As Séries da Nossa Madrugada

No Brasil, as séries americanas, com suas poucas exceções, não são bem tratadas pelas redes de televisão aberta. Esse costume acaba provocando um contra-senso curioso: são inúmeras as produções altamente elogiadas pela crítica e detentoras de uma vasta quantidade de fãs que terminam sendo exibidas de madrugada. Usadas como meros “tapa-buracos” na grade, a qualidade desses shows acaba sendo desperdiçada, já que não são apresentadas ao público que assiste TV diariamente. Vamos conhecer algumas dessas (infelizes) séries.

West Wing – SBT

É uma série que mostra acontecimentos na Casa Branca, especificamente na ala Oeste, onde o presidente (Martin Sheen) e seus assessores diretos trabalham. Entre eles estão: Sam Seaborn (Rob Lowe), subdiretor de comunicação; Leo McGarry (John Spencer), Chefe de Gabinete; Toby Zigler (Richard Schiff), diretor de comunicação; Madeline Hampton (Moira Kelly), uma passional consultora política; Josh Lyman (Bradley Whitford), chefe de Madeline e C.J. Creeg (Allison Janney), uma super secretária de imprensa, cujo papel é falar pela Casa Branca e livrar o presidente de embaraços.

Damages – Globo

A série é um drama vivido pela bem-sucedida advogada Patty Hewes (Glenn Close) e sua associada Ellen Parsons (Rose Byrne) na firma de advocacia Hewes & Associates. A história por temporada acompanha algum grande processo onde a feroz Patty tenta processar algum rico e poderoso da cidade, ao mesmo tempo em vive se protegendo da sua própria sujeira.

The Closer – SBT

Drama policial estrelado por Kyra Sedgwick, em seu primeiro papel principal na televisão, como Brenda Leigh Johnson, uma detetive treinada pela CIA que troca Atlanta por Los Angeles para comandar a Divisão de Homicídios Prioritários, uma equipe especial da polícia que cuida de importantes casos de homicídio.

Lie To Me – Globo

A série traz as investigações de uma equipe formada por especialistas em detectar mentiras. As mínimas expressões e gestos são interpretados por esses cientistas do comportamento, que prestam seus serviços para diversas entidades, como o FBI, a polícia, empresas particulares ou mesmo pessoas que estejam dispostas a descobrir a verdade que alguém pode estar escondendo.  O grupo é liderado pelo excêntrico Dr. Cal Lightman (Tim Roth).

House – Record

House (Hugh Laurie) é um médico que se destaca não só pela capacidade de elaborar excelentes diagnósticos diferenciais, como também pelo seu mau humor, ceticismo e pelo seu distanciamento dos pacientes, já que ele considera completamente desnecessário interagir com eles. A série é famosa por exibir semanalmente curiosos casos médicos.

Boston Legal – Globo

A série apresenta a vida dos advogados Alan Shore (James Spader) e Denny Crane (William Shatner). Ambos costumam se envolver em grandes processos em  nome do prestigiado escritório de advocacia de Boston, Crane, Poole & Schmidt.

Close To Home – SBT

Série que mostra o trabalho de uma jovem e agressiva promotora, Annabeth Chase (Jennifer Finnigan) que cuida de casos que muitas vezes aconteceram em sua própria vizinhança. Retornando ao trabalho após o nascimento de sua primeira filha, Annabeth assume os mais complicados casos para proteger sua comunidade e sua família.

Rescue Me – Globo

O drama conta a história pessoal e profissional de um grupo de bombeiros da cidade de Nova York, logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. O protagonista da série é Tommy Gavin (Denis Leary), um bombeiro mal-humorado e com problemas com o alcoolismo.

Without a Trace – SBT

Aborda a história de uma equipe do FBI especializada em pessoas desaparecidas e é dividida em episódios contínuos nos quais os personagens têm de lidar com seus problemas pessoais e desvendar os misteriosos desaparecimentos o mais rápido possível, pois algumas vezes segundos significam salvar uma vida.

White Collar – Globo

A série mostra a vida de Neal Caffrey (Matt Bomer), um ex-ladrão e falsificador, que foi capturado após vários anos pelo FBI. Depois que sua namorada desaparece, Neal propõe ao agente que o capturou, Peter Burke (Tim DeKay), que ele o ajude a achá-la. Em troca dessa ajuda, o falsário começa a prestar serviço ao FBI, auxiliando o departamento a capturar criminosos do “colarinho branco” como ele.

Fringe – SBT

É um drama de ficção científica que acompanha as investigações da divisão do FBI chamada “Fringe”. Solucionando os casos mais misteriosos e complexos, a realidade e a lógica são muitas vezes desafiadas pelas respostas encontradas. A equipe é comanda pela agente especial do FBI Olivia Dunham (Anna Torv) e composta pelo Dr. Walter Bishop (John Noble), seu filho Peter Bishop (Joshua Jackson) e a agente Astrid Fansworth (Jasika Nicole).

P.S: Mesmo sendo exibidas nas madrugadas, muitas dessas séries costumam ter audiências maiores que os programas regulares e filmes que os canais costumam exibir em preferência a elas.

  • Juliano

    Sei que ñ dava pra listar todas mas muitas mais passam por este tratamendo revoltante e que ñ tem sentido se levemos em consideração o dito no P.S (e confesso que mesmo sem saber dos indices, já tinha certeza desta informação), mas muitas delas tem audiência melhor do que muita porcaria que incistem em passar; tipo, novelas do SBT pela milhonessima vigesima trinta sei lá quanda vezes…
    Espaço na grade eles tem, mas ficam disperdiçando…

  • Lucas

    Damages é PERFEITA!

  • klinger

    damages volta quando? achei que voltava em janeiro…nos eua no caso? quando volta a quarta temporada alguem saberia me dizer?! valeu!!

  • Yasmin

    Damages uma das melhores séries atualmente! Se não for a melhor! (minha opinião ok?)

    Muito inteligente, não trata os telespectadores como burros dando mil explicações pra coisas óbvias…. uma pena é que a audiência é baixa e quem perde somos nós. É um tal de cancelar e outra emissora comprar e tals… mas pelo menos não vai parar de passar!

    \o/

    Amooo Damages! S2

  • Walber

    Dessas aí, House é a unica que num passa bem de madrugada, e a Record faz uma boa propaganda dela, sempre anuncia qnd tem nova temporada, e já vi materias em programas da Record sobre o seriado, e mt gente assiste pela tv aberta, inclusive no Nordeste antes de CSI passa House no horario nobre por causa do horario de verão.

    E para mim as duas melhores séries policiais são Without a Trace (que assisti quase todos os episodios) e The Closer que é mt bom, e essa é uma das poucas séries que eu assisti todos os episodios.

  • lilly

    Legal o post, mas sim, lembro que Lost e 24 davam mais audiência que o jô soares, que passava no mesmo horário, por exemplo. O problema é que o programa de entrevistas arrecadava muito mais em publicidade: poucos queriam anunciar nos intervalos das séries.

    E isso é bem importante.

  • Pedro Paulo

    Fico muito triste quando vejo Damages quase 5 horas da manhã, com péssima dublagem (a voz original da Glenn Close é essencial pro personagem).

    Mas mais abismado fiquei no último sábado de madrugada: perdi o sono (por causa do BBB ao vivo, rs) e quando acabou o corujão, anunciou na Globo: “A Seguir: SOB MEDIDA”, com uma logo que me pareceu familiar.

    Qual não foi minha surpresa que passou o piloto de DROP DEAD DIVA! Foi nesse último sábado, por volta de 4 e meia da manhã.

    Damages é PERFEITA! [2]

  • http://www.twitter.com/RodolfoCV Rodolfo

    Eu nem sabia que a maioria dessas séries passavam na TV.

  • http://www.cotidianoranzinza.blogspot.com Fábio Martins

    Faltou citar a melhor de todas: Família Soprano, que passa na band a partir das 23h30 (naõ sei qual o padrão de horário você está usando). Mas ela acaba de madrugada, lá pela 1h.

    Abraços

  • Matheus Gonçalves

    Juro que não fazia ideia que White Collar e Lie to Me passavam na TV aberta –’
    puta palhaçada dessa Globo –’
    Ai fica passando Araguaia, Insensato Coração, Malhação –’ Novelas que testam nossa inteligência, ou pior, ofendem nossa inteligência !

  • Diogo

    Eu tambem nem sabia que todas estas séries passavam na madrugada da TV aberta, mas como ias saber também?! Não vejo TV de verdade a muito muito tempo, e ainda de madrugada….

  • http://www.twitter.com/lapsrj Leandro

    No caso da Globo eu acho que eles deveriam aproveitar o período de férias(mês de janeiro e fevereiro mais especificamente) para exibir os seriados americanos.

    E o SBT deveria parar de exibir novelas e passar séries no lugar(de preferência 5/6 por semana e não 1 por mês), ia dar mais audiência e trataria melhor o dinheiro que eles gastaram comprando as séries.

    Já a Record, bem, é só fazer o que ela faz de melhor, copiar as outras(depois que elas melhorarem).

  • http://www.seriesaddicts.blogspot.com Paulo Olmedo

    Só falta dizer quais os dias e horários passam essas séries. Algumas delas já vi, zapeando na madrugada. Outras que vi e não foram citadas foi Saving Grace e Dollhouse.

  • Fernando dos Santos

    Eu lembro que The Closer já chegou a ser exibida no horário nobre pelo SBT em algumas ocasiões mas foi por pouco tempo infelizmente.

    Em 2009 o SBT registrou bons índices de audiência exibindo Supernatural em horário nobre as 21 horas.Infelizmente porém, as séries seguintes exibidas nesse mesmo horário não conseguiram segurar a audiência e a emissora acabou jogando os seriados de volta para as madrugadas.
    Atualmente as séries que não passam de madrugada, são exibidas a tarde.

    Felizmente a Bandeirantes e a Record vem exibindo séries em horário nobre.
    A Band inclusive exibe NCIS diariamente as 21h15.

  • http://twitter.com/tppacheco Tiago Pacheco

    Falaram aí em cima de CSI. Ao lado de NCIS, acho que são as únicas séries adultas que são valorizadas por aqui. Alguém lembra de outra?

  • http://www.twitter.com/luh_ Luana Pereira

    Tirando todo o meu preconceito com séries na tv aberta (acho horrível eles dublarem, mas mudar o nome é o que me deixa mais triste), eu nem sabia que passava tudo isso de madrugada.

    Realmente acho um dinheiro muito mal investido! Em qualquer outro horário que colocarem acho que vai dar mais futuro!

    A única série que eu assistia era 24hrs porque apesar de passar de madrugada, era no período de férias. E acredito que acontecia muito com Lost também!

    Enfim, se tirassem as novelas sem futuro e colocassem as séries acho que seria muito melhor :x HAHAHAHAHAHAHA *sonha*
    faltou citar: Modern Family (band) e Futurama* (band)
    * Futurama é considerada uma série?

  • http://twitter.com/Feh_valhs Fernanda

    a TV brasileira não sabe aproveitar as séries americanas, isso é fato.
    Outras séries que passam na madrugada são Dollhouse, Cold Case, The New Adventures of Old Christine e Friends. Se bem que não tenho certeza se elas ainda passam.
    Passei da época de ficar zapeando esses canais de madrugada.

  • @shinoda_lucas

    Quando a beirute estava no comando do SBT eles até tinham prometido passar a quinta temporada de supernatural as 21. Mas dai ela saiu porque o Silvio ficava querendo mudar a programação ele mesmo, final, SBT está caindo pra quarto já!

  • Érica

    Meu Deus, eu nem sabia que passava esse tudo de série na Globo Oo

  • http://[email protected] Adenilton

    Oi faltou os horários de exibição das series, para que sonâmbulos como eu possa assistir essas series..

    Grato e P.S Adoro esse site

  • Tiago

    como não colocaram o horario em que são exibidas, vou colocar aqui, de acordo com o que esta nos sites das emissoras.

    SBT
    - segunda
    Two and a Half Men – 1:00
    Chuck – 1:45
    MoonLigth – 2:45
    - terça
    Two and a Half Men – 1:30
    Ugly Betty – 2:00
    Kyle XY – 3:00
    - quarta
    Two and a Half Men – 1:00
    Miami Medical – 1:45
    Eleventh Hour – 3:15
    - quinta
    Two and a Half Men – 1:25
    The Forgotten – 2:00
    - sexta
    Two and a Half Men – 2:15
    The Closer – 3:00
    The Mentalist – 4:00
    Six Feet Under – 5:00
    - sabado
    Supernatural – 1:15
    All of Us – 2:45
    Alfinetadas (Eve) – 3:30
    - domingo
    Cold Case – 1:00
    Without a Trace – 2:00
    Nip/Tuck – 3:00

    Globo
    - segunda a sexta
    Lost – depois do Jornal da Globo
    - terça
    Lie to me – dia 8 de março após o Jornal da Globo, nas semanas seguintes depois do Programa do Jô
    - quarta
    White Collar – dia 9 de março após o Jornal da Globo, nas semanas seguintes depois do Programa do Jô
    - quinta
    Prison Break 3ª e 4ª Temporada -dia 10 de março após o Jornal da Globo, nas semanas seguintes depois do Programa do Jô
    - sem dia definido
    Rescue Me, Dollhouse, Damages, Saving Grace – 4:00

  • Rafael Sampaio

    Oxi, House passa de madrugada?!
    Se não me engano, House passa um pouco mais cedo na Record, umas 20hrs.
    =/

  • Jr.

    The Closer é super digna, uma série maravilhosa com maravilhosa atuação. Merecia estar nessa lista ♥

  • http://www.twitter.com/moisesion Moisés Sesion

    A nova série das madrugadas da Globo é “Drop Dead Diva”, com o nome de “Sob Medida”.

  • Flavia

    Damages na Globo?! Não acredito! Estava esperando tanto para vê-la. Ha quanto tempo começou? Que dia passa? Que horário?

  • Joao

    D
    A
    M
    A É FODA!
    G
    E
    S

    Ansioso pela 4ª temporada dessa série excelente, mas que quase ninguém conhece!

  • http://www.vianaweb.com.br Evandro Viana

    modern family seguna a noite na band !

  • Fernando dos Sa ntos

    Um fato que vale a pena destacar.Durante essa semana a Bandeirantes exibiu diariamente em partes um especial de Futurama lançado em 2008 e que ainda está inédito na FOX do Brasil.Foi exibido anteriormente no país apenas no canal Telecine.

    E a Band exibe Futurama e NCIS em pleno horário nobre.Espero que a emissora mantenha essa iniciativa com as séries e não de pra trás como fez o SBT.

  • http://misscarbono.blogspot.com Miss Carbono

    A maioria das séries eu nem sabia que passava na tv aberta xD

    Mas House na madrugada eu assisto. O problema são os cortes nos episódios, isso irrita.

  • phs2

    SEMPRE AMAREI WAT :D

  • http://seriemaniacos.tv/as-series-da-nossa-madrugada/ Andrei.

    Gente, que post ridiculo, o Brasil não pode super-valorizar os produtos externos, e sim trabalhar para que cada vez mais melhore seus proprios programas. e até parece que a globo ia passar white collar ou qualquer otra série aí em horario nobre, me poupe, adoro todos os posts, ma esse me decepcionei.. afff

  • André

    White Collar passou um tempo à tarde, depois do Globo notícia, pro pessoal que tem programação diferenciada da Globo… tipo norte e nordeste…

    Me passo por the West wing… uma das melhores séries já produzidas no planeta…

    Boston Legal tá na Globo, é? hum…

  • Junior

    Two and a half Men ta fazendo um maior sucesso nas madrugadas do sbt marcando 6 pontos e ta sendo reprisada pela terceira vez as 7 temporadas , E LOST dá mais audiencia que o programa do jô entao ainda que as series passem na madrugada fazem sucesso. por serem otimas é claro !

  • http://twitter.com/Adriel_SS Adriel Santos Santana

    @Andrei

    Algumas considerações:

    1º) Porque o Brasil não pode valorizar as produções estrangeiras? Não se trata em nenhum momento de “super-valorizar”, mas dar o valor merecido a essas produções. A não ser que na sua opinião as séries listadas no post não tenham qualidade.

    2º) Pelo visto para você não é possível se valorizar as produções estrangeiras (que são de qualidade reconhecida), ao mesmo tempo em que se melhora o nível das produções nacionais (o que já anda acontecendo). Uma medida não exclui necessariamente a outra. Na verdade, elas se complementam.

    3º) A Globo pode até não passar, mas o SBT, a Record, a Band e a RedeTV já fazem isso. E adivinha: possuem bons resultados na audiência.

    4ª) Sobre o post ser “ridículo”, não tenho o que discutir. É sua opinião. No entanto, até o momento, a maioria dos comentários foram positivos.

  • Lola

    a globo ainda pssa white collar???

    em que dias????

    adorei o post!! mt interessante
    bjsss

  • Lara

    nossa,pelo menos 3 dessas séries eu nem sabia que passava em TV aberta
    faltou Cold Case e Niptuck nessa lista

  • http://seriemaniacos.tv/ Andrei

    Adriel Santos Santana

    Parabéns por ter escolhido devidamente as palavras e não tentar agredir e sim respeitar minha opnião. Também respeito a sua.

    Sim gosto muito das séris listadas, menos house.

    No entanto mesmo que goste muito destas séries, considero outras bem melhores, mas que mesmo se passadas em horario nobre, não teriam a devida audiencia.

    Por exmplo a Record exibe CSI, que é uma série extremamente simples, no entanto são essas séries que aqui no Brasil fazem sucesso.
    Já Fringe se passado no horário nobre, perderia de longe para CSI, e nem preciso dizer qual é a melhor série.

  • Ronaldo

    Que o sbt e globo e cia exibem as series de madrugada isso não é uma novidade … imagina Fringe num sabado as 4 da manha … que absurdo!!!!! mas os canais pagos warner, sony, fox, space, axn etc tambem deixam a desejar : transmitem somente episodios repetidos e horarios inconpativeis com o publico…. ´por essas e outras muita gente baixa capitulos na net….

  • anderson

    Na boa… alguém ficaria esperando até as 4 da manhã para assistir damages?
    Gosto muito da série, mas forçam a barra com estes horários…

  • marilu

    amo o seriado sob medida.gostaria q passasse mais cedo ou num sabado.é maravilhosoé mto melhor q dr. hause.