10 séries policiais imperdíveis

Séries policiais, um dos gêneros mais tradicionais na TV, que sempre foi alvo de críticas por focar mais nos casos da semana do que na construção dos personagens. Porém, para os fãs do gênero, esse tipo de crítica entra por um ouvido e sai pelo outro, pois o nosso divertimento é assistir ao episódio e ser levado pelas teorias, tentar advinhar o mistério, fazer parte daquele equipe e nos transformar em investigadores. Essa é a lista das dez séries policiais que emocionaram, revolucionariam e que são imperdíveis.

Cada série escolhida tem algo de especial que chama a atenção do público. Seja pela produção, pelas atuações ou pela complexidade dos casos. Por isso, escolhi as séries que mais conseguiram despertar o detetive em mim.

10º – Without a Trace

Apesar de não ser muito popular aqui no Brasil, Without a Trace sempre teve uma boa audiência nos EUA. A série chegou a ganhar um Emmy e um Globo de Ouro. Without a Trace acompanhava uma equipe do FBI especializada em encontrar pessoas desaparecidas liderada pelo agente Jack Malone (Anthony LaPaglia). Com casos bem estruturados, soluções plausíveis e boas atuações, a narrativa conseguia criar um ótimo clima para nos apresentar os motivos e ações das pessoas desaparecidas.

Situação: Cancelada na Sétima Temporada.

9. Life on Mars UK

A única representante da terra da rainha, Life on Mars é uma das poucas séries que consegue mesclar bom roteiro, excelentes performances de seu elenco e uma produção fantástica. A série mostra o policial Sam, que após um acidente vai parar nos anos 70 inexplicavelmente. Mesmo diante dessa impossível realidade, Sam entra para a força policial da época e no decorrer dos episódios, somos envoltos pelas mesmas dúvidas que o protagonista. Afinal de contas, Sam está morto, em coma, sendo testado por alienígenas ou realmente voltou no tempo? Mesmo com apenas 16 episódios, a série deixou muita saudades.

Situação: Cancelada na segunda temporada, porém Life on Mars ganhou um spin-off chamado Ashes to Ashes, que explica todo o mistério.

8. Cold Case

A primeira série policial que acompanhei desde o início, Cold Case se passava na Filadélfia aonde acompanhávamos Lily Rush (Kathryn Morris) e suas investigações de casos que não obtiveram soluções no passado e que agora estavam ganhando uma segunda chance se serem arquivados junto aos casos resolvidos. Alguns elementos da série que mais encantaram os fãs foram: a trilha sonora, os bons casos e principalmente a produção feita para retratar os flashbacks das vítimas. Apesar de algumas críticas em relação às comodidades de roteiro, que algumas vezes mostrava uma conclusão fácil para os casos, Cold Case conseguiu emocionar muitos ao longo das suas sete temporadas. Destaque para o episódio “Fly Away” da primeira temporada em que mostra uma mãe acordando de um coma de dois anos depois de ter sido jogada de uma janela junto com sua filha.

Situação: Cancelada na Sétima Temporada.

7. Veronica Mars

Ok, apesar de ser uma série que se encaixa mais na categoria teen, não podemos esquecer de que muitos dos casos que nem a polícia conseguiu resolver, lá estava Veronica Mars sem laboratórios hi-tech e recursos ilimitados. A aluna mais famosa de Neptune High contava apenas com sua sagacidade, charme e cara de pau. Mesmo sendo uma série de baixo orçamento da CW, Veronica Mars impressionava pelos diálogos ágeis vindos da intrépida caneta de Rob Thomas. Sem falar do carisma da protagonista Kristen Bell. Infelizmente Veronica Mars foi cancelada ao final da sua terceira temporada, deixando os fãs sedentos por um final digno. Pena que partiu sem vermos o ingresso da loirinha no FBI.

Situação: Cancelada na terceira temporada.

6. Criminal Minds

Analisar um crime e suas teorias, qualquer bom policial consegue. Agora, analisar a mente de um serial killer, entender seus atos, ser especialista na arte da vitimologia, traçar o perfil do Unsub e antecipá-lo já é bem diferente. Talvez seja o motivo da série ser tão competente em entreter os fãs. Adoro a personalidade de cada um dos agentes do BAU e o modo como tentam lidar com cada caso.

Situação: Renovada para uma sétima temporada.

5. Monk

Outra série que está mais para a comédia do que policial. Adrian Monk (Tony Shalhoub) divertiu a todos durante oito anos graças aos seus transtornos e fobias, mas ao mesmo tempo em que a série conseguiu divertir, também impressionava pelos métodos não convencionais do detetive que sempre foi uma das mentes mais admiráveis da TV. O elenco também era ótimo e eu sempre aguardava à hora em que a Natalie e Sharona iram dar uma lição no Monk pelos seus pedidos absurdos. Monk se tornou uma das séries mais premiadas no Emmy e Globo de Ouro.

Situação: Cancelada na oitava temporada.

4. CSI

Nada contra a franquia de New York e nem a cafonice de Horatio em Miami, mas CSI: Las Vegas sempre teve fatores a mais do que suas irmãs: o entrosamento e a complexidade dos personagens, misturados com os melhores casos e atuações. Apesar das mudanças recentes, a série está voltando a empolgar como nos velhos tempos. Todos ainda sentem falta da equipe original, porém, foi nessa nova temporada que tivemos a melhor cena do ano. Ou alguém discorda que a morte do Justin Bieber no seriado realizou a fantasia de muitos telespectadores? Globo de Ouro para os roteiristas sem dúvida pelo episódio.

Situação: Renovada para décima segunda temporada.

3. The Closer

Outra série que apesar de não muito badalada aqui no Brasil é um hit nos EUA. E não é por menos já que a série junta ótimas atuações, humor ácido, elenco afiadíssimo, bons casos e roteiros de qualidades excepcionais. E tudo isso, com uma das personagens mais carismáticas da TV: Brenda (Kyra Sedgwick). Ela é a vida da série, que mesmo contando com um ótimo elenco, Kyra rouba todas as atenções. Seja nas cenas de interrogatórios ou se deliciando com um doce e seu afeto por gatos. Você conhece alguma outra atriz que há sete anos é indicada constantemente ao Emmy e Globo de Ouro?

Situação: Retorna para a sétima e última temporada.

2. The Wire

Confesso que ainda estou assistindo a The Wire, mas logo de cara fica claro o motivo da série ser tão aclamada pela crítica e ser figurinha carimbada em tudo que é lista de “Melhores séries de qualquer coisa”. Com o selo da HBO, o drama policial não tinha personagem principal muito destacado. Protagonistas e antagonistas disputam a vaga de personagem favorito da forma mais orgânica possível. Particularmente nunca vou me esquecer do destemido Omar e seu assobio. O realismo era assustador e não era por menos, já que a maioria dos atores tiveram experiências reais com as tramas e nunca haviam atuado. Existiam momentos aonde pensei que fosse mais um reality show do que uma série. Apesar da enorme qualidade e sucesso de crítica, The Wire nunca foi indicada aos principais prêmios da televisão.

Situação: Cancelada na quinta temporada.

1. Law & Order (SVU e Criminal Intent)

Finalmente chegamos à primeira colocada, ou melhor, as primeiras colocadas, afinal, seria um crime escolher entre uma das três (Law & Order: Los Angeles excluo por bom gosto e Trial by Jury não acompanhei), por isso divido a medalha de ouro entre as obras primas de Dick Wolf.  Law & Order conseguiu criar uma combinação perfeita ao entrelaçar os casos policiais e mostrar o lado jurídico. Apesar de Criminal Intent não possuir o segundo elemento, só pelo detetive Goren a série merece o destaque. Dick Wolf conseguiu criar uma franquia de dar inveja a qualquer produtor da CBS. Meu sonho de ver um crossover entre as três séries ainda não aconteceu, mas para a felicidade dos fãs do gênero, a franquia Law & Order possui 42 temporadas para fazer nossos dias mais felizes.

Situação: Law & Order foi cancelada na vigésima temporada, SVU está na décima segunda e Criminal Intent retorna para a décima e última temporada.

Menções honrosas a NCIS, The Shield e Southland.

Sigam-me no twitter: @yuri_sope

  • http://www.dunha.com.br dunha

    E Southland?

    Blue Bloods…

  • brunofillipy

    The Wire é foda d+++++
    Uma pena eu nunca a achei totalmente legendada
    so vi duas temporadas e foi o bastante pra eu apaixona pela serie
    Uma das series que aparenta mais realismo que ja vi
    so podia ser do canal q foi

  • Helena C.

    COLD CAAAAAAAAAASE *-*
    VERONICA MARS ! *-*
    MOOOOOOOOOOOOOONK *-*

    nunca vi law and order, mas pretendo. até porque minha amiga pediu de presente de aniversario que eu baixasse as 12 temporadas de l&o svu. depois que eu baixar tudo, qm sabe eu assista?

  • John

    Cara,
    The Shield é 1º lugar e não menção honrosa!!!

    Vic Mackey e Shane Vendrell os melhores personagens que já vi em seriados… Chega fiquei triste…

  • Marcel

    Eu via Cold Case e Without a Trace, a primeira eu via só por ver mesmo, para passar o tempo achava bem fraquinha e chatinha a segunda eu gostava, pena que cancelaram Without a Trace no lugar de Cold Case, que por sua vez continuou mais algum tempo.

    To pensando em baixar Wired e Law e Order, ambas que que eu nunca vi.

  • Marcel

    Ah e minha preferida e inesquecível série desse gênero era Third Watch, com os inesquecíveis Bosco, Yokas, Sully e etc, dava até vontade de pertencer a NYPD. Essa Wire é parecida com Third Watch na parte dos policiais?

  • Juliano

    Concordo de ponta a ponta com a seleção!!!
    Dúvida Rápida: Monk foi cancelada ou foi encerrada na oitava Temp???

  • Gi

    Sempre achei que Without a Trace era subestimada. A série era excelente, com atores ótimos, casos bem estruturados e emocionantes, mas sem apelar com para um sentimentalismo demasiado como Cold Case fazia. E o episódio de 1.05 – Suspecto, com certeza entra no meu top 10 de melhores espisódios de todos os tempos. Anthony LaPaglia esteve memorável. Eu curtia Cold Case, mas acho que a série apelava muito para o sentimentalismo, parecia que se preocupava mais com a música que tocaria no final dos episódio do que com os casos que apresentava. Whitout a Trace era beeeem melhor.

  • Ana Paula

    THE CLOSER *-*
    CSI: LA *-*
    V. MARS *-*
    MONK *-*
    Todas sao otimas, THE WIRE ainda nao vi, mas pretendo.

  • Eduardo

    Cadê Castle?! O.o

  • http://chestnuttree-castanheira.blogspot.com/ Luiz Castanheira

    Hill Street Blues, Wiseguy, Homicide, The Shield e The Wire (que é muito mais do que um cop show). Com uma menção honrosa para NYPD: Blue.

    Southland é o melhor cop show americano de hoje, no mesmo sentido em que Fringe é o melhor scifi americano de hoje, o que não quer dizer muito.

    Existem várias britânicas também, começando por Prime Suspect e Cracker.

  • http://twitter.com/antk_17 André Fellipe

    @Juliano – Monk foi encerrada na oitava temporada.

    Monk foram 8 temporadas inesqueciveis e eu amo aquelas músicas de abertura. O Tony Shalhoub deu show de interpretação, tanto me fez rir como chorar e a química que ele tinha com a atriz que fazia a Sharona era muito boa.

    Mas para mim, The Shield e The Wire mim são as melhores séries policiais da história.

    Vendo a lista, eu percebi que assisti/assisto muito mais séries policiais do que pensava.

  • Fabricio

    Muito boa a lista.
    Penso que NCIS deveria estar entre as dez, ao invés de Cold Case, pois é simplesmente fenomenal.
    Não é a toa que atinge números tão expressivos na audiência…
    Sobre o Monk é importante esclarecer que a série foi encerrada na oitava temporada e teve um desfecho. A informação de cancelada pode desmotivar alguns a assistí-la, pois dá a idéia de uma interrupção, o que não aconteceu.

  • Célia Regina

    Querido! Concordo com Criminal Minds, CSI, Law & Order (inclusive LOLA) With out a Trace, Cold Case e The Closer e só.
    Nunca vou aceitar The Shield apenas como menção honrosa…Eita série danada de boa!
    Adorava Veronica Mars, mas é melhor classificá-la de outra forma. E Monk é comédia e pronto. The WIRE? Um saco do tamanho do mundo! Life on Mars é ficção.
    E Dexter? Amigo, o que é aquilo? Você esqueceu?
    NCIS, é boa, mas temos que admitir, faz um sucesso estrondoso nos EUA.

  • Rubens

    Juliano, Monk foi cancelada porque Tony Shalhoub queria fazer outras coisas, como teatro. Nao fosse ele ter se enjoado do personagem e a serie ainda poderia estar sendo produzida.

  • pabloREM

    Nova York Contra o Crime (NYPD Blue) bota praticamente todas essas séries citadas no bolso. É a série policial mais influente e mais copiada dos últimos anos.

  • Leticia

    Sinto falta de um review de CSI no site.

  • Cris B.

    Nossa! Lembraram de Life on Mars! Série mais linda e fodástica de todos os tempos! 😀

    Eu gosto de séries policiais, atualmente as únicas que assisto são CSI e In Plain Sight (ninguém conhece, não é um primor mas me diverte haha). Desse top 10, tem algumas que estão na minha listinha pra assistir, como The Wire e Veronica Mars!

    Parabéns pelo post, me ganhou só de ter citado Life On Mars! 😀
    Gente, assistam a Life on Mars!!!

  • http://@lflavinho Lflávio

    Todas elas são muitos boas mesmo, mas atualmente a melhor série policial para mim é Southland.

  • tiago

    Thel Closer é d+++, Brenda é a alma da série msm

    e acompanho Criminal Minds, te deixa tenso e preso no episódio todo

  • http://twitter.com/#!/Yuri_SoPe Yuri Pereira

    Bom, agradeço os comentários da galera.
    Respondendo, The Shield é serie policial, mas eu não acompanhei, todas essa series estão eu assistir. Southland ainda estou no inicio da primeira temporada, que é bem chatinha.

    Celia

    Dexter é considerada drama, não é policial.

  • Monique

    Flashpoint é muito legal e diferente.

  • Yasmin

    CSI era meu Xodo. Mas acho que de longe, – apesar de ironicamente não ser fã – CSI: Miami é muito melhor.

    Law&Order SVU é a melhor de todos os tempos mesmo.

    Amava Cold Case. E The Closer é meu outro Xodô. Assim como Without a Trace era.

    Monk, sem dúvidas era Demais *-*

  • Mariah

    faltou Castle!!

  • kamila

    ncis merecia estar ai, pq num eh uma serie q da para ver episodios aleatorios, os personagens cresceram mt durante esses anos..
    eh minha favorita serie policial

  • Augusto

    Vamos falar a verdade hein pessoal?! Southland e the Shield mereciam beeeeem mais do que apenas uma menção honrosa. Umas das melhores séries policiais que já vi!

  • Polly

    Jesus! Essa é a minha lista…
    No meu coração, Cold Case ainda mora… a primeira serie policial que assisti… Como sou sentimentalista e amo musica, ela era perfeita… “Fly Away” (Epi 8 da 1ª temporada)é o episodio mais lindo e triste que vi na serie inteira. Não posso esquecer de falar que senti minha espinha gelar em The Woods (Epi 23 da 2ª temporada) o melhor de toda serie.
    Ao contrario do q foi dito em alguns comentarios, Withou a Trace tb era bem sentimental e outra igualmente perfeita “filha de Jerry Bruckheimer”.
    Veronica Mars me deixa muita saudade… Como era foda essa serie! Achei muito prematuro o seu cancelamento, mas “a força da grana q ergue e destroi coisas belas” falou mais alto…
    Criminal Minds veio pra curar meu coração depois do fim de Cold Case e, apesar desse temporada não estar fazendo sentido para mim, sempre vou acreditar que coisa muito boa vai sair dali. O que não me deixa mentir é Lucky (Epi 8 da 3ª temporada).
    O que dizer de L&O? Gosto de todas as franquias mas SVU é a unica serie que eu não gostei de somente um epidosio até hoje. Toda semana eu espero ansiosamente pois sei que não vou me decepcionar.
    Se for falar de CSI, vai parecer redundante diante de tudo que ela representa, mesmo não sendo fiel como deveria depois da saida de Grissom. Hoje prefiro MIami e a canastrice intrínseca do Horatio… Hauahuahaau…
    Bom, chega neh?!?! Falei demais… O amor faz dessas coisas…

  • Cristina

    Nossa nem tinha reparado que sou viciada nelas, dessas a unica que não assiti foi The Wire (que achei chata…) e Criminal Minds(pretendo assistir) Não lembraram de Third Wacth, e Prime Suspect? Sempre amei essas séries.

  • Isadora

    Na minha opinião, White Collar poderia ter entrado na lista, por mesclar casos de investigação com uma pitada de humor. Além disso, os personagens são muito carismáticos. Também teria incluído Castle.

  • l_

    pra mim castle é a melhor!!

  • Gabriel

    So vou dizer uma coisa: THE SHIELD… sem mais comentarios

  • Sara…

    Pow adoro CSI !!! e alias pq vc não fezem coments de CSI?
    ___
    kade 24 horas?

  • http://@licialf Lícia

    “Globo de Ouro para os roteiristas sem dúvida pelo episódio” ² Pena que a morte dele foi só ficção né?

    E cadê Castle? No momento é uma das melhores séries do gênero, os casos são inteligentes com uma pitada de humor, sem falar que adoro Nathan Fillion desde Firefly! kk

    The Wire é mesmo fodaa!

    Não vejo muita graça em Without a Trace não, e subiria Csi no top, a série já conseguiu ser muito perfeita, episódios muito bem feitos, bem escritos, mas como já foi citado sinto falta da equipe principal, Laurence Fishburne só veio para estragar a série! Sem falar que é a série onde você encontra todo mundo, parei de contar as boas participações na série!

  • Bruno

    Pelo que Hawaii Five-0 ta mostrando so nessa temporada acho que merecia entrar nessa lista ae, ja que chega a ser quase irritante (do jeito positivo) uma serie que com apenas 19 episodios, so apresenta episodios foda.

    Bem e pra mim ate The Mentalist, Lie to Me e Numb3rs mereciam uma menção honrosa por fugir um pouco do basico dos policiais

  • Ludmila

    Ótima lista!

    Adoro séries policiais! Minha preferida é CSI Las Vegas.

    Mas eu comecei meu vício com 21 Jump Street! Alguém lembra desta??

  • Gustavo Henriques

    Pensei que ia esquecer de SVU, que pra mim é a melhor série policial que tem *-*
    de todos L&O , SVU supera todos , com a atuação da Mariska e do Christopher Meloni , não tem outra melhor de verdade (:
    quem quiser acompanhar L&O acompanhe SVU tenho certeza que vai se apaixonar *-*

  • Luan

    CADÊ SOUTHLAND?!?!?!?!?!?!?!?!?!

  • Paula

    Faltou Castle e Bones

  • Artur Romero

    Coloque tambem as 5 melhores series medicas (ja q ñ tem muita), as 10 de ficção científicas, as 10 de fantasia, etc…..
    Seria muito legal

  • claudio

    essa lista ñ é uma lista das melhores séries policiais mais sim das mais conhecidas.
    uma lista de série policial sem the shield e NCIS ñ está certa.

  • Katyuscia

    Nossa alguem que concorda comigo! CSI só o Las Vegas, não consigo, não dá, juro que ja tentei, mas não dá pra ver o Miami e o NY, e eu axando que juntar duas coisas q eu amo, NY aand CSI não tinha como ficar ruim, mas realmente não me pegou!

    Veronica Mars axo que nem precisa comentar né? Perfeita!

    Cold Case tem uma das melhores trilhas de series até hoje, as musicas do epi eram uma atração a parte, nunca esqueci, axo que nunca tive uma sensação tão forte como foi no 2.23 de Cold Case terminando com Behind Blue Eyes do The Who.

    Agora, não sei o criterio utilizado, mas esqueceram a melhor serie atual, que pelo menos pra mim é policial, Castle!

    Enfim, otima lista, parabéns!

  • AnaPaulaLohan

    É a primeira lista que tive GOSTO de ler, o genero policial é minha vida por assim diser e essa lista contén algumas das séries que mais amo, só acho que faltou uma série, Bones é uma ÓTIMA série policial, tem ótimos casos, o geito como as vitimas são encontradas e o estado delas realmente impreciona e tem pra mim um ótimo roteiro. Os roteiristas sabem focar a história nos personagens quando é preciso.
    Mais tendo The Closer, Without a Trace, Cold Case, Veronica Mars, CSI, Monk e Law & Order ja me deixa feliz.
    Obs: Kyra Sedgwick merece mais que um Emmy, ela tinha que ter ganho mais que isso, em minha modesta opinião.

  • http://www.discopops.com.br Vítor Henrique

    Acho que faltou Life, que falava do Charlie Crews. Série linda.

  • marcos negretto

    mto boa a lista, mas colocaria, ao menos na mençao honrosa a otima luther, q apesar de ter apenas uma temporada de seis episodios…
    eh fantastica….

  • Castle!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    =D

  • João Paulo

    Faltou NCIS, não assisti nenhuma dessas séries por inteiro somente alguns episódios perdidos. Faltou tb NCIS: Los Angeles e The Shield duas séries fodas

  • Gabriel de Lisboa

    Pra quem nunca achou The Wire completa e legendada, ai vai o link dos site, pena que é no servidor Hotfile, comprei conta de um mês só pra baixar a série completa.Só,Tchau!

    http://www.vmseries.com/serie/series-canceladas/the-wire

  • Jefferson

    Fala serio apenas menção honrosa para NCIS ?????? que issso quem fez a lista nao sabe oq é série policial …. cadÊ The Mentalist, The Shield soh nas menções tambem….

    Mas minha ordem serie muiiitooo diferente …

    1ª NCIS – a MELHOR!!!
    2ª lAW E oRDER SVU
    3ª The Closer
    4º The Wire
    5ª The Menalist
    6ª Cold Case
    7ªThe Mentalist
    8ª Monk
    9ª Criminal Minds
    10ª CSI’s (exceto MIAMI que nao presta)

  • vinícius Cesarini

    cold case deveria sewr segundo lugar!

  • http://www.twitter.com/MichelArouca Michel Arouca

    @Jefferson – “… quem fez a lista nao sabe oq é série policial…” Das suas 9 séries (vc repetiu The Mentalist 2x) 7 seriam as mesmas do post.

  • Brenda x

    amo Criminal Minds e Veronica Mars <3

  • http://www.ocafe.com.br Édnei

    Yuri, se vc gosta de séries policiais (a ponto de fazer um Top Maníacos do tema) e ainda não assistiu The Shield, considere como dever de casa.

  • Cristina

    Boa! Anjos da Lei Ludmila bem lembrado!!!!

  • Ana Carolina

    AMO séries policiais e CSI é a melhor. Apesar da saída de Grissom a série ficou fraca.
    Sinto falta de um review de CSI no site (2)

    A morte do Justeen Biba foi PERFEITO, pena que não foi real. hauahuahau…

  • Fabiano

    Tenho verdadeiro Odio por The Closer, é uma das poucas series policias que realmente odeio. A atriz principal me irrita de tal forma, que desisti logo da serie.

    Law & Order gosto do SVU e do Los Angeles.

  • Paulo Fernando

    Vale a pena mencionar Luther, do grande Idris Elba (the wire).

    Foi a melhor série policial do ano passado com muitas sobras.

  • http://twitter.com/LybioJ lybio

    gostei da lista, adoro C.SI e cold case, mas senti falta de NCIS!

  • Juliana A.

    gostei da lista.. destas eu assisto Criminal Minds, SVU, CSI (de vez em quando) e assisti Monk. Mas não consigo acreditar que você só citou NCIS hahaha.. É o drama mais assistido dos EUA, vai pra nona temporada e a série é muito boa, bem regular..

    Ah e acho que Castle deveria ter recibido pelo menos uma menção, porque o nível da série tá muuito alto.

  • @15nayre

    Acho Southland a melhor…

  • Júlia

    Não me conformo de uma lista de séries policiais sem NCIS
    como assim menção honrosa? ela deveria estar em primeiro!!!!
    cold case eu tentei ver e nao consegui, ncis eu comecei a ver e nao parei.
    pra quem acompanha nao tem serie policial melhor que ncis.

    Faltou castle também, mas nada comparado a falta de ncis! hehehe

  • klinger

    e flashpoint?? po estar life on mars e nao estar flashpoint eh pra matar…hahaha

  • Nat

    Achei a lista muito boa, mas gostaria de ver outras séries em destaque, como:
    – Wire in the Blood (excelente!!!)
    – Life
    – Prime Suspect
    – Numb3rs
    – Bones
    – Castle
    – The Shield
    – NCIS
    – NYPD Blue
    – 21 Jump Street
    – White Collar
    – Lie to Me
    – Wise Guy
    – Magnun (pq não?)
    – The Streets of San Francisco (tinha o Karl Malden e o Michael Douglas)
    – CHiPs
    – Hawaii 5-0 (original e remake)
    – Starsky & Hutch
    – Miami Vice
    – 24 horas
    – Columbo
    – Kojak
    – Swat
    – Vegas
    – The Beast
    – Prision Break
    – Psych
    – Homicide: Life on the Street
    – Baretta
    – Esquadrão Classe A
    – Missão Impossível
    – Agente 86
    – Hill Street Blues
    – Shaft
    – The District
    – Vigilante Rodoviário (tem que ter uma brazuka, né?)

    Vixe! Acho que exagerei, não???

  • Alessandro

    É claro que não assisti a todas, mas posso opinar acerca de algumas. Para mim, The Shield é uma obra prima. Não é apenas uma série policial. É um drama policial. Tem todos os ingredientes de um drama bem amarrado, com começo, meio e fim, além da ação característica dos casos de polícia. E cada cliffhanger de perder o folego! Altamente recomendado!!!

  • Julia

    NCIS e NCIS Los Angeles são os melhores da atualidade!!
    é fato, tanto é que estão tendo uma ótima audiência

    NCIS: pra mim sempre foi muito boa, com a química entre os personagens incrível algo que outras séries policiais não tem…

    NCIS Los Angeles: apesar de uma 1ª temporada fraca, a 2ª temporada está arrebentando de boa. Ela adquiriu sua identidade e não ficou uma cópia do NCIS original oque é muito bom… Além do mais, Chris O’Donnell arrebenta!

  • Fabrício

    Só uma menção honrosa pra NCIS? Aff…
    Melhores personagens são sem dúvida de NCIS, melhores arcos de temporadas que deixam os casos da semana serem apenas pano de fundo de algo muito maior…

    As demais séries policiais tem apenas os protagonistas bons e olhe lá ainda

  • Ester

    GRAAAAAAANDE LISTA!

    Life on Mars UK = Perfeita! E agora eu vou falar. Aquele finale ridículo de Lost foi sugado de Life on Mars UK na cara dura, do mesmo jeito q eles sugaram o poster de Band of Brothers e lembram da cena do Christian abrindo a porta da igreja e vindo aquela luz? Pois é, cena sugadaça de Battlestar Galactica. Na hora eu dei um pulo da cadeira e gritei: OPERA HOUSE! 😮 Morra Lost! hahaha

    Poderiam ter trocado Veronica Mars por The Shield, né? hahaha

    Third Watch e NYPD: Blue tb são muito boas. Amo Bones.

    Das britânicas:

    – Prime Suspect;
    – Cracker;
    – The Sweeney;
    – A Touch of Frost;
    – Waking the Dead (a grande mãe de Cold Case);
    – Ashes to Ashes (q fechou Life on Mars).

    TODAS são melhores do q VM hahahaha

    No estilo spy a q dá show é Spooks (tb britânica).

  • Flavia

    Menção honrosa para NCIS?! Poxa, gente estragou a lista agora. Seria melhor se não tivessem mencionado essa porcaria.

  • Pati_Escatolin

    Ai sim heim ……

    Finalmente alguém resolveu escrever sobre as series policiais …. agora só falta um podmaniacos ….. rsrsrsrs

    Falando serio, amei a lista, a pesar de não assistia a todas elas, tipo L&O que eu não curto muito ou não ter assistido The Ware ainda concordo com muita coisa ali.

    Para mim 24 horas seria a primeira, depois NCIS LA e NCIS …. adoro …. sem contar Bones e Castle que ta arrasando nessa temporada.

    Bjos e até mais ….. realmente adorei o post …….

  • Blade

    O pessoal não sabe interpretar textos. É incrível a deficiência demonstrada em vários blogs na internet.

    Repetindo uma frase importantíssima do texto:

    “Por isso, escolhi as séries que mais conseguiram despertar o detetive em mim.”

    É a lista do cara. Não faz sentido reclamar se a sua série preferida, ou a mais premiada, não está no top 10.

    Mas blz, viva a democracia heeeeeee…

  • phs2

    Without a Trace, meu grande primeiro amor ♥

  • Blade

    Sobre as séries mencionadas, gosto muito de Life on Mars, a dinâmica entre os detetives Tyler e Hunt é perfeita. É sempre legal ver pessoas q

  • Blade

    Sobre as séries mencionadas, gosto muito de Life on Mars, a dinâmica entre os detetives Tyler e Hunt é perfeita. É sempre legal ver pessoas que se odeiam tendo que trabalhar juntas rsrs

    Criminal Minds é ótima também. Law & Order Criminal Intent eu vi poucos episódios, mas me cativou por causa da tuação do ator Vincent D´onofrio. O cara rouba as cenas durante os interrogatórios. Desde o filme Nascido para matar ele já roubava as cenas mesmo rsrs

    Ótima lista, Yuri!

  • Schrödinger

    Sou fã de séries policiais, mas já fui mais.

    The Wire é bem superior a todas as outras pq vai bem além de uma simples série policial – acho q não dá nem pra comparar mto.

    Recomendo mto numb3rs, q faltou ai na sua lista – pra quem gosta de policiais vale a pena.

    Achei forçação de barra Veronica Mars na lista de policiais. Assim Dexter poderia entrar tb.

    Law and Order CI só vale por Bob Goren, que é um dos melhores personagens de séries policiais que eu já vi. Os Episódios sem eles deixam mto a desejar.

    De qq forma achei bacana o post!

  • Fábio Henrique

    Minha lista:

    • Melhores da atualidade:

    1º NCIS
    2º NCIS Los Angeles
    3º Criminal Minds
    4º Law and Order SVU
    5º CSI Miami
    6º The Chicago Code
    7º The Mentalist
    8º CSI NY
    9º CSI LV
    10º The Closer

    • Melhores de sempre:

    1º Law and Order SVU
    2º NCIS
    3º Criminal Minds
    4º Without a Trace
    5º NCIS: Los Angeles
    6º CSI’s
    7º Cold Case
    8º The Mentalist
    9º Law and Order CI
    10º The Wire

  • Caju

    Pena que muitas foram canceladas já…

  • jdiniz

    monk é das minhas series favoritas de sempre. o shalhoub nunca mais vai ter um papel tão bom como aquele. e acho que por vezes era uma série não tão levada a sério quanto devia. tem uma data de episódios memoráveis, e todas as personagens principais (monk, sharona ou natalie, o psiquiatra, randy e stottlemeyer) são muito boas.

  • Bad_Xerif

    NEW YORK CONTRA O CRIME???????????????????????????????
    Ninguém aqui é da old School?? Desejo de matar (é tandto filme que parece mais uma série hahahahaha)???
    Sério NY contra o crime deveria ter sido citada

  • Polly

    Concordo plenamente com o Blade!
    Essa lista é pessoal… O Yuri citou as que fazem mais sentido pra ele. Assim como boa parte fez sentido pra mim… Nunca assisti The Wire, não gosto de The Closer e não faria menção honrosa pra NCIS nem em sonho… mas entendi que o texto é uma celebração ao estilo…
    Garanto que se ele pudesse, colocaria todas que ele gosta, mas tem q escolher… Fazer o que?!?!

  • Aky

    Por favor só corrija o nome do detetive de Law and Order CI. É Goren e não Gordon. Robert “Bobby” Goren.

  • Mariela Assmann

    Concordo com as opiniões sobre a necessidade de inclusão de Castle nessa lista. É uma das melhores séries de procedural police da atualidade, sem falar que a atual temporada tá um show de regularidade, não tem 1 episódio ruim.

    Só não incluiria Bones, pq pra mim ela é Hors Concours.

  • Blade

    É isso aí, Polly, esse é o ponto!
    E o seu comentário (27) sobre as séries demonstra que vc gosta mesmo do tema. Bacana!
    Sobre o Horatio, eu nunca conheci alguém na vida real que agisse igual aquele cara, que conversasse com as pessoas ficando de perfil… esse Horatio não existe! rsrsrs

  • Polly

    @Blade
    Conheço muita gente “poser”, mas o Horatio é rei!!!! Hauahauaha… Ele é tão patético que chega a ser hilário!
    Até hoje acho que o melhor “papel” do Jim Carrey é imitando o Horatio com as cenas de óculos dele…

  • Sandrinha

    Horatio é um idiota…

  • Henrique

    Gostei da lista, mas na minha opinião mudaria a ordem de algumas séries e incluiria NCIS…

  • Thais Cascaes

    Meus elogios vão todos para uma só: Without a trace forever!!!!!!!!!!!!! Eu amava a série, minha 1ª no ramo policial… hehehehe
    Olha que CSI é muuuuito boa, mas eu ainda não encontrei uma que me tornasse telespectadora fiel como ela.

  • Tamires

    “[…]que sempre foi alvo de críticas por focar mais nos casos da semana do que na construção dos personagens.”

    Bones é o contrário *-*

  • Andrei

    Cold case pra sempre amo essa série, podia ter close to home

  • METAL WARRIOR

    The Shield NÃO PODE FICAR DE FORA JAMAIS.

    LAW & ORDER E SUAS PRINCIPAIS FRANQUIAS MERECEM OCUPAR O PRIMEIRO LUGAR.

    CSI E SUAS IRMÃS SÃO OUTRAS SERIES QUE NÃO TROCO POR NADA.

    CRIMINAL MINDS, COLD CASE E WITHOUT A TRACE MERECEM SEREM BEM COLOCADAS.

    LIFE ERA BEM LEGAL MAS…

  • http://twitter.com/Max_Laguna C. Emanuel Laguna Jr

    Cadê Third Watch?

  • Carlos R.

    NCIS é muito bom!

  • pj

    Ótima lista! Mas eu acho que CSI é a melhor de todas as séries de investigação. Uma série de investigação tem que apresentar coisas novas, como CSI apresentou a ciência forense, Cold Case tem a diferença de pegar casos do passado de volta, Lie to Me com a ciência da leitura corporal, Monk é boa por ser a velha e boa investigação de observação e inteligência, bem ao estilo Sherlock Homes e Hercule Poirot. Veronica Mars também, mas com o tema teen como diferencial. E sabe que eu considero House MD meio que uma série de investigação também?

  • http://www.rodrigojoe.com.br Rodrigo JOE

    CSI é muito bom, virou icone, trouxe um novo formato. CSY NY tmb é muito bom e segurou bem o ritmo quando o CSI Las Vegas caiu de produção. Ambas são ótimas, apesar de hoje preferir as tramas do CSI NY.

    The Wire foi uma grata surpresa, uma das melhores séries que já vi!

    Uma série Policial nova, porém muito boa mesmo, é Flashpoint. Bem produzida, temos bem elaborados e abordados e uma direção impecável. Recomendo a todos.

  • lady_daya

    Life on Mars não foi cancelada. A série simplesmente acabou pq o ator John Simm havia assinado contrato para apenas duas temporadas. Tentaram fazer ele voltar ao papel de Sam Tyler para uma terceira temporada. Mas ele não aceitou, até mesmo pq na época ele já tinha outros projetos em andamento. Mas devido ao grande sucesso que a série estava fazendo no Reino Unido, decidiram criar o spin-off chamado Ashes to Ashes, e usaram isso de gancho pra substituir um dos personagens principais o Sam Tyler (personagem do John Simm), pela Alex Drake, cujo o mistério seria o mesmo, a unica coisa que mudaria seria a época em que ela acorda, os anos 80.
    Para se ter idéia do estrondoso sucesso que a série fez, que o ator Philip Glenister (na série Gene Hunt), lançou livros inspirados em seu personagem Gene Hunt, o personagem também foi aclamado pela crítica e público por sua atuação em Life on Mars, sendo chamado de várias coisas, herói nacional, um improvável símbolo sexual e um policial exemplar.

  • GIIIH

    E BONES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • djsidjsididsji

    Monk não foi cancelada a serie teve seu final

  • Paula

    Gente sou suspeita amo serie policiais , vi algumas aqui nos comentarios que nunca assistir vou procurar, agoradas que assisto amo
    CRIMINAL MINDS ,BONES,NCIS,THE MENTALISTALAW E ORDER(APESAR DE ELIOT NÃO ESTA MAIS) E fLASHPOINT que no primeiro episodio odiei mas nosegundo em diante parece outra serie é simplesmente demais vale a pena conferir.
    Se vocÊ queiser assistir online um otimo site é videobb,gratuito nao tem que cadastrar celular,e vejo serie tem sinopse de TODAS as series para ler e encontrar o que quer>

  • Felipe Silveira

    Cadê Dexter? The Mentalist? Psych? …

  • Miguel

    Sabia que Law and Order SVU era a melhor!Mas cade Dexter?

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1558134376 Fabiano Lira

    The Mentalist merecia um lugar nessa lista aí, assim como Dexter.

  • Pilar_rimisan

    tambem concordo

  • Catarinasksgomes

    ncis merecia um lugar nessa lista !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Bruxinhadegengibre

    Descobrí a série canadense Flashpoint e adorei!!! Foi renovada para a 5ª e (infelizmente) última temporada. 

  • wallace nogueira

    the shield, southland e the wire …………………………………………..

  • Therezinha Tucci

    Porque o seriado Castle não está nessa relação se é a série policial de maior audiência nos E.U? E aqui Kate Becket e Richard Castle,despertam paixões em seu imenso público.

  • Aline

    Castle devia estar em primeiro lugar, é a melhor série policial de todas, além de ter o casal mais lindo do mundo

  • Mariane

    Amo Castle, mas… não, não é! Ela tem episódios maravilhosos e um roteiro muitas vezes invejável, mas cara, essa lista é quase que completamente de ouro! Num top 30 acho que Castle apareceria, mas 10 não.

  • Mariane

    Porque audiência não é o grande critério. Castle é uma lindeza, mas aí não caberia.

  • Mariane

    Essa lista <3 Já tô me preparando pra uma longa maratona de SVU.

  • D00M_guy

    The Shield e Rookie Blue.

  • Thiago Correia

    Deveria ter o ncis

  • Jhonas

    Cadê o Dexter?