Batalha das Séries: Friends Vs. How I Met Your Mother

Preparem-se, porque vem briga! Voltamos para mais uma Batalha das Séries, e para esta luta juntamos os dois pesos-pesados das comédias das últimas 2 décadas: de um lado a saudosa, brilhante e contando com um exército de fãs espalhados por todo o globo, Friends; Do outro lado, uma das séries de comédia mais bem sucedidas da atualidade (com um dos atores mais badalados de Hollywood também), How I Met Your Mother.

Antes de começarmos duas notas informativas: em primeiro lugar, sou fã das duas séries. Friends foi a minha primeira série, portanto tenho um carinho muito especial não só pela série como por todos os atores até hoje. How I Met Your Mother demorou para me conquistar, mas quando conseguiu me tornou não só um bom apreciador da história, como um fã. Em último lugar, sei o quão difícil é estabelecer uma vencedora entre duas séries que possuem tantas semelhanças, mas farei o meu melhor.

Então vamos lá!

Personagens

Nesse quesito já posso adiantar com antecipação que Friends é a vitoriosa. Os motivos são claros: Friends girava em torno de 6 personagens principais que eram importantes cada um a sua maneira, mas cujas histórias possuíam o mesmo grau de relevância na série. HIMYM tem seu foco sobre Ted, o cara que conta a(s) história(s) da série, sendo que todos os outros personagens fixos giram em torno dele, tendo apenas alguns episódios de destaque dentro do conjunto. O problema aí é que o ator que interpreta Ted, simplesmente não tem o cacife cômico necessário para ser tão importante, o que os roteiristas só começaram a perceber mais adiante, quando começaram a distribuir melhor as histórias entre os demais personagens.

Outro ponto a se considerar é que ao contrário de HIMYM, em Friends todos os personagens eram extremamente divertidos e donos de grande carisma, possuindo cada um muitos fãs tanto separados quanto somados ao restante do grupo. Os atores que interpretam Ted e Robin, por exemplo, são cansativos e não são dotados desse mesmo carisma, se os compararmos com o ator que interpreta Barney, que é um excelente comediante e um (o mais importante para mim) dos pilares da série.

Trama

As semelhanças entre as duas séries são maiores aqui. Nas duas temos um grupo de amigos (cada um com suas características bem diferentes) e suas respectivas histórias.

Em How I Met Yout Mother, temos as histórias se desenvolvendo de acordo com o que nos é contado por Ted aos seus filhos. As histórias, contabilizando as cinco temporadas exibidas até aqui, são no geral engraçadas e bem desenvolvidas (destaque para o episódio 100 da série, que foi simplesmente espetacular). O principal problema é que a história realmente importante, e que justamente a que dá o título a série, se desenvolve a passos de tartaruga. Já foram cinco temporadas sendo enrolado pela série e o máximo que conseguimos descobrir sobre a mãe até aqui é que ela tem gostos parecidos com o de Ted, além de ter um guarda-chuva amarelo e um pé bonitinho.

Friends, por sua vez, soube desenvolver, sem nunca perder a graça ao longo de suas 10 temporadas, as histórias de todos os seus personagens. O objetivo da série era simplesmente mostrar como eram, como viviam e as histórias de vida de cada um dos personagens. Nenhuma grande ambição aí, mas detentora de uma fórmula (ou química, se preferir) que funcionou muito bem. Méritos, óbvios, aos roteiristas David Crane e Marta Kauffman, e aos atores, mas vamos falar deles detalhadamente adiante.

Portanto, mais uma vitória de Friends.

Elenco

Vejamos: de um lado (Friends) temos Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBranc, Matthew Perry e David Schiwimmer. Do outro (HIMYM) Josh Radnor, Alyson Hannigan, Jason Segel, Cobie Smulders e Neil Patrick Harris. Me desculpem os fãs fanáticos de How I Met Your Mother (existe essa categoria? Friends, eu sei que sim), mas só de vê os nomes de cada um dos atores de Friends eu sei exatamente quem é quem, o que não acontece com a outra série (viva ao IMDB).

Ok, ok… Sei que Friends tem o dobro de temporadas de HIMYM e que pode ser argumentado que há mais tempo para se gravar os nomes de cada um do astros da série. Contundo, duvido muito que aqueles que assistem HIMYM saiam por aí assistindo tudo em que esteja presente pelo menos um dos atores da série. E isso acontece com Friends. Todos aqueles que assistiram Friends tem um lugarzinho especial na mente e no coração para a série e seus atores. Ou alguém aqui ousa dizer que Cougar Town conseguiu ser renovada por que é uma boa série de comédia e não porque é estrelada por Courteney Cox? Então, paciência. O elenco de Friends é superior ao de HIMYM, seja em interpretação quanto em carisma face o público.

Bem, sem surpresas: mais uma vitória de Friends.

Sucesso/Reconhecimento

Lá vamos nós de novo: tenho em mente, bem claramente, que Friends possui o dobro de temporadas da outra, portanto mais tempo para que está conquiste mais prêmios e mais fãs. Só que este argumento não é totalmente verdadeiro, porque há séries que possuíram apenas cinco temporadas (como HIMYM tem até o momento) ou até menos que isso, e se tornaram ícones da TV americana (By Boston Legal e Alias).

Desmontado, portanto, o argumento acima se tem mais uma vitória de Friends. A série dos 6 amigos inseparáveis possui um curriculum para lá de vistoso: 7 prêmios Emmy, 1 Globo de Ouro, além de outros 58 prêmios. Segundo dado que consta no Wikipédia, a TV Guide produziu uma lista com os 50 melhores programas de televisão, e Friends assumiu a 2ª posição. Além do fato de que Friends conseguiu em um dos seus episódios regulares uma audiência de 52,9 milhões de expectadores (o episódio contou com a participação especial de Van Damme e Julia Roberts). Enquanto, que a maior audiência conquistada por HIMYM até hoje foi o episódio em que houve a primeira participação de Britney Spears, no qual resultou em cerca de 10,6 milhões de expectadores.

Outro fator a se considerar nesse quesito são as inúmeras participações especiais em Friends, que contaram com astros como Brad Pitt, Bruce Willis, Sean Penn, Alec Baldwin, Reese Witherspoon e Helen Hunt. Em HIMYM, além da já citada Britney, há participações especiais de Enrique Iglesias, Mandy Moore, Laura Prepon e a brasileira Alessandra Ambrósio.

Veredito:

Após a batalha (ou terá sido um massacre?), no somatório, Friends é a vencedora da batalha das séries dessa semana.

Importante ressaltar aqui que mesmo com a derrota, How I Met Your Mother tem todo o potencial para ser além de uma série, um ícone da TV como Friends se tornou. Quem de fato irá definir isso serão os roteiristas e o rumo que eles darão aos personagens e a trama a partir da próxima temporada.

Afirmei lá no início que sou fã de HIMYM e torço muito para que a série continue a crescer não só em audiência como em importância, mas sei o quão complicado será para ela chegar ao patamar quase divino em que Friends se encontra desde que terminou. Entre excelentes lembranças e recordações, falta muito para que HIMYM torne-se a “Friends dessa década”. Mas por que não tentar chegar ao menos perto?

Agora é com vocês: comentem e dêem suas opiniões. Para vocês quem é melhor? Friends ou HIMYM?

  • Rayssa Rocha

    VELHARIA? HAHAHAHAHA Friends sim que é “LEGENDARY”. Já eu não consigo assistir HIMYM, sério. Achei cansativo. Friends por mais velho que seja é mais bem feito, nenhuma temporada é cansativa e todos personagens têm a sua devida atenção.

  • Lucas Natan

    Eu acho que fez besteira fazendo essa batalha. Ainda mais desse jeito, parecendo que queria dar a “vitória” pra Friends. Tinham tantos outros quesitos a ser analisados, mitologia da série, autos e baixos, estilo de apresentação, dramaticidade, entrosamento entre os atores, nº de episódios épicos/fodas por temporada, personagens icônicos e muitos outros.

  • Cananeu

    Burrice essa batalha. Sei que é um post antigo, mas as duas séries são totalmente diferentes. É a mesma coisa que comparar True Detective com CSI ou House com Nurse Jackie, são séries que possuem o mesmo “carro” mas vão para caminhos diferentes.

  • Roberta

    Também acho uma besteira essa batalha, apesar de terem um grupo de amigos e NY como cenário, seguem caminhos diferentes. Friends com certeza ficou para a história, foi a primeira do gênero, mas HIMYM também é muito boa. Discordo que todos os personagens de Friends eram engraçados, Mônica não era cômica e nem deveria ser, o personagem dela era aquele mesmo e deveria ser assim. Também não acho que Ted tinha que ser altamente cômico, o papel dele é de um romântico incondicional. Talvez HIMYM tenha se arrastado na pergunta central, quem seria a “mãe”, isso cansou um pouco, mas Friends também teve temporadas mornas, como a 7ª e 8ª. Para mim, o único personagem de HIMYM que lembra alguém de Friends é o Ted, muito parecido com o Ross. Barney é uma mistura do Chandler piadista (as velhas piadas americanas) e do Joey mulherengo. O elenco de Friends, concordo, é melhor. Em HIMYM, dispensaria fácil a Robin, personagem sem graça total e atriz que deveria ser apenas modelo, só tem beleza. Não vejo utilidade em guardar os nomes dos artistas, sinceramente, pós-Friends, somente a Jennifer Aniston teve êxito e você ainda escreveu errado a grafia de alguns nomes deles. Já em HIMYM podemos ver que a Alyson Hannigan tem histórico de comédia e Josh Radnor ganhou o Festival de Sundance com um filme. Então, é besteira ficar comparando, melhor curtir as duas!

  • Sylanne

    Quando se começa a assistir algo já com esse preconceito de que “Ah, essa é a cópia de friends, ela não é tão bom” e bla bla bla vc não vai ter mesmo o ânimo pra assistir. É muito, muito difícil uma série que começa maravilhosamente boa, tudo tem seus altos e baixo.
    Reconheço que Friends é uma clássico e que com certeza merece todo respeito por ter principalmente se destacado numa época difícil. Mas HIMYM também merece todo respeito, eu particularmente, prefiro HIMYM não consegui acompanhar Friends pelo mesmo motivo, achei cansativa.
    Mas claro que isso vai do gosto de cada um…

  • Nathalia

    Velharia!?!? Friends é A MELHOR SÉRIE JÁ FEITA.
    HIMYM é legal, eu gostei (apesar do final ridículo).
    E como fã de Friends, foi IMPOSSÍVEL não relacionar uma série com a outra.
    Mas honestamente? 9 temporadas esperando pra série chegar finalmente onde vinha prometendo e ainda passar por uma 9ª temporada SOFRÍVEL, isso sim é meio cansativo.
    Eu até gosto do personagem do Ted, mas já reparou que TODA A GRAÇA da série, deve-se ao Barney? TODA!
    As únicas vezes que pude rir com gosto nessa série, foi graças ao Barney (que para mim, é um dos melhores personagens já feitos).

  • dudu

    Abertura de HIMYM é melhor pq não mostra o nome dos atores.. Olha o argumento do cidadão. E eu achando que os fãs de TBBT que eram retardados….

  • Joao Victor

    Acho essa batalha desnecessária, acho que a maior parte dos fans de HIMYM sao tambem os fas de FRIENDS, gosto muuito das duas series, mas se fosse pra escolher uma, realmente seria FRIENDS, porque foi a primeira serie que assisti, tenho um carinho especial por ela!

  • Joao Victor

    Tambem gosto muito de HIMYM, mas “velharia” FRIENDS é muito bom cara, as duas series sao otimas. FRIENDS, Seinfeld, HIMYM>>>>>>> all.

  • Anna

    Acho os personagens de HIMYM bem melhores que os de Friends. Adoro as duas séries, mas em friends me parece que os personagens são sempre unidimensionais sabe? são aquilo mesmo e é para sempre assim, com poucos momentos de exceção. Isso sem falar que o casal principal é chato, muito devido a “bossy” e arrogante Rachel, pra mim a pior personagem da série.
    Já em H… os personagens parecem mais reais, tem seus conflitos e demonstram, mtas vezes, suas contradições, se transformando com o tempo. Isso sem falar que o casal Ted e Robyn tem muito mais química e menos enrolação.

  • Vic

    Eu gosto das duas, mas prefiro How I Met Your Mother, porque acho mais realista. E não estou dizendo realista no sentido literal, porque é, obviamente ficção, e TODA comédia tem seus absurdos e exageros (em nome de criar situações engraçadas, claro). Mas em How I Met Your Mother, senti que os personagens são mais reais, e senti uma lição final muito importante.
    HIMYM mostrou a dura realidade. Pessoas importantes e queridas morrem, amizades mudam, as coisas nem sempre acontecem como planejamos, as pessoas crescem. E isso não é o fim do mundo.
    ***Em relação aos personagens, se formos comparar: Barney seria o equivalente de Joey. Barney é extremamente melhor que o Joey em tudo: os plots, as piadas, o ator, o background, o drama, e a própria “mitologia”. Enquanto Joey só sabia piscar e dizer “How You Doin”, Barney escreveu o Bro Code, tinha um livro de cantadas, dançava, fazia mágica, tirava tempo pra ser fofo, e marcou com seus “bordões”. O que é “How You Doin” perto de “Legen- wait for it- dary”? ou “Challenge Accepted”? ou “True Story” ou “High-five”, ou “Suit Up”?? P.L.E.A.S.E!
    ***Quanto ao casal principal: Rachel e Ross vs Barney e Robin. Não gosto de nenhum desses casais, principalmente por causa das mulheres, mas se formos avaliar esses personagens separadamente, vemos que os de HIMYM também são melhores:
    Ross é extremamente chato. Ted é um chato fofo. Rachel e Robin também tem a mesma fórmula, jovens, bonitas, querendo uma carreira e enrolando os “protagonistas”. Mas Robin é bem mais engraçada que Rachel. Robin Sparkles é uma das melhores coisas do mundo das séries, toda vez que vou no shopping fico com a musiquinha dela na cabeça HAHAHA. E as piadas com o Canadá? E seus furos jornalísticos? haha
    Avaliando o casal sólido das séries:
    Chandler e Monica vs Marshall e Lily. Como casal, prefiro Marshall e Lily, porque eles tem uma história e uma relação que sonho em ter um dia. haha Eles se conheceram na faculdade e desde então não se largaram, com exceção da vez que Lily foi pra Paris. Os dois, devido ao tempo de relacionamento, tem mais histórias do que Chandler e Monica. Mas “Mondler” também é um casal querido e com química.
    Se avaliá-los separadamente, porém, acho que Friends leva vantagem. Chandler é melhor que Marshall. Amo Marshall e sua inocência, mas Chandler e seu sarcasmo, são épicos! E Lily e Monica empatam pra mim. Simplesmente não consigo escolher entre elas.
    E por fim, Phoebe. Bem, HIMYM tem 5 protagonistas, enquanto Friends tem 6. Mas mesmo que HIMYM tivesse mais um personagem, dificilmente seria tão bom quanto Phoebe. Ela é boa demais! Esperta e inocente ao mesmo tempo. E o que dizer de Smelly Cat? <3
    ***Sobre a trama: Prefiro a de How I Met Your Mother exatamente por que a série tem uma trama "maior". Friends era sobre eventos cotidianos, HIMYM era sobre eventos cotidianos que levaram ao futuro, e que olhados em conjunto, sempre fizeram parte de um "grande plano".
    ***Sobre o elenco: Elenco de Friends só é famoso, bem, por ser o elenco de Friends. E o que dói é ver que a menos talentosa dos seis, foi a que se deu melhor. Nada contra a Jennifer, mas ela era a mais fraca de Friends. Não vejo o ator que faz o Ross fazendo sucesso, nem o LeBlanc. O Matthew Perry também tentou, mas acabou tendo sua série cancelada. A Courtney tem sua série, que eu nunca assisti, mas sei que não é nenhum sucesso estrondoso e a Lisa tem sua Web Therapy, que não é muito famosa, mas já ouvi dizer que é boa.
    Já o elenco de HIMYM não é marcado apenas pela série. o Neil é incrível e ta com tudo, a Cobie tá nos Vingadores, a Alyson brilha desde Buffy, o Jason tá em TODOS os filmes de comédia (sério, TODOS haha) e, o único que não tem nenhum destaque depois da série é o Ted.
    Friends é aquela série "Maria-vai-com-as-outras". Fez sucesso nos Estados Unidos e, por ter personagens queridos, as pessoas se apegaram. Daí começaram a dizer que é a MELHOR SÉRIE de todos os tempos, e acreditaram nisso. E assim, as outras pessoas passaram a acreditar nisso, e mesmo quem não assistia a série e começou a assistir, já começou com essa ideia na cabeça, de que "Friends é a melhor série de todas". A série reprisa a anos aqui no Brasil, tornando-a bem mais conhecida do que HIMYM. A série vive de sua fama.
    Mas convido vocês a avaliarem as duas séries, sem considerar fama e precedentes. Esqueça que Friends é "FRIENDS A SUPREMA" e assista cada uma apenas por seus méritos próprios. Te desafio a não escolher How I Met Your Mother!

  • tamy

    Discordo, HIMYM é otima, adorei!! Mas não é como FRIENDS.

    Pelo simples fato de ambas serem series de comedia e friends ser extremamente mais divertida que himym, os personagens muito mais cativantes! agora o que diz respeito aos casais, sou apaixonada pelos casais das 2 series! so sou inconformada ate hoje com o lance da robin e do barney.

  • Rafael

    Analiuse feita por fanboy. Voce dizer que eh fan de HIMYM nao faz de voce um. Se no quesito historia ja nao conseguiu esboçar a superioridade da serie como fez questão de jogar na cara que o elenco de Friends tem mais nomes ja mostra sua parcialidade e Nostalgia na hora de fazer essa “Analise”. Nem terminei de ler que pra mim isso ai é um recalquezinho de viuva.

  • Rafael

    Palmas, Palmas wait for it Paaalmars . Serio é igual quem assiste Cavaleiros na infancia e diz que é o melhor anime da face da humanidade. È bom, é iconico sim não tem como negar… mais menos BEEM menos. Friends foi the first of its kind mas o cinema evoluiu e foi superado de longe por HIMYM uma serie de personagens cativantes e historia que mistura fortes lições de vidas e comédia. E sério os personagens de Mother foram sim inspirados em, friends mas são uma versão melhorada e menos chata dos mesmos. Você se importa com eles de verdade. Serio Ross é uma merda.

  • Anna

    Concordo com tudo dito, e tbm acho Friends overrated, apesar de curtir a série. No mais eu só diria que – talvez diferentemente da maioria dos fãs- eu adoro o casal Ted e Robyn! Para começar, Robyn é muito mais complexa, divertida e interessante que a chata da Rachel, e adoro como a dinâmica entre ela – uma mulher que não quer um grande compromisso- e o romântico Ted é construída desde o primeiro episódio. Apesar de ter uma enrolação entre eles, me desce melhor por sempre saber que o relacionamento de ambos é fadado ao fracasso, além de eu achar os motivos p/ términos, declarações e conflitos bem mais plausíveis.
    Já Ross e Rachel… é enrolação pura e da mais besta possível, acho ridículo o fim da 5 temporada, em que a rachel viaja para a inglaterra para dizer que ama o ross e depois disso ela, sem motivo algum, volta atrás. O único momento que eu gostei da história dos dois é quando ela fica grávida dele, alias, um dos poucos momentos tocantes da série. No mais, a relação entre eles é a Rachel pisando no Ross, eles se odiando, e logo em seguida interagindo como se nada de mais tivesse ocorrido…
    Por fim só ressalto que um dos fatores para que eu ache HIMYM beeeeeeem melhor que Friends é que como friends há várias e haverá muitas séries seguindo o mesmo estilo, já H… tem um estilo marcante e difícil de ser repetido sem soar plagiado, ao envolver a mistura certa do drama com a comédia, o nonsense e a trama cheia de histórias que rompem o nexo cronológico.

  • Vic

    This! / Por mais que não seja fã de Robin e Ted (volto a dizer, por causa dela), também acho a relação deles beeeem melhor que a de Ross e Rachel. E o único motivo pra eu não ser torcedora alucinada de Ted e Robin, é porque sempre achei que ele gostava muito mais dela do que ela dele. Mas ao mesmo tempo, sempre tive um amor pelo Ted, por saber que ele SEMPRE apoiou ela e torceu por ela, mesmo quando ela tava com o Barney… <3 Ai cara, sei la, só de falar isso tá me dando saudades da série.. hahaha #partiu #rever!

  • Joao Victor

    Esse post faz muito tempo, mas como eu gosto de treta, vou comentar. hehe

    Já assisti as duas, então também posso afirmar, Friends é MUITO melhor. Friends é bom do começo ao fim, só passando por uma fase uma pouco difícil em sua 8/9 temporadas. Enquanto HIMYM que eu AMAVA até a 5ª temporada foi só ladeira a baixo, até a quinta temporada, HIMYM era muito boa, mas eu não sei o que aconteceu que MEU DEUS DO CÉU, ficou HORRÍVEL, e fora que a 9ª temporada de HIMYM é a pior temporada que eu já vi, incluindo todas as série que eu vi na vida, e olha que eu já assisti bastante. Portanto concordo, Friends daria uma LAVADA na pobre HIMYM.

  • Rafa95

    “Esse post faz muito tempo, mas como eu gosto de treta vou comentar.” 2
    a vitória que o post proclama é exagero, friends é melhor mas HIMYM tem méritos. E acho ambas muito distintas, se eu fizesse uma comparação, usaria seinfield e friends que se parecem muito mais (e seinfield tlvz levaria a melhor porque AMAVA aquele deboche, cinismo e “niilismo” da série, fala sério, o que era o george e o jerry e suas conversas inúteis?!)
    Mas já que a comparação foi feita vou comparar… e para começar acho que a única grande semelhança delas é o tipo – série de comédia de um grupo de amigos em Nova York com algum ar romântico. Mas já aí no ar romântico as diferenças surgem, por que enquanto toda a premissa e a história de HIMYM é super romântica, friends é pouco e só lá pelo fim que fica forte mesmo. Por isso eu diria que os casais de HIMYM são BEM melhores, os relacionamentos no geral são mais desenvolvidos, fortes e tocantes, adoro lily e marshall, as namoradas do Barney e o ted com a vitória, a stella e a mãe. Em friends o único casal bom mesmo é o Mondler, e a Monica com o Richard. E eu shippava a Rachel com o Joey, pena que eles não ficaram juntos. )-:
    Outra diferença é o conteúdo dramático e sem dúvidas HIMYM é BEM mais dramática que friends. Ambas começam leves e descontraídas até que H… revela-se mais pesada e triste, me emocionei mesmo com aquele episódio em que o marshall perdeu o pai, com o relacionamento do Barney com o pai, com o the time travelers -melhor episódio da horrível temporada 8- e com a própria história em si ( a de um cara romântico que nunca consegue ninguém, e quando consegue, perde). Esse drama é bem feito e conta uns bons pontos no aspecto enredo, mas dou vitória para friends nesse aspecto, porque a série era instigante mesmo sem esse drama e MUITO MAIS divertida e Consistente, o que se espera de Comédias.
    H… tem um bom desgaste no meio (diria 6/7 temp) como o joao comentou, as piadas se repetem, o pastelão toma conta e o Barney – que vira o protagonista no meio até qsa o fim- passa a me irritar com a galinhagem e os bordões repetitivos ditos a cada 5 minutos. Já os outros eclipsados personagens que nunca foram muito engraçados são vítimas constantes de bulling para fazer rir, isso me cansa (tipo a Robin e seu passado canadense) e torna tudo muito artificial e previsível. Eu não curto esse humor ofensivo (tipo as piadas transfóbicas do ted) e pastelão o tempo todo, se for para ser ofensivo o deboche é bem mais interessante e aí entra o Chandler e sua delícia de humor depressivo e autodepreciativo, com aquele sarcasmo melhor que todo o humor de H… depois tem a divertida e animada loucura da Phoebe que tem uma fofura e esperteza rara que nunca cansa, para mim é a melhor personagem excêntrica de uma comédia já feita <3. Além disso, tem o Joey e sua fofura e humor mais físico, a rachel e o seu esnobismo (adoro ela e não entendo porque odeiam seu egoísmo- a Robin fez coisa muitíssimo pior) e a Mônica e sua mãe, seu toc e a sua desesperança no amor. Ross é chato, mas é um bom amigo e leal…
    Isso me lembra outro motivo para friends ser superior: suas amizades são melhores. Em HIMYM parece que a qualquer instante algum personagem vai ridicularizar alguém ou apunhalar, enquanto em friends existe o respeito, com no máximo uma indireta inteligente ( lembram da rachel e seu pavê de carne? ou do Joey e sua má atuação?)… e é isso que os fez a maior série de comédia, o incrível e divertido grupo de amigos que eles tem, eu já não vejo isso em HIMYM, tirando o Marshall ( e olhe lá, pq aquele slap bet se torna podre e intimidador com o decorrer da série) eu não vejo um amigo fiel e legal ali, só gente perdida e traiçoeira, que na vida real seria diagnosticada com alcoolismo…
    E para coroar vitoriosa Friends, tem o seu fim, previsível é verdade, mas divertido, emocionante, coerente com sua própria história e com uma mensagem final tudo a ver com a moral da série- o valor da amizade e companheirismo. Já o fim de HIMYM foi trágico demais para uma comédia e muito apressado, e achei super nada a ver ele voltar com a Robin depois dela ter dito que não o amava mais (na 7 temp.) e de seu casamento com o Barney. Mas talvez, se fosse mostrado mais do "futuro" relacionado ao fim na 9 temporada (e não aquela enrolação homérica) e tivessem mais respeito pela mãe, teria sido bom, mas eu até que tolero o fim de H., acho frustrante mas Ok porque faz certo sentido dentro do universo da história.
    Quer saber qual é o pior fim ever de série? Seinfield. Um fim porco, super moralista para uma série maravilhosamente debochada e niilista, não combina em nada com a proposta da série, se pudesse apagar aquilo da minha cabeça apagaria.

  • Theuer

    Concordo completamente!
    Nunca fui de assistir séries e passei a acompanhar meio obrigado por trabalhar com TV.
    HIMYM foi a primeira série que assisti em ordem cronológica e até o final, em meio à isso, fui assistindo Friends por “osmose” com minha namorada. Claro, a série é boa e até hoje arranca alguns sorrisos, mas ela tem isso mesmo. Todo o conjunto é um pouquinho fora da realidade, você não consegue ter um amigo igual ao Joey, um casal igual Ross e Rachel… Além de não “aprender” nada com as histórias.
    HIMYM é mais “real”, você vai vivendo as histórias dos “amigos” e as coisas tem um ritmo mais parecido com a vida.

  • Heloísa

    Sabe porque eu acho HIMYM melhor que Friends? Por um simples motivo: existe um OBJETIVO a ser alcançado para o fim da série, que é como foi a trajetória do Ted em conhecer a mãe das crianças. Já em Friends, todo episódio é uma historinha diferente, não tem continuação da resolução do que aconteceu nos episódios passados; você pode mt bem assistir um episódio da sei lá, 3ª temporada, sem precisar ter assistido desde o início a série toda para entender aquele episódio. É um bando de amigos solteirões numa cidade divertida, que se metem em situações engraçadas, e só. HIMYM tbm é isso, mas como eu disse, tem toda uma história interligada.