Análise de Audiência – Fall Season 2012/2013 – Semana 29 [Season Finale]

Na última Análise de Audiência do ano, hora de tomar importantes decisões.

Já que na semana do dia 13 de maio teremos os anúncios dos upfronts de todas as emissoras de TV aberta, e que geralmente a esmagadora maioria das renovações e cancelamentos são anunciados na semana anterior, esta será a última coluna da temporada (e nem conseguimos fechar com um número redondo. Damn it, Patrice!). E, como prometi, a bolha encerra esse primeiro ciclo desta coluna vazia, ainda que uma dessas séries seja facilmente minha maior chance de erro. Aqui digo quais são as chances de renovação (in my opinion) de cada série dos degraus intermediários. Nos extremos, é fácil compreender que as chances são de 0% e 100%. Obviamente essas chances não são baseadas em nenhum cálculo científico, e tem mais um caráter ilustrativo, ainda que na tabela (que representa meu palpite) a divisão seja bastante binária.

Smash

Alguns disseram nos comentários que o cancelamento de Smash havia sido anunciado. Ainda não oficialmente. A coisa continua apenas nos boatos. Mas sabemos que sua mudança para os sábados significa que, para todos os efeitos, a série está cancelada. O anúncio oficial virá.

Whitney

Whitney teve seu season finale há meses, o que me fez praticamente esquecê-la na bolha. Agora, no entanto, tenho de tomar alguma decisão. E, a julgar pelo comportamento da NBC nesta temporada, meu palpite é de que a série será renovada. O motivo: a emissora iniciou a fall season com 4 horas destinadas a comédias (seriam 5 se Community e a própria Whitney tivessem de fato estreado nos timeslots planejados), das quais 2 apenas de estreantes. Por conta do fracasso, não me parece que a NBC expandirá essas horas, mas é bem provável que as mantenha, por ter tradição de exibir muitas comédias. Ou seja, caso Whitney seja cancelada, o canal será obrigado a estrear 5 novas séries, com apenas 3 veteranas, isso se Community e Go On retornarem para temporadas completas, outra coisa bastante discutível. Ou seja, para que a NBC não entregue sua grade ao incerto, Whitney precisaria ser renovada.

Chance de renovação: 60%

Body of Proof

Há duas semanas, Body of Proof estava na zona vermelha. Hoje, a coloco como provável renovação. Explico: seus números relativos são ruins, mas também o eram na temporada passada. Aliás, em termos percentuais, a série tinha performance ainda pior, e mesmo assim fora renovada. E como está mais próxima de syndication que na temporada passada (embora ainda esteja longe), prefiro apostar em uma nova renovação do que em cancelamento.

Chance de renovação: 60%

How to Live with Your Parents

Sim, How to Live with Your Parents parece ter a mesmíssima história de Don’t Trust the B—- in Apartment 23 (inclusive no descaso com pessoas que precisem digitar seus nomes), e sabemos muito bem o que aconteceu com a segunda. Mesmo assim, me parece pouco provável que a ABC cancele uma comédia com números consideravelmente fortes, e que não se sai mal sozinha em meio a um monte de reprises. Por isso, meu palpite é de que também será renovada.

Chance de renovação: 70%

Family Tools

Family Tools é tão insignificante que estreou em maio e quase me esqueci de colocá-la na coluna. E se série que estreiam em abril tem poucas chances, o mês seguinte não oferece nada muito melhor (The Goodwin Games que o diga, estreando depois do anúncio dos upfronts). E Family Tools estreou com números bastante modestos, o que indica que cairá na próxima semana, e será cancelada como se nunca tivesse existido.

Chance de renovação: 15%

Happy Endings

Independente de um eventual resgate pelo USA ou não, Happy Endings muito dificilmente será renovada pela ABC. A queima de episódios duplos às sextas é um enorme indício disso. Eu diria que há boas chances de a Sony forçar para que sua produção atinja syndication em uma emissora fechada, mas não sou capaz de prever esse tipo de movimento.

Chance de renovação (pela ABC): 5%

Malibu Country

Malibu Country ficou por muito tempo correndo riscos de cancelamento, seu season finale veio e nunca mais falei sobre a série. A verdade é que, embora eu acredite que há maiores chances dela ser cancelada que renovada, a série é a que mais se aproxima da bolha dentre as que correm perigo, por não ter se saído tão mal às sextas. Mas como a ABC praticamente não tem problemas com comédias, não deve permanecer na grade.

Chance de renovação: 30%

Rules of Engagement

Após anos servindo como tapa-buraco na CBS, e até ter sido ameaçada de uma exibição aos sábados, Rules of Engagement parece que finalmente encontrará seu final, já que sua emissora já não tem mais estreantes de má audiência para se desfazer, e ela é facilmente a pior audiência entre as sitcoms do canal. Mas é óbvio que com essa série nunca se pode dizer nada com 100% de certeza.

Chance de renovação: 20%

The Carrie Diaries

A CW renovou Beauty and the Beast e Hart of Dixie, deixando apenas Nikita e The Carrie Diaries sem seus futuros anunciados. Isso é um grande indicativo de que a emissora cancelará a segunda, mas não uma grande certeza, dado o fato de que o canal poderia (mas não irá) fazer uma loucura para manter a série.

Chance de renovação: 10%

1600 Penn

Na verdade, 1600 Penn poderia perfeitamente estar um nível abaixo na tabela, mas considerando o fato de que a NBC anda muito mal das pernas com suas comédias, há sempre uma pequena chance de a emissora resgatar de volta séries com audiência ruim.

Chance de renovação: 5%

Deception

Por mais incrível que possa parecer, a NBC está bem com seus dramas, e Deception consegue ser o pior deles em termos de audiência. E por ser uma série descartável de mid-season, é bem difícil que a NBC decida por mantê-la e castigar sua grade de dramas.

Chance de renovação: 5%

Hannibal

Sim, Hannibal voltou a aumentar sua audiência na última quinta, subindo para 1.1. Mas, a exemplo de Deception, são números bastante ruins para um drama. Em outras palavras, se a série fosse uma comédia, teria mais chances de ser renovada. Entretanto, tem mais chances que a já citada companheira de canal, pelo fato de ter um hype maior dentro da emissora, e ter um protagonista emblemático.

Chance de renovação: 30%

The New Normal

The New Normal, em geral, foi melhor que 1600 Penn no todo, mas sua reta final chega a dar pena em termos de números. Não chega a ser uma guinada impressionante como a de The Secret Circle, mas coloca a série em posição bastante ruim. Se eu tivesse que apostar minha vida em quem a NBC escolheria se fosse renovar 1600 Penn ou The New Normal, obviamente daria preferência à segunda, mas tendo a noção de que a chance muito maior é de que as duas não retornem.

Chance de renovação: 15%

Last Man Standing

Há uma crença popular de que séries que consigam 70% da audiência de seus canais às sextas-feiras terão vida tranquila. No entanto, essa tese nunca foi provada, muito menos por comédias. No entanto, não vejo a ABC cancelando uma série que se manteve constante durante toda a sua temporada, e sempre derrotou sua companheira de timeslot, além de ir muito melhor que sua substituta de horário, Happy Endings.

Chance de renovação: 90%

Nashville

Provavelmente Nashville é uma das séries que mais causa dúvidas sobre seu futuro em perguntas dirigidas a mim nas redes sociais do mundo afora. Na verdade, vi uma forte corrente dizendo que a ABC deveria escolher entre ela e Body of Proof. Bobagem. A ABC tem espaço de sobra na sua grade graças ao enorme fracasso de suas estreantes. Aliás, Nashville, se renovada, será a única novata a sobreviver no canal, que é conhecido por renovações que dizem “vejam, não foram todos os dramas que afundaram”, o que salvou a vida de V e da própria Body of Proof em seus anos de estreia. E convenhamos, os números de Nashville nem são ruins a ponto de fazer com que a ABC sequer pense no caso.

Chance de renovação: 90%

Revenge

A queda de Revenge em 2013 é motivo de comemoração de seus haters e preocupação de seus fãs. As duas vertentes estão apenas gastando saliva. A série caiu consideravelmente, mas a ABC também sofreu um enorme baque neste ano, e Revenge nunca saiu do limite do aceitável para o momento de sua emissora. Será, pois, renovada.

Chance de renovação: 95%

Suburgatory

Os baixos números do season finale certamente deixaram os executivos da ABC menos certos em renovar Suburgatory, ainda mais porque outra comédia (me recuso a escrever o nome de novo) se saiu bem em seu timeslot. Mesmo assim, mantenho meu palpite, pelo fato de, na média, a série tem números bastante sólidos, lembrando bastante a renovação de Happy Endings na última temporada.

Chance de renovação: 75%

The Neighbors

A exemplo de Suburgatory, The Neighbors caiu bastante em sua reta final, mas nunca o suficiente para que seus números sejam considerados ruins. Mas, caso a ABC decida por renovar Malibu Country, certamente terá de sacrificar alguma comédia, que será The Neighbors por conta dos números mais modestos. Assim, se Malibu Country tem 30% de chances, The Neighbors tem 70%.

Chance de renovação: 70%

Nikita

Alguns perguntaram porque não movo Nikita para renovação certa se tenho tanta certeza de que será renovada. A verdade é que minha tanta certeza esbarra no fato de que a CW muitas vezes se comporta de jeito estranho. Então entendam minha certeza como uma aproximação, em que admito que exista uma minúscula chance de Nikita não retornar.

Chance de renovação: 99,9%

Community

Já cansei de falar sobre Community, estabilidade, relatividade e syndication. Na última quinta a série comprovou a tese de que é a maior audiência da NBC entre as comédias se excluirmos as que realmente vão bem, Parks and Recreation e The Office. Em outras palavras, a série muito provavelmente será renovada.

Chance de renovação: 90%

Go On

A exemplo a ABC e seus dramas, a NBC fracassou com suas comédias. Embora não tenha a mesma fama da primeira de empurrar uma novata, acredito que isso nunca havia acontecido com a NBC tampouco. E como a emissora é famosa por suas sitcoms, cancelar todas a estreantes seria um problema bem sério.

Chance de renovação: 75%

É isso! Foi um prazer estar com vocês durante essa temporada. Voltarei após os upfronts para publicar a lista final de renovações e cancelamentos, assim como os resultados dos meus palpites. Façam os seus também! Seus comentários são sempre bem-vindos.

  • Renato

    Vi em vários sites falando que TCD tem uma ótima audiência no Hulu e no Netflix, será que existe a possibilidade de algum deles salvar a série?

  • Felipe

    Estou tranquilo com Nikita e Community depois de acompanhar as analises. Só torço por Happy Endings. Valeu e parabéns pelas analises, acertou todas. Até a próxima.

  • http://twitter.com/viny_santista Vinicius da Silva

    Feliz por Nikita!!!

    P.S: Tomara q essa coluna volte na próxima fall season…

  • andre amorim

    Nikita porraaaaaaaaa

  • r_guy

    Nikita!!! *.*

  • Duarte

    Nikita, Once Upon a Time, Revenge, Body of Proof, Arrow, The Following, Hart of Dixie RENOVADAS

    666 Park Avenue, Hannibal CANCELADAS

    Nada mal, ein ?

  • Alex

    Qual é a previsão de Da Vinci’s Deamons?

  • http://seriemaniacos.tv/author/giovanna/ Giovanna B. Garcia

    Jah foi renovada p segunda temporada

  • http://twitter.com/Castielangel14 Castiel The Angel

    Acho que Hannibal será renovada, sim. A crítica parece estar gostando da série, o que pode torná-la a vir uma concorrente em Emmy e Golden Globe. É claro que não dá para contar com o ovo ainda dentro da galinha, mas acredito que o hype da série ainda vai salvá-la.

    Com Nashville, acontece algo parecido. Mas, com o drama musical, as renovações aumentam consideravelmente por JÁ receberem indicações ao Golden Globe (mesmo que não merecidas). E se lembrarmos que a gigante CBS vive renovando The Good Wife por esse motivo, mesmo com número muito piores, é bem provável que a ABC repita o exemplo.

    Ainda sobre a ABC, considerando que ela é uma cretina impiedosa, que sempre cancela mais do que deveria (e quase nunca consegue estreias com números muito melhores do que as séries canceladas), é bem provável que todas as séries abaixo de 60% de renovação sejam canceladas.

    Sobre Smash, bom, eu havia visto pelo Omelete que a série estava oficialmente cancelada ( http://omelete.uol.com.br/smash/series-e-tv/smash-e-cancelada-apos-sua-segunda-temporada/ ). Ok, Omelete não é exatamente a fonte mais confiável de informação, mas achei que a informação que publicaram era verdadeira.

  • http://seriemaniacos.tv/author/th-l/ Thiago Lourenço

    Parabéns por uma das melhores colunas do SerieManíacos, Gabriel… você dá sua opinião, explica seus motivos e ainda apresenta dados sólidos para se posicionar a respeito dos assuntos.
    Em uma palavra: ARRASOU!

  • http://www.facebook.com/hugo.ews Hugo Ews

    Gabriel, a análise de audiência vai voltar na fall season desse ano? Vocês foram feras durante essas 29 semanas, se erraram, foram bem poucos os erros comparados ao tamanho de acertos que vocês tiveram, um bom exemplo disso foi que na mesma semana que vocês movimentaram Beauty and the Beast para provável renovação(junto com HOD), as duas foram renovadas poucos dias depois. Vi em algum site dizendo que a CW poderia renovar Nikita e TCD pelo fato da emissora já ter cancelado três seriados. Não creio que isso aconteça mas torço para acontecer. Que venham novas temporadas melhores este ano!

  • luisdpaula

    Quero Smash sambando na cara de todo mundo e sendo renovada. Mentira. #NãoCustaSonhar

  • http://www.facebook.com/hugo.ews Hugo Ews

    Não creio que isso aconteça, mas vindo da CW, não me espantaria se eles renovassem Nikita e TCD, jogassem TCD pra essa fall e colocassem nikita na midseason do ano que vem, depois que acabasse TCD.

  • Gustavo

    Concordo com todas, menos com Body of Proof, se ela tivesse estreado na fall season, até concordaria, estaria muito mais próxima de syndication, mas como estreou na mid-season ela vai terminar a temporada com 42 episódios, precisando de mais duas temporadas completas pra se tornar atraente pra syndication.

    Logo, a exceção dela, todas com chances acima de 50% serão renovadas e abaixo serão canceladas.

  • Gustavo

    Eu até apostaria em Hannibal se ela já tivesse recebido uma indicação do tipo, mas elas ainda não sairam, então como você disse, não dá pra contar (embora eu pessoalmente acho que o Mads merece e a série possa ser indicada em alguma categoria técnica como a de fotografia).

    Os elogios da crítica já salvaram séries da NBC anteriormente, caso de Community e Friday Night Lights, que nunca tiveram boa audiência.

    Mas só creio em salvação pra Hannibal se a Sony fizer um esquema parecido com o que a NBC fez com a Directv para garantir 5 temporadas pra Friday Night Lights, repassando a série pra outro canal. Ou seja, se tem alguém que pode garantir que ela sobreviva é a Sony, porque já lançou a série em meio mundo passados apenas 1 mês da estreia nos EUA, se eles estão se movimentando pra salvar Happy Endings, pode ser que isso aconteça com Hannibal também

  • Bruno

    Guys With Kids foi até esquecida rs

  • alex

    Nikita com chances de renovação de 99,9% foi ótimo. e Tem que ser temporada complet, viu CW. #SaveNikita. Vou sentir falta da Análise de audiência, e em setembro vai voltar com tudo pra Segunda temporada.

    Ps: A temporada inicial do Análisem foi melhor que muita temporada de séries por ai

  • http://twitter.com/EhoRafa Rafael Mendes Lemos

    Revolution me parece uma que está com a corda no pescoço desde o início, mas mesmo assim continuo acompanhando, alguma informação sobre renovação ou cancelamento?

  • NowSilva

    Foi renovada.

  • Lucas Araújo

    Torcendo para que haja interesse em Hannibal de uma emissora de TV a cabo. Nossa, seria uma felicidade dupla salvar o seriado e livrá-lo da claudicante NBC, com suas decisões de programação questionáveis.

  • Gustavo

    Já foi renovada, mas acho que não passa da segunda temporada, porque tem uma audiência alta fake (é a maior entre as séries da NBC), impulsionada pelo The Voice.

    Como a NBC certamente lançará algo novo no slot de segunda às 10, mesmo porque é o mais valioso da emissora (provavelmente será o spinoff de chicago fire), a audiência de Revolution tem tudo pra desidratar.

  • http://twitter.com/jessvonbartsch Jessica

    Nossa, ia ser a notícia mais linda desse mundo! Tipo se Happy Endings também fosse pra tv a cabo!

  • Juliana

    E sobre The Lying Game, a ABC Family não se pronunciou?

  • francis_lsilva

    Concordo…..para mim é das melhores estreias de 2013…seria um erro cancelar apenas pelos maus numeros.

  • Guest

    A audiencia esta a descer consideravelmente….na estreia nem se saiu muito mal, mas agora não está nada bem…penso que fica por uma temporada.

  • Raphael Torres

    Não entendi seu comentário.Vc está criticando a renovações dessas enquanto 666 já foi cancelada e Hannibal tem chances?

  • Raphael Torres

    O spoiler TV postou uma matéria falando que a CW além de The Originals tem grandes chances de pegar TTP,The Selection e The Hundred. Se for vdd TCD não tem mais vida na CW.

  • Gabriel Oliveira

    Gustavo, se eu fosse apostar, diria que Believe ganhará esse slot.

  • Guilherme

    E fora que pode lançar mais uma na midseason quem sabe Blink ou Oxygen…

  • Fábio

    E Vegas?? Alguma chance de ser renovada??

    E uma pena o que tá acontecendo com Hannibal, puta série boa

  • Gustavo

    Nikita marcou 0.2 no episódio de sexta passada. Ainda podemos colocar 99,9% de chances de renovação?

    Estou achando que Nikita só volta na midseason em 2014, igual One Tree Hill na última temporada em 2012.

    Na fall acho difícil, a CW tá querendo estrear muitos pilotos, mais do que em 2012, quando GG conseguiu um slot pra sua última temporada.

  • http://www.facebook.com/prtcosta Tiago Costa

    Quero também! #nãocustasonhar

  • http://twitter.com/Doctor_Sam ♥Doctor Sam♥

    Adorei a coluna! Ficava ansioso pra ela ser publicada logo ao longo da semana XD E fico aqui na torcida pra The New Normal, The Carrie Diaries e Hannibal serem agraciados com mais uma temporada!!!

  • Elisama Medeiros

    Amava CSI NY, sempre considerei a melhor dos três, porém, desde que Melina Kanakaredes saiu a série perdeu o fôlego e o brilho. Com certeza a atriz fazia a diferença, não apenas com sua beleza e humor cômico, mais sobretudo por seu enorme talento. Mac Taylor não foi mais o mesmo sem Stella Bonasera, a química entre eles era perfeita, eles se entendiam apenas pelo olhar. O cancelamento depois disso era questão de tempo.