Batalha das Séries: Friends Vs. How I Met Your Mother

Preparem-se, porque vem briga! Voltamos para mais uma Batalha das Séries, e para esta luta juntamos os dois pesos-pesados das comédias das últimas 2 décadas: de um lado a saudosa, brilhante e contando com um exército de fãs espalhados por todo o globo, Friends; Do outro lado, uma das séries de comédia mais bem sucedidas da atualidade (com um dos atores mais badalados de Hollywood também), How I Met Your Mother.

Antes de começarmos duas notas informativas: em primeiro lugar, sou fã das duas séries. Friends foi a minha primeira série, portanto tenho um carinho muito especial não só pela série como por todos os atores até hoje. How I Met Your Mother demorou para me conquistar, mas quando conseguiu me tornou não só um bom apreciador da história, como um fã. Em último lugar, sei o quão difícil é estabelecer uma vencedora entre duas séries que possuem tantas semelhanças, mas farei o meu melhor.

Então vamos lá!

Personagens

Nesse quesito já posso adiantar com antecipação que Friends é a vitoriosa. Os motivos são claros: Friends girava em torno de 6 personagens principais que eram importantes cada um a sua maneira, mas cujas histórias possuíam o mesmo grau de relevância na série. HIMYM tem seu foco sobre Ted, o cara que conta a(s) história(s) da série, sendo que todos os outros personagens fixos giram em torno dele, tendo apenas alguns episódios de destaque dentro do conjunto. O problema aí é que o ator que interpreta Ted, simplesmente não tem o cacife cômico necessário para ser tão importante, o que os roteiristas só começaram a perceber mais adiante, quando começaram a distribuir melhor as histórias entre os demais personagens.

Outro ponto a se considerar é que ao contrário de HIMYM, em Friends todos os personagens eram extremamente divertidos e donos de grande carisma, possuindo cada um muitos fãs tanto separados quanto somados ao restante do grupo. Os atores que interpretam Ted e Robin, por exemplo, são cansativos e não são dotados desse mesmo carisma, se os compararmos com o ator que interpreta Barney, que é um excelente comediante e um (o mais importante para mim) dos pilares da série.

Trama

As semelhanças entre as duas séries são maiores aqui. Nas duas temos um grupo de amigos (cada um com suas características bem diferentes) e suas respectivas histórias.

Em How I Met Yout Mother, temos as histórias se desenvolvendo de acordo com o que nos é contado por Ted aos seus filhos. As histórias, contabilizando as cinco temporadas exibidas até aqui, são no geral engraçadas e bem desenvolvidas (destaque para o episódio 100 da série, que foi simplesmente espetacular). O principal problema é que a história realmente importante, e que justamente a que dá o título a série, se desenvolve a passos de tartaruga. Já foram cinco temporadas sendo enrolado pela série e o máximo que conseguimos descobrir sobre a mãe até aqui é que ela tem gostos parecidos com o de Ted, além de ter um guarda-chuva amarelo e um pé bonitinho.

Friends, por sua vez, soube desenvolver, sem nunca perder a graça ao longo de suas 10 temporadas, as histórias de todos os seus personagens. O objetivo da série era simplesmente mostrar como eram, como viviam e as histórias de vida de cada um dos personagens. Nenhuma grande ambição aí, mas detentora de uma fórmula (ou química, se preferir) que funcionou muito bem. Méritos, óbvios, aos roteiristas David Crane e Marta Kauffman, e aos atores, mas vamos falar deles detalhadamente adiante.

Portanto, mais uma vitória de Friends.

Elenco

Vejamos: de um lado (Friends) temos Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBranc, Matthew Perry e David Schiwimmer. Do outro (HIMYM) Josh Radnor, Alyson Hannigan, Jason Segel, Cobie Smulders e Neil Patrick Harris. Me desculpem os fãs fanáticos de How I Met Your Mother (existe essa categoria? Friends, eu sei que sim), mas só de vê os nomes de cada um dos atores de Friends eu sei exatamente quem é quem, o que não acontece com a outra série (viva ao IMDB).

Ok, ok… Sei que Friends tem o dobro de temporadas de HIMYM e que pode ser argumentado que há mais tempo para se gravar os nomes de cada um do astros da série. Contundo, duvido muito que aqueles que assistem HIMYM saiam por aí assistindo tudo em que esteja presente pelo menos um dos atores da série. E isso acontece com Friends. Todos aqueles que assistiram Friends tem um lugarzinho especial na mente e no coração para a série e seus atores. Ou alguém aqui ousa dizer que Cougar Town conseguiu ser renovada por que é uma boa série de comédia e não porque é estrelada por Courteney Cox? Então, paciência. O elenco de Friends é superior ao de HIMYM, seja em interpretação quanto em carisma face o público.

Bem, sem surpresas: mais uma vitória de Friends.

Sucesso/Reconhecimento

Lá vamos nós de novo: tenho em mente, bem claramente, que Friends possui o dobro de temporadas da outra, portanto mais tempo para que está conquiste mais prêmios e mais fãs. Só que este argumento não é totalmente verdadeiro, porque há séries que possuíram apenas cinco temporadas (como HIMYM tem até o momento) ou até menos que isso, e se tornaram ícones da TV americana (By Boston Legal e Alias).

Desmontado, portanto, o argumento acima se tem mais uma vitória de Friends. A série dos 6 amigos inseparáveis possui um curriculum para lá de vistoso: 7 prêmios Emmy, 1 Globo de Ouro, além de outros 58 prêmios. Segundo dado que consta no Wikipédia, a TV Guide produziu uma lista com os 50 melhores programas de televisão, e Friends assumiu a 2ª posição. Além do fato de que Friends conseguiu em um dos seus episódios regulares uma audiência de 52,9 milhões de expectadores (o episódio contou com a participação especial de Van Damme e Julia Roberts). Enquanto, que a maior audiência conquistada por HIMYM até hoje foi o episódio em que houve a primeira participação de Britney Spears, no qual resultou em cerca de 10,6 milhões de expectadores.

Outro fator a se considerar nesse quesito são as inúmeras participações especiais em Friends, que contaram com astros como Brad Pitt, Bruce Willis, Sean Penn, Alec Baldwin, Reese Witherspoon e Helen Hunt. Em HIMYM, além da já citada Britney, há participações especiais de Enrique Iglesias, Mandy Moore, Laura Prepon e a brasileira Alessandra Ambrósio.

Veredito:

Após a batalha (ou terá sido um massacre?), no somatório, Friends é a vencedora da batalha das séries dessa semana.

Importante ressaltar aqui que mesmo com a derrota, How I Met Your Mother tem todo o potencial para ser além de uma série, um ícone da TV como Friends se tornou. Quem de fato irá definir isso serão os roteiristas e o rumo que eles darão aos personagens e a trama a partir da próxima temporada.

Afirmei lá no início que sou fã de HIMYM e torço muito para que a série continue a crescer não só em audiência como em importância, mas sei o quão complicado será para ela chegar ao patamar quase divino em que Friends se encontra desde que terminou. Entre excelentes lembranças e recordações, falta muito para que HIMYM torne-se a “Friends dessa década”. Mas por que não tentar chegar ao menos perto?

Agora é com vocês: comentem e dêem suas opiniões. Para vocês quem é melhor? Friends ou HIMYM?

  • Rayssa Rocha

    VELHARIA? HAHAHAHAHA Friends sim que é “LEGENDARY”. Já eu não consigo assistir HIMYM, sério. Achei cansativo. Friends por mais velho que seja é mais bem feito, nenhuma temporada é cansativa e todos personagens têm a sua devida atenção.

  • Lucas Natan

    Eu acho que fez besteira fazendo essa batalha. Ainda mais desse jeito, parecendo que queria dar a “vitória” pra Friends. Tinham tantos outros quesitos a ser analisados, mitologia da série, autos e baixos, estilo de apresentação, dramaticidade, entrosamento entre os atores, nº de episódios épicos/fodas por temporada, personagens icônicos e muitos outros.

  • Cananeu

    Burrice essa batalha. Sei que é um post antigo, mas as duas séries são totalmente diferentes. É a mesma coisa que comparar True Detective com CSI ou House com Nurse Jackie, são séries que possuem o mesmo “carro” mas vão para caminhos diferentes.

  • Roberta

    Também acho uma besteira essa batalha, apesar de terem um grupo de amigos e NY como cenário, seguem caminhos diferentes. Friends com certeza ficou para a história, foi a primeira do gênero, mas HIMYM também é muito boa. Discordo que todos os personagens de Friends eram engraçados, Mônica não era cômica e nem deveria ser, o personagem dela era aquele mesmo e deveria ser assim. Também não acho que Ted tinha que ser altamente cômico, o papel dele é de um romântico incondicional. Talvez HIMYM tenha se arrastado na pergunta central, quem seria a “mãe”, isso cansou um pouco, mas Friends também teve temporadas mornas, como a 7ª e 8ª. Para mim, o único personagem de HIMYM que lembra alguém de Friends é o Ted, muito parecido com o Ross. Barney é uma mistura do Chandler piadista (as velhas piadas americanas) e do Joey mulherengo. O elenco de Friends, concordo, é melhor. Em HIMYM, dispensaria fácil a Robin, personagem sem graça total e atriz que deveria ser apenas modelo, só tem beleza. Não vejo utilidade em guardar os nomes dos artistas, sinceramente, pós-Friends, somente a Jennifer Aniston teve êxito e você ainda escreveu errado a grafia de alguns nomes deles. Já em HIMYM podemos ver que a Alyson Hannigan tem histórico de comédia e Josh Radnor ganhou o Festival de Sundance com um filme. Então, é besteira ficar comparando, melhor curtir as duas!