a saída de Strauss deixa a brecha… JJ ou Hotch vão assumir a bomba e assim dar espaço para Seaver que cresceu dentro da temporada… não o suficiente… preferia ela indo para a equipe de CMSB …mas como cancelaram o spin off não tem mais jeito …

    O clima no final parecia desmonte de série… Olha outros departamentos vão procurar vcs , mas peço que me avisem … eles vão ligar … essas falas de Hotch deram uma quebrada no episódio que tinha um caso interessante e a cabeça de todos funcionou bem …fora daquela rotina onde Penelope descobria tudo rapidinho como foi nessa temporada… espero que isso volte a série como sempre foi …pois Penélope resolver tudo não tem como engolir…

    Acho que a volta de Prentiss deve ser feita em grande estilo…. todos caçando seu algoz e BUM encontram Prentiss prendendo ele ou executando ele….

  • Gabriela Schwingel Ferreira

    O que? A Seaver não vai voltar??????? Ah, sem graça. Não gostei nem um poucoj. Já tinha imaginado ela e o Reid juntos (tá, eu sei, mas eles são fofos)…

    Sem falar que a Seaver geraria um arco bem interessante por causa do passado dela, o pai criminoso e tal.

    E tipo, se você quer fazer um personagem voltar, não coloca o nome dele nos créditos iniciais. Era óbvio que ela ia aparecer e como não ajudou no caso, era óbvio que era uma “bomba”.

    Ah, não gostei. quero a Seaver de volta.

  • Silvia

    A saída da Prentiss e uma eventual saída do Hotch acabaria com CM, na minha opinião. O fato de o elenco estar de volta firme e forte é positivo. Agora espero menos drama de bastidores e mais foco nas histórias. CM é uma série maravilhosa e ainda tem muito a oferecer.

  • paula

    numa determinada época empolguei tanto com Criminal Minds que assisti todas as 5 temporadas de uma vez! Na sexta, sem a JJ ficou dificil…

    se mais séries fizessem esse tipo de coisa, percebessem que foi burrada perder um personagem, e chamassem de volta, evitariam-se muitos cancelamentos!

    Atitude arriscada da série, mas vai me segurar por pelo menos mais um ano.

  • Soraya

    Nossa já tinha até esquecido dessa review e por 1s achei que CM tinha voltado!!
    Então, esse foi o meu 1o ano com CM. Vi as 5as temporadas em 2 semanas. Foi um desespero incrível e qdo acabei tinha começado a apenas 2 semanas. Pra mim que estava com tds as outras temporadas tão fresquinhas na mente essa definitivamente foi a pior temporada. Não teve nenhum eps excepcional. A season finale foi uma droga. Pra um eps qualquer seria bom mas pra uma SF?? Lembro das outras que via 1h e tinha que ir dormir, mas não conseguia pq eu queria saber o que acontecia, mas essa nem me dá curiosidade pro que vao acontecer.
    A única boa notícia é que a Prentis vai voltar.
    Espero que vc possa continuar fazendo as reviews pra próxima temporada!!!

  • Maria José

    Puxa, nem achava mais que essa review viesse… Please Yasmin seja mesmo mais comprometida, ou assuma de vez e passe a série adiante. O gostoso é assistir e comentar. Mas semanas depois a gente nem lembra mais do episódio. Fica ruim demais.

    Achei o final fraquinho, mas coerente com os bastidores. Não dava para ter certeza de nada, então nos vimos com um episódio filler tendo que passar por season finale. Foi osso para nós e para eles, certamente.

    Também naõ gostei do retorno da JJ da forma como foi feito. Peraí, ela sai para ir para o Pentágono, volta como funcionária do departamento de estado, e cai de paraquedas no BAU? É furo demais para quem acompanha a série.

    Mas ainda não desisti de Criminal minds. Acho uma série magnifíca e estou ansiosa pelo retorno de todo o elenco. Dará otimos plots, com certeza.
    Ou pelo menos assim espero.
    Até a sétima.

  • Virgínia

    Puxa, nem achava mais que essa review viesse… Please Yasmin seja mesmo mais comprometida, ou assuma de vez e passe a série adiante. O gostoso é assistir e comentar. Mas semanas depois a gente nem lembra mais do episódio. Fica ruim demais. (2)

  • Raquel

    Eu assisti a 5 temporadas na corrida porque me APAIXONEI por CM. Agora, lendo os reviews e vendo a opinião de amigos que são fãs mais antigos e assistiram a sexta, acho que não quero assisti-la. Vou esperar a sétima e depois volto pra ver a sexta. =P