10 séries policiais imperdíveis

Séries policiais, um dos gêneros mais tradicionais na TV, que sempre foi alvo de críticas por focar mais nos casos da semana do que na construção dos personagens. Porém, para os fãs do gênero, esse tipo de crítica entra por um ouvido e sai pelo outro, pois o nosso divertimento é assistir ao episódio e ser levado pelas teorias, tentar advinhar o mistério, fazer parte daquele equipe e nos transformar em investigadores. Essa é a lista das dez séries policiais que emocionaram, revolucionariam e que são imperdíveis.

Cada série escolhida tem algo de especial que chama a atenção do público. Seja pela produção, pelas atuações ou pela complexidade dos casos. Por isso, escolhi as séries que mais conseguiram despertar o detetive em mim.

10º – Without a Trace

Apesar de não ser muito popular aqui no Brasil, Without a Trace sempre teve uma boa audiência nos EUA. A série chegou a ganhar um Emmy e um Globo de Ouro. Without a Trace acompanhava uma equipe do FBI especializada em encontrar pessoas desaparecidas liderada pelo agente Jack Malone (Anthony LaPaglia). Com casos bem estruturados, soluções plausíveis e boas atuações, a narrativa conseguia criar um ótimo clima para nos apresentar os motivos e ações das pessoas desaparecidas.

Situação: Cancelada na Sétima Temporada.

9. Life on Mars UK

A única representante da terra da rainha, Life on Mars é uma das poucas séries que consegue mesclar bom roteiro, excelentes performances de seu elenco e uma produção fantástica. A série mostra o policial Sam, que após um acidente vai parar nos anos 70 inexplicavelmente. Mesmo diante dessa impossível realidade, Sam entra para a força policial da época e no decorrer dos episódios, somos envoltos pelas mesmas dúvidas que o protagonista. Afinal de contas, Sam está morto, em coma, sendo testado por alienígenas ou realmente voltou no tempo? Mesmo com apenas 16 episódios, a série deixou muita saudades.

Situação: Cancelada na segunda temporada, porém Life on Mars ganhou um spin-off chamado Ashes to Ashes, que explica todo o mistério.

8. Cold Case

A primeira série policial que acompanhei desde o início, Cold Case se passava na Filadélfia aonde acompanhávamos Lily Rush (Kathryn Morris) e suas investigações de casos que não obtiveram soluções no passado e que agora estavam ganhando uma segunda chance se serem arquivados junto aos casos resolvidos. Alguns elementos da série que mais encantaram os fãs foram: a trilha sonora, os bons casos e principalmente a produção feita para retratar os flashbacks das vítimas. Apesar de algumas críticas em relação às comodidades de roteiro, que algumas vezes mostrava uma conclusão fácil para os casos, Cold Case conseguiu emocionar muitos ao longo das suas sete temporadas. Destaque para o episódio “Fly Away” da primeira temporada em que mostra uma mãe acordando de um coma de dois anos depois de ter sido jogada de uma janela junto com sua filha.

Situação: Cancelada na Sétima Temporada.

7. Veronica Mars

Ok, apesar de ser uma série que se encaixa mais na categoria teen, não podemos esquecer de que muitos dos casos que nem a polícia conseguiu resolver, lá estava Veronica Mars sem laboratórios hi-tech e recursos ilimitados. A aluna mais famosa de Neptune High contava apenas com sua sagacidade, charme e cara de pau. Mesmo sendo uma série de baixo orçamento da CW, Veronica Mars impressionava pelos diálogos ágeis vindos da intrépida caneta de Rob Thomas. Sem falar do carisma da protagonista Kristen Bell. Infelizmente Veronica Mars foi cancelada ao final da sua terceira temporada, deixando os fãs sedentos por um final digno. Pena que partiu sem vermos o ingresso da loirinha no FBI.

Situação: Cancelada na terceira temporada.

6. Criminal Minds

Analisar um crime e suas teorias, qualquer bom policial consegue. Agora, analisar a mente de um serial killer, entender seus atos, ser especialista na arte da vitimologia, traçar o perfil do Unsub e antecipá-lo já é bem diferente. Talvez seja o motivo da série ser tão competente em entreter os fãs. Adoro a personalidade de cada um dos agentes do BAU e o modo como tentam lidar com cada caso.

Situação: Renovada para uma sétima temporada.

5. Monk

Outra série que está mais para a comédia do que policial. Adrian Monk (Tony Shalhoub) divertiu a todos durante oito anos graças aos seus transtornos e fobias, mas ao mesmo tempo em que a série conseguiu divertir, também impressionava pelos métodos não convencionais do detetive que sempre foi uma das mentes mais admiráveis da TV. O elenco também era ótimo e eu sempre aguardava à hora em que a Natalie e Sharona iram dar uma lição no Monk pelos seus pedidos absurdos. Monk se tornou uma das séries mais premiadas no Emmy e Globo de Ouro.

Situação: Cancelada na oitava temporada.

4. CSI

Nada contra a franquia de New York e nem a cafonice de Horatio em Miami, mas CSI: Las Vegas sempre teve fatores a mais do que suas irmãs: o entrosamento e a complexidade dos personagens, misturados com os melhores casos e atuações. Apesar das mudanças recentes, a série está voltando a empolgar como nos velhos tempos. Todos ainda sentem falta da equipe original, porém, foi nessa nova temporada que tivemos a melhor cena do ano. Ou alguém discorda que a morte do Justin Bieber no seriado realizou a fantasia de muitos telespectadores? Globo de Ouro para os roteiristas sem dúvida pelo episódio.

Situação: Renovada para décima segunda temporada.

3. The Closer

Outra série que apesar de não muito badalada aqui no Brasil é um hit nos EUA. E não é por menos já que a série junta ótimas atuações, humor ácido, elenco afiadíssimo, bons casos e roteiros de qualidades excepcionais. E tudo isso, com uma das personagens mais carismáticas da TV: Brenda (Kyra Sedgwick). Ela é a vida da série, que mesmo contando com um ótimo elenco, Kyra rouba todas as atenções. Seja nas cenas de interrogatórios ou se deliciando com um doce e seu afeto por gatos. Você conhece alguma outra atriz que há sete anos é indicada constantemente ao Emmy e Globo de Ouro?

Situação: Retorna para a sétima e última temporada.

2. The Wire

Confesso que ainda estou assistindo a The Wire, mas logo de cara fica claro o motivo da série ser tão aclamada pela crítica e ser figurinha carimbada em tudo que é lista de “Melhores séries de qualquer coisa”. Com o selo da HBO, o drama policial não tinha personagem principal muito destacado. Protagonistas e antagonistas disputam a vaga de personagem favorito da forma mais orgânica possível. Particularmente nunca vou me esquecer do destemido Omar e seu assobio. O realismo era assustador e não era por menos, já que a maioria dos atores tiveram experiências reais com as tramas e nunca haviam atuado. Existiam momentos aonde pensei que fosse mais um reality show do que uma série. Apesar da enorme qualidade e sucesso de crítica, The Wire nunca foi indicada aos principais prêmios da televisão.

Situação: Cancelada na quinta temporada.

1. Law & Order (SVU e Criminal Intent)

Finalmente chegamos à primeira colocada, ou melhor, as primeiras colocadas, afinal, seria um crime escolher entre uma das três (Law & Order: Los Angeles excluo por bom gosto e Trial by Jury não acompanhei), por isso divido a medalha de ouro entre as obras primas de Dick Wolf.  Law & Order conseguiu criar uma combinação perfeita ao entrelaçar os casos policiais e mostrar o lado jurídico. Apesar de Criminal Intent não possuir o segundo elemento, só pelo detetive Goren a série merece o destaque. Dick Wolf conseguiu criar uma franquia de dar inveja a qualquer produtor da CBS. Meu sonho de ver um crossover entre as três séries ainda não aconteceu, mas para a felicidade dos fãs do gênero, a franquia Law & Order possui 42 temporadas para fazer nossos dias mais felizes.

Situação: Law & Order foi cancelada na vigésima temporada, SVU está na décima segunda e Criminal Intent retorna para a décima e última temporada.

Menções honrosas a NCIS, The Shield e Southland.

Sigam-me no twitter: @yuri_sope

  • Catarinasksgomes

    ncis merecia um lugar nessa lista !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Bruxinhadegengibre

    Descobrí a série canadense Flashpoint e adorei!!! Foi renovada para a 5ª e (infelizmente) última temporada. 

  • wallace nogueira

    the shield, southland e the wire …………………………………………..

  • Therezinha Tucci

    Porque o seriado Castle não está nessa relação se é a série policial de maior audiência nos E.U? E aqui Kate Becket e Richard Castle,despertam paixões em seu imenso público.

  • Aline

    Castle devia estar em primeiro lugar, é a melhor série policial de todas, além de ter o casal mais lindo do mundo

  • Mariane

    Amo Castle, mas… não, não é! Ela tem episódios maravilhosos e um roteiro muitas vezes invejável, mas cara, essa lista é quase que completamente de ouro! Num top 30 acho que Castle apareceria, mas 10 não.

  • Mariane

    Porque audiência não é o grande critério. Castle é uma lindeza, mas aí não caberia.

  • Mariane

    Essa lista <3 Já tô me preparando pra uma longa maratona de SVU.