A nova CW aprova Cult – e a estratégia de retroceder para avançar

Que a CW nunca andou muito bem das pernas em matéria de audiência não é novidade para ninguém. Que a situação não dá nenhum indício de melhora, menos ainda, o que não impede os responsáveis em conduzir esse trem desgovernado de achar alguma solução que finalmente transforme a emissora na quinta grande rede de TV americana além de lar do maior número de atores atuando abaixo de sua idade real.

Nascida da fusão entre as redes WB (Gilmore Girls, Dawson’s Creek) e UPN (America’s Next Top Model, Everybody Hates Chris) a ideia era simples na teoria: juntar o público branco de 3 milhões da primeira com o público negro de 3 milhões da segunda e no mínimo teríamos uma rede de 6 milhões de audiência (porque aparentemente na ideia dos executivos todos os programas tinham apelo para todos os públicos). Surge então a CW, uma parceria entre os estúdios da CBS e Warner juntando o que cada uma de suas redes tinha de melhor para oferecer. Era também o surgimento de Dawn Ostroff como CEO da empresa, possivelmente a chefe de uma rede a ser mais odiada na história da televisão (para quem não lembra, imagine se um novo canal surgisse de uma fusão entre NBC e Canal do Boi e Nicole Scherzinger ficasse no comando).

Com o aparecimento de Dawn Ostroff tivemos o fim de séries como Everwood e Veronica Mars, essa última dando espaço para a estreia do reality show das Pussycat Dolls, e o “esticamento” infinito de séries avulsas como Seventh Heaven. A CW nunca se provou além de uma rede medíocre em termos de audiência (e eu até diria de qualidade se eu tivesse coragem de encarar os fãs de The Vampire Diares) e, meia década depois, Dawn Astroff voltou para a tumba de onde veio.

A questão agora é que Mark Pedowitz (que é o senhor na foto acima ao lado de SMG), o novo executivo da empresa e egresso da concorrente ABC, assumiu o comando e sua primeira ideia para a temporada 2012/13 é retornar nos projetos do limbo que preenche a lacuna entre o fim das duas emissoras e o surgimento da CW. Cult é a primeira aposta de Pedowitz, e tinha sido originalmente dispensada por Ostroff seis anos atrás por ter sido considerada sombria demais. Cult é descrita como um thriller estrelado por uma assistente de produção de um programa, o Cult do título, que começa uma investigação via blog após alguns desaparecimentos potencialmente inspirados pelo programa onde trabalha.

Segundo o Vulture, a escolha de Cult como o primeiro projeto aprovado por Pedowitz teria uma justificativa simbólica de que o novo CEO realmente confia e se importa com o novo programa, agora produzido por Josh Schwartz e Stephanie Savage (Gossip Girl).

Ainda é cedo demais para avaliar se essa estratégia de voltar ao passado em busca de soluções será recompensadora, mas eu não vejo motivos para não tentar. Vale lembrar que na época em que a CW estava aparecendo a televisão americana vivia uma era de grandes séries no auge da criatividade e engajamento com o público (Lost, 24, Grey’s) então faz sentido supor que bons projetos tenham se perdido nesse meio tempo.

Agora fica a dúvida: já está na hora de liberar o Chris Pratt e a Emily Van Camp pra um comeback de Everwood?

  • matheus mendes

    “A CW nunca se provou além de uma rede medíocre em termos de audiência”… Tirou as palavras da minha boca… Concordo plenamente… E por favor, não me venham falar de Nikita, TSC e TVD… Audiência medíocre, mesmo!!!

  • Vitor

    Sinceramente, chamar a CW de ridícula é, no mínimo, leviano. O que acontece é que o canal se volta pra um tipo de público bastante específico: jovens. Todos os programas são feitos basicamente pra agradá-los. Então é claro que não surgirão coisas do tipo CSI, Fringe, etc. Quem procura dramas jurídicos, por exemplo, não achará no canal! Entretanto, isso não é motivo pra jogar pedras, né?

    Dessa forma, a análise tem que ser feita de acordo com o seu objetivo: a CW tem séries jovens de qualidade? Indubitavelmente sim. Supernatural, Gossip Girl, etc não são fenômenos atoa. O grande problema é querer falar da CW como se fosse uma emissora voltada pra todos os públicos. Se esse fosse o caso, aí sim poderíamos criticá-la!

    Basta saber se Mark Pedowitz vai tentar mudar o perfil da emissora…

  • Castiel

    Botem Ringer, Gossip Girl e 90210 pra pastar, não ligo, contanto q mantenham Nikita e uma ou outra no ar ainda.

    E a melhor notícia seria se ”desncancelassem” Everybody Hates Chris”, aí sim seria uma coisa ”bem vinda”(embora a temporada tivesse q passar por mudanças por culpa da idades dos atores e da história de vida do Chris Rock).

  • Diego Dru

    Eu gostava muito de Everwood, mas eu não gostaria que a série voltasse a vida agora.

    Já Veronica Mars, essa sim, seria muitíssimo bem vinda de volta!

  • Vanessa S

    Mas se der certo pode ser uma grande mudança, não? Fazer séries mais sérias… Se isso der certo, pode ser um grandíssimo pé nas séries adolescentes, não acham? E eu gosto tanto de algumas, só algumas rsrs
    Everwood e 7th Heaven eram legais , mas eu ficava vários episódios sem assistir pois não aguentava tanta desgraça, drama, tristeza seguida…

  • Patrícia

    Concordo em gênero, número e grau com o Vitor, do comentário [2]!
    Falou TUDO!!!

    P.S.: Alô, Mark Pedowitz! Traz Veronica Mars de volta JÁ!!! =D

  • http://www.facebook.com/vineamedeiros Vinícius Medeiros

    acho que até hoje everwood foi uma das séries que mais gostei, mesmo com tanta novidade e tal.. lembro de ficar acordado de madrugada pra olhar no sbt.. até que nao aguentei e baixei toda a série. acho mto foda até hj. gostaria de ver ao menos mais uma temporada….

  • http://www.facebook.com/PaulaAlessandraMB Paula

    Também concordo com o Vitor do comentário [2]!

    E aliás não significa que acredite que os jovens não se importam se a série tem qualidade ou não.
    Ao contrário, dentro das propostas oferecidas pelas séries, elas tem sim qualidade. Afinal nenhuma delas propõe uma um drama jurídico, ou uma comédia irônica. Mesmo quando o enredo se perde um pouco, qualquer série faz isso as vezes, séries consagradas pelos críticos como Grey’s A. e Desperate H.
    Muitos acham que as séries precisam fazer mais sentido, se você quer isso, não procure nas séries, elas são apenas o reflexo do que muitos gostaríamos de viver (caso alguém ainda não tenha notado).
    90210 e Gossip Girl estão ali SIM para mostrar a vida de adolescentes/jovens em busca de sonhos (sem sentido ou não) mesmo, muitas vezes fúteis, e com problemas completamente absurdos em alguns momentos, e as vezes simples em outros.
    The Vampire Diaries, The Secret Circle e Supernatural estão ali SIM para contar histórias malucas e sobrenaturais, completamente impossíveis mesmo! E essa é a graça dessas séries.
    Em nenhum momento não era pra elas serem assim. Se nelas você procurar mais um CSI sei lá o que, com certeza vai se desapontar. Mas o errado ai é o telespectador e não a The CW.
    Graças a Deus que temos séries diferentes em canais diferentes, oras. Se for pra ver mais Modern Family, assista Modern Family! Se for pra ver mais Game of Thrones, assista Game of Thrones!
    CANAIS SÃO PARA TEREM PREMISSAS DIFERENTES! SENÃO TERÍAMOS APENAS UM CANAL PRA TODAS AS SÉRIES NÉ!

    PS.: Assisto todas as séries que citei acima, e várias outras, e adoro todas exatamente pela individualidade.

  • http://seriemaniacos.tv Victor Regis

    Vitor, o problema da CW é justamente não conseguir alcançar nem o público ao qual se destina. De acordo com os estudos do Nielsen, nem os próprios adolescentes ligam muito para o canal e preferem ver séries jovens da ABC e FOX.

    E vale ressaltar que o programa que mais resiste ao tempo e consegue segurar um número mais consistente de audiência, America’s Next Top Model, não é nem o que tem o apelo mais jovem.

  • pat

    Mantendo Hart of Dixie no ar, pra mim está tudo certo!

    Seria ótimo de eles trouxessem de volta Veronica Mars, talvez utilizando aquela idéia dela trabalhando no FBI (o q até serviria pra justificar o tempo q passou). Mas só se os atores principais (ela, o pai dela, o Logan ) voltassem, e a essa altura do campeonato ñ sei se ia rolar…

  • Katherine

    Concordo em gênero, número e grau com o Vitor, do comentário [3]
    Bom, se vão fazer séries mais sérias na CW (entenda-se adultas), que eles mantenham NIKITA (pq vamos combinar né??? é a de roteiro mais “sério” ali). Nem Ringer se encaixa, pq nunca vi tanto furo…

  • dan

    A CW precisa cancelar quase todas suas series se quiser se tornar um canal de grande, series como Supernatural(ja ta muito desgastada), Gossip Girl e 90210 (ja estão esticando muito), The Vampire Diaries e The Secret Circle (as unicas em que devem continuar), Hart of Dixie(pode continuar), Nikita(series que infelizmente não deu certo) e Ringer( tem q cancelar mas que façam uma serie que preste para a SMG)

  • Fernando dos Santos

    Parece interessante esse enredo de Cult e sem duvida parece diferente do perfil habitual do CW.

    Porém me parece que nestes ultimos dois anos a emissora já vinha aos poucos ensaiando uma mudança de perfil.Nikita e Ringer por exemplo são séries que diferem do perfil teen do CW.

  • Vitor T.

    Eu tenho de concordar com quem escreveu o post.
    A CW, além apresentar pequena audiência, possui vários roteiros medíocres, com exceção, claro, de The Vampire Diaries e Nikita (não vou dizer The Secret Circle, pois não assisto para saber).
    Digo isso, pois assisto várias das séries da CW (só não vejo Gossip Girl, TSC e Ringer).

    E é uma pena que uma das séries com roteiro mais maduro, Nikita, não é apreciado pela população norte-americana, já que apresenta audiência quase inferior ao considerado “ok” pelo canal.

  • Vitor

    Podem falar o que quiser, sou muito mais a CW que a líder de audiência americana, a CBS, e suas séries procedurais que são tudo a mesma coisa.

  • Lu

    É no mínimo engraçado a quantidade de tempo q os marmanjos gastam falando mal da CW ou de qq série teen, parece historinha de amor mal resolvida…me poupem

    Vitor do comentario 2 disse tudo.

  • felipe

    o cara chama a CW de ridícula e resenha Glee.
    tá certo, então.

  • Laís

    Discordo com o Vitor, o canal pode ter séries que são voltadas para os jovens, isso não tem problema , o problema do canal é o formato da série
    CW tenta sempre fazer o mesmo tipo de série de jovens, Ricos, populares, problemas bestas mas que acham que é o fim do mundo, moram na “melhores” cidades do EUA então acham que podem tudo, atores que claramente não tem a idade que fala que tem, bad boys, patricinhas, a mocinha (que vira um porre e todo mundo não gosta, mas os escritores ainda acha que elas ainda tem utilidade na série) não é a toa que GG e 90210 sempre teve historias repetitivas, roupas iguais.
    Mas falar que GG é uma série de qualidade? Sèrio? As únicas séries de qualidade hj em dia da CW é TVD e Nikita.
    Acredito que a CW pode ter sim competência para fazer um série igual Dawsons Creek, Greek, Friday Night Light, The OC, Skins, Veronica Mars (são todas séries voltados para o jovens mais tem uma qualidade imensa). Agora querer argumentar que o canal não tem qualidade porque é focado no publico jovens é não ter argumento.

  • http://seriemaniacos.tv Victor Regis

    Felipe, se prestasse um pouco mais de atenção nos textos que lê veria que as resenhas de Glee que fiz foram para episódios da primeira temporada, há alguns anos.

    E pessoal, a ideia deste texto e falar desse novo projeto chamado Cult e da ideia do Pedowitz de buscar no vácuo da fusão projetos esquecidos. Se falei que a CW é um canal medíocre é porque tanto em audiência quanto em qualidade o resultado é uma bosta, mas cada um vê o que quer. Esse negócio de ser mais inteligente porque assiste tal série não existe.

    Só fica a ideia de que seria mais proveitoso começar um debate não se The Vampire Diares é foda e que morram os recalcados, mas o que essa estratégia significa pro canal. Só uma ideia.

  • http://www.twitter.com/RodolfoCV Rodolfo

    Eu acho que a CW já foi pior. Continua medíocre SIM (não, eu não concordo com o comentário 2 do post – senti que é um fã de Gossip Girl recalcado falando), mas a CW deu uma melhorada nos últimos anos. Hoje em dia tem Nikita (que é a melhor série – e que não me venha um fã da TVD querer desmentir), The Vampire Diaries, que eu curto, e Hart of Dixie, que é boa. O curioso é que Nikita tem a melhor audiência em reprises. Às vezes, a audiência beira os 2 milhões, mas a rating é baixa. Isso que ferra tudo.

    Já as outras….

    Ringer é trash e cheia de furos. The Secret Circle é uma merdinha. Sinto vergonha de quem assiste. One Three Hill não deveria ter passado da 4ª temporada, Supernatural não deveria ter saído do papel, 90210 me parece tão ridícula que eu nunca parei pra ver e Gossip Girl é pura vergolha alheia. É muita série ruim pra pouca série boa.

  • William

    Acho que se o Josh Schwartz e a Stephanie Savage fossem demitidos já seria um grande avanço pra emissora…

  • Márcia

    Já Veronica Mars, essa sim, seria muitíssimo bem vinda de volta! (2)

    Com logan é claro!

  • mako

    olha as séries que prestavam eram smallville(até a 4 emporada) super natural(até a 4 temporada) america next top model continua muito bom

    gossip girl e as outras séries da cw que envolvem jovens tendo casos com professores são péssimas(a audiência não mente)

    nikita é uma série muito boa(me surprendi)

    a cw precisa rever muita coisa pra conseguir melhorar a audiência
    mas primeiro ela podia acabar com algumas séries que não fazem falta nenhuma

  • Fabiano-Smile

    O Canal tinha alguma das melhores séries de sua época, e perdeu tudo numa fusão imbecil.
    E não critico os TVD e toda essa coisa porca, as pessoas gostam e isso não importa. Agora com uma audiência que mal chega ao 1 milhão, é o fim do mundo.

    Espero que o canal volte ao tempo em que tinha series como Chris e Everwood.

  • Alfredo

    A maioria do pessoal aqui começou assistir série da CW no SBT e vem cuspir no prato que comeu, todos os canais tem séries boas e ruins, a CW não é diferente.
    Para mim no pior que a CW criativamente está a NBC.

    PS: O cara fala que Supernatural não devia ter saido do papel é brincadeira no minimo Supernatural teve 4 temporada foda.

  • LUIS HEBER

    O que os “críticos” esperavam? Que uma emissora criada a pouco tempo (a origem da CBS é de 1928) e com recursos infinitamente inferior as quatro grandes pudesse competir em pé de igualdade? Se isso não for ingenuidade é no mínimo burrice.

    Nego acha que lutar contra os tubarões da mídia televisiva americana é o mesmo que brincar de jogo da velha. É como reclamar que o SBT não alcança a Rede Globo…

    O canal foi criado inicialmente pra agradar ao público jovem e fez isso muito bem. A prova é o sucesso (levando em conta as limitações orçamentárias do canal) de séries como OTH, SPN, Smallville, TVD, dentre outros.

    Sem falar que a qualidade da maioria das séries da CW, principalmente a direção de arte, não fica em nada a dever pra nenhuma outra. Garanto que se ela tivesse as centenas de milhões de dólares gastos em Lost poderia fazer uma do mesmo nível..

    E séries meia-boca tem em todas as outras emissoras…Terra Nova e As Panteras é a constatação mais recente disso…

    A meu ver o único problema da CW é estender demais algumas séries que já deram o que tinha que dar como SPN, GG, OTH…

    Por falar em CW…o episódio de TVD dessa semana está foda…pra dizer o mínimo. Espero que o Thiago já tenha posto a vida universitária dele em ordem pra fazer o review.

  • RGA

    Concordo em parte.
    Adoro Nikita e TVD. São grandes séries sim da TV aberta americana. Pena que não tem retorno de audiência.
    Sou mil vezes mais TVD do que True Blood que eu adoro.
    Agora que a The Cw precisa de um UP a séculos precisa.
    Chega a ser mediocre algumas coisas que eles fazerm como os seus realytes. Nunca passam da primeira temporada aquelas porcarias. Pior que eles não desistem.

  • http://www.twitter.com/RodolfoCV Rodolfo

    A NBC exibe Community (!!!!!!!!!!!!!!), Parks And Recreation (!!!!!!!!!!!!!!!), 30 Rock e The Office.

    E você aí de cima ainda tem coragem de dizer que a CW está acima da NBC criativamente?! Poupe-me, ok?!

    Mas o que se pode esperar de alguém que acha Supernatural foda, não é mesmo?

  • Saulo

    Emily VanCamp ainda vai. mas por mais que eu gostasse de Everwood, tenho de admitir: Chris Pratt está em uma série muito melhor do que Everwood: Parks and Rec é a melhor comédia da televisão americana!

  • Vitor

    Lais, ninguém está dizendo que o canal não possui qualidade por ser voltado pra jovens. Chega a ser até o oposto disso. Várias de suas séries são de ótima qualidade, como Supernatural e Gossip Girl (podem até não gostar do tema, mas é indiscutível que são bem produzidas, enredo desenvolvido de maneira interessante, etc).

    Agora, é simplesmente utopia querer que um canal voltado pra jovens faça coisas como, por exemplo, dramas jurídicos. Não vai rolar. E criticar o canal por causa dessa inexistência é meio errado, afinal, o objetivo do canal não é esse! Aquele que possui, cumpre perfeitamente: produzir boas séries jovens.

  • http://twitter.com/_andreflores André Flores

    Everwood foi uma das primeiras séries que baixei para assistir… achava ela sensacional. Esses dias assisti o pilot novamente só pra ver se minha opinião se mantinha. E achei foda!

  • Leonardo Vitório

    Falar que a qualidade de todas as séries da CW é medíocre é a coisa mais ridícula do mundo. Sinceramente. Eu possuo um fansite de The Vampire Diaries, amo incondicionalmente Nikita e estou começando a perceber que The Secret Circle está ganhando sua própria identidade.

    Estranho como “grandes” roteiristas de outras emissoras não conseguiram desenvolver nem um terço da complexidade da mitologia de TVD para as séries que eles criaram. The Secret Circle anda tendo mais episódios instáveis do que estáveis, mas a mitologia dela está se expandindo cada vez mais também. E me faltam palavras para elogiar Nikita. E sabe o curioso disso tudo? Kevin Williamson, Julie Plec e Joseph McGinty Nichol não precisaram de grandes orçamentos para ganhar o público. Eles convenceram trabalhando em seus personagens, em arcos coerentes e bem-ligados. Nikita não apresentou nenhum sinal de fraqueza até agora. E tirando os oito primeiros episódios de The Vampire Diaries (que foram somente “bons”), o enredo atingiu um nível, no mínimo, incrível. Algo que True Blood e Terra Nova não conseguiram fazer, mesmo sendo de emissoras maiores e de roteiristas consagrados…

    Claro que não vou ser hipócrita e dizer que tudo na emissora é perfeito. Falta desenvolvimento sim para alguns seriados e alguns precisam ser cancelados urgentemente porque já venceram o “prazo de validade”. Mas eles tiveram seus momentos em alta também.

    As séries da CW não vão deixar de serem inteligentes por faltar dramas adultos, toques jurídicos, investigativos ou de ficção cientifica. Suas três melhores obras que estão no ar já superaram muitas e muitas e muitas outras.

  • Alfredo

    Direito de resposta a NBC é o mesmo canal que fez The Cape e o pilot de Mulher de Maravilha só para mostra o nivel de criatividade que a NBC está.

    Sinceramente você acha 30 Rock foda tá brincando, e The Office acabou faz tempo.

  • Marco

    Não sei porque criticar tanto o CW, eu gosto bastante desse canal e acho que faz e fez grandes series. Espero que cresça em audiencia e consiga se concretizar como maior ameaça às 4 grandes porque elas estao precisando de mais concorrencia

  • piethro

    Seria ótimo demais Veronica Mars voltar!

  • Jorge Gomez

    Sonho seria a volta de Verônica Mars

  • Lucas

    Só rindo mesmo das pessoas que preferem as series da CW do que da CBS.
    Vou nem gastar tempo comentando sobre esse tipo de pessoa.

  • Raphael

    O cw não pega em TODOS OS CINQUENTA ESTADOS AMERICANOS
    por isso a audiência é sempre baixa